sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ORQUIDEAS - AGANISIA


Aganisia
Aganisia é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por John Lindley, em Edwards's Botanical Register 25: Misc. 46, em 1839. A espécie tipo é a Aganisia pulchella Lindley O nome do gênero vem do grego aganos, de aparência agradável.
Distribuição
Trata-se de gênero monotípico, epífita, de crescimento escandente, que habita as florestas tropicais úmidas da Amazônia, no Brasil, Venezuela e Guiana.
Descrição
Seu rizoma é longo, escandente e coberto de bainhas espaçadas. Possui pseudobulbos fusiformes, unifoliados, inicialmente ocultos pelas bainhas basilares. As folhas são oblongo-lanceoladas, herbáceas. A inflorescência é basal, emergente da axila da bainha que guarnece o pseudobulbo, ereta, ou arqueada com aproximadamente comportando em média quatro flores.
As flores apresentam cor esbranquiçada nas sépalas e pétalas combinando com o labelo amarelado com base avermelhada. As sépalas são elíptico-lanceoladas, a dorsal um pouco mais curta que as laterais; as pétalas do mesmo formato que as sépalas porém um pouco mais largas e labelo trilobado, lobos laterais pequenos posicionando-se de forma erguida junto à base e abrigando entre eles uma calosidade em forma de crista e o central amplo, ovalado e dobrado para baixo.
Notas taxonômicas
A planta lembra no aspecto vegetativo uma miniatura de Acacallis cyanea Lindley, porém suas flores têm estrutura bem distinta com relação à daquela espécie. Nas muito menores flores de Aganisia, o labelo fixa-se à base da coluna através de estreito unguículo, depois alarga-se, apresentando calo transversal mamiloso e duas aurículas.
Como a maior parte dos orquidólogos, Pabst, Hoehne, Schlechter e muitos outros mais, não concorda com a unificação dos gêneros Acacallis e Aganisia, alem do fato de que mantê-las separadas em nada prejudica sua classificação filogenética, e da morfologia das flores ser bastante diversa, aqui estão classificadas em gêneros diferentes.
Espécies de Aganisia
                 Aganisia cyanea  : Blue Orchid (S. Trop América.).
                       Aganisia fimbriata (N. & W. América do Sul).
                 Aganisia pulchella (Trinidad para o Brasil). - Espécie, tipo§  

Híbridos intergenéricos
§  ×Downsara = (Aganisia × Batemannia × Otostylis × Zygosepalum)
§  ×Hamelwellsara = (Aganisia × Batemannia× Otostylis × Zygopetalum × Zygosepalum)
§  ×Masonara = (Aganisia × Batemannia × Pabstia × Otostylis × Promenaea × Zygopetalum × Zygosepalum)
§  ×Otonisia = (Aganisia × Otostylis)
§  ×Zygonisia = (Aganisia × Zygopetalum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário