segunda-feira, 9 de julho de 2012

SOLDADINHO - PASSAROS BRASILEIROS


Soldadinho “ Helmeted Manakin “( Antilophia Galeata )
O soldadinho, é uma ave passeriforme da família Pipridae. Também conhecido como tangará-rei, tangará de chifre, Tangará-de-crista-vermelha, Tangará-chifrudo, Dançarino-de-crista-vermelha e Manaquim, pertence a um dos grupos mais coloridos de aves das matas brasileiras, os piprídeos

Várias espécies são da Amazônia e da Mata Atlântica.
Etimologia: Antilophia - do grego antios = diferente + lophios = crista; galeata - do latim galeatus = protegido com capacete (galea = elmo, capacete)
Características
 Mede cerca de 14,5cm. Como na maioria das espécies da família, o macho se destaca da fêmea. Possui uma vasta crista vermelho vivo que vai do alto da cabeça até o meio das costas, com penas negras no restante do corpo. Sobre o bico, um tufo de penas mais compridas e dirigidas para a frente tem um formato marcante, originando o nome mais comum desta ave. A fêmea e o macho recém saído do ninho tem a plumagem de cor verde uniforme. O jovem macho leva três anos para adquirir a plumagem característica. Nesse período, podem ser observados machos com partes da plumagem colorida e o restante esverdeada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário