quinta-feira, 15 de novembro de 2012

FREGUESIA DE BIODEIRA DE CIMA


SUB REGIÃO            PINHAL INTERIOR
DISTRITO                 LEIRIA
CIDADE                    LEIRIA
FREGUESIA            Bidoeira de Cima

Historia
Bidoeira de Cima é uma Freguesia recente, criada em 1985, saída da Freguesia de Milagres. Com uma área de 15 km² e uma população de mais de 2 300 habitantes, é atualmente visível a sua industrialização, modernidade urbana e uma grande capacidade para atrair investimentos.



A palavra "bidoeira" é registada nos dicionários como sendo o mesmo que "vidoeiro", uma árvore de copa frouxa que se encontra nas margens dos cursos de água e terrenos húmidos mas que é, actualmente, já rara em Portugal.
Ao dar-se o povoamento na região de Leiria, após a saída dos mouros, haveria muitas árvores destas nas terras regionais e delas terá passado o nome para povoações que hoje nos aparecem com a designação de "bidoeiras", a de cima e a de baixo, por uma estar mais elevada que outra na sua situação geográfica.
A Freguesia da Bidoeira de Cima ocupa um espaço geográfico pertencente ao Concelho de Leiria e é composta por oito lugares, cujos aglomerados se encontram implantados entre a floresta e o campo. É uma Freguesia caracterizada por uma vida económica com elevada dinâmica nas áreas industrial, comercial e de serviços.
Os lugares da Freguesia são: Bidoeira de Baixo, Bidoeira de Cima, Carriço, Casais da Bidoeira, Mata da Bidoeira, Pêga, Texugueira e Vale Coelho;

Os lugares que atualmente fazem parte da freguesia de Bidoeira de Cima, foram desde tempos remotos pertencentes à freguesia de Colmeias. Com a elevação de Milagres a freguesia,  no ano de 1750, passaram a integrar-se nesta.
Com o progresso económico e social verificado desde meados do século XX e nomeadamente após a revoluçao de 25 de Abril de 1974, começaram a crescer sentimentos de autonomia na população bidoeirense e por decreto publicado no Diário da República a 4 de Outubro de 1985 foi oficialmente criada a Freguesia de Bidoeira de Cima.
É composta por oito lugares: Bidoeira de Baixo, Bidoeira de Cima, Carriço, Casais da Bidoeira, Mata da Bidoeira, Pêga, Texugueira e Vale Coelho. A origem do nome provém da existência, em épocas remotas, de grande quantidade de uma árvore chamada vidoeiro a que os nossos antepassados chamavam “bidoeiro”.
A freguesia Bidoeira de Cima ocupa uma área de cerca de 15,5 Km2 na parte Leste do Concelho de Leiria, confrontando a Norte e a Oeste com a Freguesia de Souto da Carpalhosa, a Leste com as Freguesias de Colmeias e Carnide, esta pertencente já ao Concelho de Pombal e a Sul com a Freguesia de Milagres.
Cinco anos após a sua criação, em 1990, é inaugurado o edifício-sede da Junta de Freguesia, que passou a albergar também a extensão de saúde. Mais tarde, em Janeiro de 1993, dá-se a criação canónica da paróquia da Bidoeira.
Estão instaladas na área da Freguesia cerca de 50 empresas, dos sectores de madeiras, carpintarias, construção civil, mármores, serralharias civis, mecânicas e alumínios, transformação de cimentos e argilas (com extração), produtos alimentares, e comércio diverso. Na área agrícola, são relevantes a produção hortícola e floricultura em estufa, bem como aviários, vacarias e suiniculturas.
O nome da nossa freguesia é conhecido no país e no estrangeiro pela dinâmica das nossas coletividades:
                            Associação Filarmónica Bidoeirense,
                 Centro Cultural e Recreativo da Bidoeira de Cima,
             Grupo Desportivo e Recreativo Bidoeirense (GRDB),
         Centro de Convívio e Apoio Social Bidoeirense (CASBI),
Rancho Folclórico as "Tecedeiras",
Decorria o ano de 1987 quando um grupo de pessoas decidiu fundar o Rancho Folclórico “As Tecedeiras” de Bidoeira de Cima.
Tal projecto teve como objectivo preservar os usos e costumes deixados pelos seus antepassados.
Recorrendo às pessoas mais idosas da fregue­sia, obteve-se um importante testemunho no retratar de vivências perdidas no tempo. Desta forma recuperam-se hábitos e tradições de finais do século XIX e inícios do século XX.
Apresentou-se pela primeira vez em público em Maio de 1988, no Desfile Etnográfico da Cidade de Leiria.
Desde essa data e até aos dias de hoje tem participado em diversos encontros de Folclore, quer a nível nacional, quer internacional, onde se evidencia as deslocações a França nos anos de 1997 e 2001 e à Alemanha em 2007.
Foi agraciado com a medalha de prata por serviços relevantes prestados no âmbito da cultura pela Junta de Freguesia de Bidoeira de Cima, em Outubro de 1995.
É sócio efetivo da Federação do Folclore Português, um dos sócios fundadores da Associação Folclórica da Região de Leiria/Alta Estremadura e está filiado no Inatel.
Centro Cultural e Recreativo de Bidoeira de Baixo e Carriço, Associação Cultural da Texugueira,
Agrupamento 1209 de Escuteiros,
Associação de Pais e as Comissões de Igreja, Capelas e de Festas.
As festas do Menino Jesus (Janeiro) e em honra do Imaculado Coração de Maria (Agosto) em Bidoeira de Cima, Nª Sra. de Fátima (Agosto) em Bidoeira de Baixo e S. José e Nº Sra. da Boa Viagem (Julho) em Texugueira, são os eventos religiosos de maior relevância na freguesia. No entanto face à diversidade  de colectividades, é frequente a ocorrência de outros eventos ao longo do ano como sejam as comemorações dos Santos Populares, Saraus, Cantares de Janeiras e Tasquinhas.

Os parques de merendas da freguesia, Bidoeira e Texugueira, são os locais eleitos para a prática dos jogos populares, como a petanca, o chinquilho e os jogos de cartas. O ciclismo (BTT em particular), o karaté e os bailes são também muito populares na Freguesia.

A Igreja paroquial em honra do Imaculado Coração de Maria, substituiu a bela Igreja Velha do séc. XVI, ou início do XVII, demolida para dar lugar ao novo templo de arquitectura moderna. Para lembrar esse antigo património foi edificado um monumento evocativo da antiga capela, no  largo frontal à nova igreja. As Capelas de Bidoeira de Baixo e de Texugueira representam a arquitectura religiosa tradicional.
No local onde existiu a antiga capela foi construido um bonito espaço público, onde coexistem os espaços ajardinados, os monumentos evocativos da antiga capela e os bancos de jardim, numa harmonia que convida a usufruir a calma e beleza do local.
As fontes existentes em todos os lugares da freguesia bem como as “Alminhas”, pequenas construções religiosas de devoção popular, são património que urge preservar como memória legada pelos nossos antepassados.
Atividades
ACTIVIDADE ECONÓMICA
Estão instaladas na área da Freguesia, cerca de 50 empresas, na maioria micro empresas e PME's. Distribuem-se  pelos sectores de madeiras, carpintarias, construção civil, mármores, serralharias civis, mecânicas, alumínios e pvc, extracção de argilas, produtos alimentares, pronto a vestir e comércio em geral. Na área agrícola, são relevantes a produção hortícola e florícultura em estufas, aviários, vacarias e suiniculturas.



FEIRAS
Feira mensal nos dias 20 de cada mês e mercado semanal ao Domingo, no largo da Feira.


FESTAS E ROMARIAS
Festa do Menino Jesus (primeiro fim de semana de Janeiro) e as festas anuais em honra do Imaculado Coração de Maria (4º fim de semana de Agosto) em Bidoeira de Cima.
Em Bidoeira de Baixo realizam-se no 2º fim de semana de Agosto as festas anuais em honra de Nª Sra. de Fátima.
Já na Texugueira é em Julho (3º fim de semana) que a população desta localidade honra os seus padroeiros, S. José e Nª Sra. da Boa Viagem.
A Mata da Bidoeira e o Vale Coelho organizam também pequenas festas de cariz religioso que servem também de pretexto para passar uma boa tarde de convívio.

ANIMAÇÃO CULTURAL e DESPORTIVA
Na área da cultura e desporto é notória a capacidade de iniciativa, nomeadamente da Banda Filarmónica Bidoeirense (com uma escola de música a funcionar), do Rancho Folclórico "As Tecedeiras de Bidoeira" e do Grupo Desportivo e Recreativo Bidoeirense.
Funcionam na Freguesia dois Centros Culturais, um em Bidoeira de Cima e outro em Carriço (Bidoeira de Baixo).
Na área desportiva, existe um complexo desportivo com um campo relvado e outro pelado para futebol de 11, um Pavilhão Polidesportivo em fase de acabamentos e um Ringue Polidesportivo.
Finalmente, a petanca, o ciclismo (BTT em particular), o chinquilho, o karaté e os torneios de "sueca" são populares na Freguesia e praticados pela população com regularidade.





Gastronomia

Bacalhau com Grelos
Ingredientes
5 postas de bacalhau, de lombo
1 molho grande de grelos
2 kg de batatas vermelhas
2 alhos

Modo de Preparo

1.   Num tacho com água cozem-se as postas de bacalhau durante o tempo necessário, retirando-as, logo que cozidas, para uma taça.
2.   De seguida, na água de cozer o bacalhau, cozem-se os grelos.
3.   Depois de cozidos põem-se a escorrer.
4.   Por fim cozem-se as batatas, de preferência a vapor.
5.   Abre-se o bacalhau em lascas, sem espinhas e coloca-se numa assadeira de barro.
6.   Põem-se bastantes dentes de alhos cortados em lâminas misturados com o bacalhau.
7.   Depois põe-se, por cima os grelos bem espalhados e rega-se com bastante azeite (até esta fase a receita pode ser feita com antecedência).
8.   Logo que as batatas estejam cozidas, colocam-se no passe vite e vai-se rodando com o passe vite para cima da assadeira até cobrir bem os grelos mas sem desfazer os rolinhos de batatas que saem do passevite (o melhor é ir rodando por toda a superfície para ficar mais bonito).
9.   Feito isto a assadeira vai ao forno para gratinar, havendo o cuidado de pôr o tabuleiro na parte mais baixa do forno para que o azeite ferva no fundo com o bacalhau e o alho, e também, para que não queime por cima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário