sábado, 14 de julho de 2012

FREGUESIA DE BAIÕES

REGIÃO                   CENTRO
SUB REGIÃO             DÃO LAFÕES
DISTRITO                 VISEU
CIDADE                   SÃO PEDRO DO SUL
FREGUESIA            BAIÕES
Heráldica
Brasão
Escudo de ouro, cruzeiro de azul, entre quatro espigas de trigo de vermelho, alinhadas em pala, duas à direita e duas à esquerda; em campanha, monte de verde, carregado de uma espiga de trigo de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda, a negro, «BAIÕES»;



Bandeira
Azul. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro;


Selo
Nos termos da lei, com a legenda «Junta de Freguesia de Baiões - S. Pedro do Sul».
2 de Outurbro de 2006. - O Presidente, Vítor Manuel Figueiredo Portela Rodrigues.

Historia

Baiões situa-se a 3km da Sede de Concelho, São Pedro do Sul e dista cerca de 25km da Sede de Distrito, que é Viseu. Dispersa por 12 lugares: Costeiras, Igreja, Lágea, Outeiro, Picoto, Portela da Cruz, Quinta Nova, Seara, Segadães, Souto, Tamonde e Vila Pouca, Baiões tem uma área de 2,44 km² e 300 habitantes, aquando dos censos de 2001, o que faz com que tenha a maior taxa de densidade, cerca de 123,0 hab/km².



Os pontos turísticos da freguesia com mais destaque são o Castro da Senhora da Guia, a Capela e o Adro que foram reconhecidos em 1992 como monumentos nacionais. Na referida capela foram encontradas, em 1947, três jóias de ouro que hoje fazem parte do Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa. 


 Tem como orago Santa Eulália, venerada em Dezembro e um especial carinho por Nossa Senhora da Guia que tem a sua festa na segunda-feira a seguir à Páscoa.
A freguesia é constituída por várias povoações, entre elas: Costeiras, Lágea, Outeiro, Quinta Nova, Seara, Segadães, Paço, Vila Nova, Burgueta. 
Sendo uma das mais pequenas freguesias de São Pedro do Sul, é, contudo, uma das mais povoadas. 


Está localizada a quatro quilómetros a Oeste da vila de São Pedro do Sul e a quatro quilómetros a Norte das Termas. Os acessos à aldeia são bons, tendo estrada alcatroada desde a vila de São Pedro do Sul até à freguesia.

 A freguesia de Baiões, a mais pequena de quantas constituem o concelho de S. Pedro do Sul, situa-se na parte sul do município, a oeste da freguesia-sede. O povoamento da freguesia data de épocas pré-históricas. Junto à Capela de Nossa Senhora da Guia, foi achado um espólio relativamente grande de vestígios arqueológicos, denotando a existência de um antigo povoado castrejo. Está classificado como Monumento Nacional desde 1 de Junho de 1992. A sua cronologia é datável da Idade do Bronze e pode ser apontada para o século VII a. C.. Entre os objectos encontrados, salienta-se cerâmica variada e objectos de uso quotidiano em pedra e em bronze. Estão hoje no Seminário Maior de Viseu. No Museu Nacional de Arqueologia, encontram-se três jóias em ouro maciço, dois torquês e um bracelete. 


Terão sido usados por guerreiros e pesam cerca de 1600 gramas. Foram encontrados também no adro da Capela de Nossa Senhora da Guia. Grande parte da história de Baiões está ligada a este templo. Já por volta do século XI ou XII se dizia que aqui estivera um Castelo, o Castelo dos Mouros, que fora demolido durante a Reconquista e cuja pedra fora utilizada para a construção da Capela. 






Segundo as Inquirições de 1258, ordenadas por D. Afonso III, a Igreja de Santa Eulália era patronato de cavaleiros locais, tendo passado posteriormente a ser do Cabido da Sé de Viseu. Em termos de património edificado, são vários os monumentos de interesse. 



A nível religioso, é o caso da Igreja Paroquial e do seu Campanário, do Cruzeiro de Baiões e da Capela de Nossa Senhora da Guia. Na arquitectura senhorial, temos a Casa da Quinta Nova de Segadães. Por estar classificada como Monumento Nacional – uma classificação de 1992 que destaca o Adro – merece um destaque especial. 
Situada em espaço isolado, no cimo de um outeiro, terá sido construída no século XVII no mesmo local onde existiu na Idade Média, como antes se disse, uma fortificação. 
É uma capela de planta rectangular, com capela-mor à mesma altura da nave. Caso único no distrito de Viseu são as fachadas oeste e leste, completamente cegas, ou seja, sem qualquer abertura. O corpo rectangular da sacristia está adossado a norte. No interior, a capela-mor está desnivelada por três degraus, tendo pia de água benta e porta da Sacristia. Merece realce o retábulo principal de talha branca e dourada, decorado com flores e folhas de acanto estilizadas, cabeças de anjo e dois painéis pintados com Santos, a ladear a imagem de Nossa Senhora da Guia, encimada por pintura de Deus Pai. A cobertura é em tecto de masseira pintado de azul. 


 Quanto à Igreja Paroquial, consagrada a Santa Eulália, foi terminada no ano de 1778, com a construção da capela-mor e dos altares colaterais. Há ainda uma série de casas senhoriais de relativo interesse histórico e arquitectónico, que revelam a forma como, no passado, a Nobreza local viu a freguesia de Baiões e lhe deu importância. 


 A nível paisagístico, Baiões faz parte de um conjunto de pequenas elevações sobranceiras ao rio Vouga. Do alto, as paisagens sobre a freguesia são deslumbrantes.


Lenda: 


 Há uma lenda que se refere à possibilidade de ter existido uma igreja, no lugar de S. Tiago, a norte da freguesia. Essa igreja, servia as duas paróquias vizinhas, Baiões e Bordonhos. Ora os fidalgos de então, um de cada paróquia, entraram em conflito por causa do início da missa. A desavença partiu do facto de um dos fidalgos exigiu que o padre começasse a dizer a missa mal ele chegasse, o que irritava, de sobremaneira, o outro fidalgo, que fez a mesma imposição ao sacerdote, ameaçando matá-lo se não cumprisse a sua exigência. No domingo seguinte, vendo que o seu pedido não tinha sido respeitado, levou por diante a sua intenção e matou o padre. A população indignada perante tal acto, destruiu a igreja. A ser verdade, as telhas antigas que subsistem no local de S. Tiago serão as do referido templo

Património cultural edificado:
 Igreja paroquial e seu campanário;
Casa da Quinta Nova;
Casa de Segadães;
Cruzeiro de Baiões;
Adro da Igreja de Na. Sra. da Guia.

Património Paisagístico: 
Miradouro natural a 177m de altitude com vista panorâmica sobre toda a extensão da freguesia

Festas e Romarias: 
Festa em honra de Na. Sra. da Guia na segunda-feira imediatamente a seguir ao domingo de Páscoa; Procissão das Cruzes no primeiro domingo de Maio; Festa em honra do Santíssimo em Junho; Festas Populares de Baiões no primeiro fim de semana de Julho; Festa em honra de Sta. Eulália em Dezembro





Gastronomia: 


Assados de vitela no forno a lenha; Aletria.




Vitela Assada no Forno

Ingredientes:

1, 200 kg de carne de vitela para assar
2 dl de vinho branco
6 dentes de alho
1,5 dl de azeite
1 colher de sopa mal cheia de colorau
pimenta
sal
1 ramo de salsa
batatas pequenas
Modo de Preparo
1. Temperar a carne com sal, os dentes de alho esmagados, colorau, pimenta e vinho branco.

2. Colocar a carne num tabuleiro de barro. À volta dispor as batatas descascadas e a salsa. Regar com o azeite.

3. Levar ao forno a assar. O forno deve ter sido previamente aquecido e depois colocado no mínimo, para que a carne asse lentamente.


 Aletria
·         Ingredientes:
·         1 litro de leite
·         300 g de açúcar
·         250 g de aletria (macarrão cabelo de anjo)
·         3 gemas batidas
·         Raspas de limão (opcional)
·         Canela em pó
Modo de Preparo
1.   Colocar leite para ferver com o açúcar
2.   Acrescentar o macarrão deixando cozinhar em fogo médio até amolecer
3.   Retirar do fogo
4.   Passar as gemas por uma peneira, dissolvendo com um pouco de leite, adicioná-las ao macarrão
5.   Juntar as raspas de limão, se quiser
6.   Misturar bem, servir em compoteira e polvilhar com canela




Nenhum comentário:

Postar um comentário