grupo folclorico |
centro escolar |
escola primaria |
REGIÃO CENTRO
SUB REGIÃO MEDIO TEJO
DISTRITO SANTAREM
CIDADE ABRANTES
FREGUESIA BEMPOSTABrasão:
Escudo de ouro, sobreiro arrancado de verde, descortiçado de vermelho, entre dois ramos de quatro espigas de arroz de verde, atados de vermelho; campanha diminuta ondada de azul e prata de quatro tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "BEMPOSTA - ABRANTES".
Bandeira:
Azul. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouroSelo:
Nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Bemposta - AbrantesHistoria
Bemposta é uma freguesia portuguesa do concelho de Abrantes, com 187,73 km² de área e 1 795 habitantes (2011). Densidade: 9,6 hab/km².
A freguesia da Bemposta ocupa o sudoeste do concelho e tem como vizinhos os concelhos de Ponte de Sor a sueste, Chamusca a sudoeste e Constância a noroeste e as freguesias de São Miguel do Rio Torto a norte e São Facundo e Vale de Mós a nordeste.
É a maior freguesia do concelho, com grande vantagem, mas apenas a 6ª mais populosa, o que faz da Bemposta a última (19ª) freguesia de Abrantes em densidade demográfica.
No início de 2005, com a cooperação de todas as associações da freguesia, com o apoio da autarquia e freguesia locais, com a ajuda dos comerciantes locais e com a contribuição de várias pessoas, nasce o boletim informativo para a freguesia de Bemposta.
As tradições religiosas e festivais mantêm-se ainda bem vivas nesta Freguesia do Concelho de Abrantes, o que atesta a religiosidade e a paródia destas gentes.
Assim, realiza-se a Festa da Ascensão e, em cada uma das aldeias que compõem Bemposta, têm lugar festas populares muito alegres:
Vale de Horta: segundo fim de semana de Agosto;
Foz: a meio do mês de Agosto (por volta do dia 15);
§ Chaminé: final do mês de Maio;
§ Festa da Ascensão em Bemposta
De todas as Festas realizadas na Freguesia, a de maior importância é aquela que se realiza na sede e tem por designação «Festa da Ascensão».
Esta Festa, celebrada em honra de Nossa Senhora do Rosário, teve origem há mais de dois séculos. Nessa época, juntamente com a festa religiosa (missa e procissão), realizava-se uma feira de gado (bovino e ovino) e de quinquilharias, denominada de Feira da Ascensão ou Feira da Espiga, que atraía à Freguesia gente de toda a região.
Esta Festa, celebrada em honra de Nossa Senhora do Rosário, teve origem há mais de dois séculos. Nessa época, juntamente com a festa religiosa (missa e procissão), realizava-se uma feira de gado (bovino e ovino) e de quinquilharias, denominada de Feira da Ascensão ou Feira da Espiga, que atraía à Freguesia gente de toda a região.
Actualmente, a feira já não se realiza, mas a tradição religiosa mantém-se com a realização da eucaristia e com a saída da procissão.
Para animar os participantes, acontece um alegre arraial, tendo esta festa a duração de quatro dias, que vão de Quinta a Domingo. Realiza-se sempre no mês de Maio, mais propriamente no dia da espiga, Quinta-feira da Ascensão.
Apesar de ser uma Freguesia de características predominantemente rurais, o turismo, bem como as actividades culturais e desportivas não foram esquecidas.
Famosa pelas suas belas paisagens, especialmente no que diz respeito às lagoas artificiais do Casalão, a Freguesia de Bemposta tem sido alvo de grandes transformações.
Há cerca de três anos, foi criada uma infra-estrutura ligada ao turismo rural, a Herdade de Cadouços na povoação de Água Travessa, com excelentes condições.
Foi um investimento muito grande e que contribuiu em grande escala para o desenvolvimento da Freguesia, visto que, todos os anos, tem atraído uma grande quantidade de pessoas a esta região.
Nesta Herdade é possível fazer provas de orientação, passeios pedestres, bicicleta, circuitos de manutenção, actividades equestres, desportos náuticos e de aventura/radicais e ainda caçar. A caça é também uma das mais valias desta região, que possui alguns locais próprios para a realização desta actividade.
Esta Freguesia de Bemposta, acessível através da Estrada Nacional 2 e do IP6, é detentora de um rico património natural e arquitectónico, do qual se destaca:
Igreja Matriz – o actual templo, dedicado a Santa Maria Madalena, foi erigido em 1967, no local onde havia existido uma igreja primitiva;
§ Capela de Tamazim – Esta Capela, erguida sobre antigas ruínas, em 1641, em comemoração da vitória portuguesa sobre os castelhanos. Apesar das suas linhas arquitectónicas simples, é possuidora de uma rara beleza;
Busto do Dr. Manuel Rodrigues – este busto é uma merecida homenagem das gentes de Bemposta a um filho ilustre desta terra;
§
Lagoas Artificiais – os apreciadores de belas paisagens não poderão de deixar de visitar as Lagoas Artificiais do Casalão;
Barragem das TojeirasLagoas Artificiais – os apreciadores de belas paisagens não poderão de deixar de visitar as Lagoas Artificiais do Casalão;
Gastronomia
Sopa de couve com feijão, cozido à portuguesa
ingredientes:
1 lata de feijão vermelho cozido
2 cenouras
2 batatas
1 nabo pequeno
2 batatas
1 nabo pequeno
couve portuguesa q.b
1 caldo de galinha
azeite
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 caldo de galinha
azeite
1/2 cebola
2 dentes de alho
preparação:
1. cortar a cenoura,as batatas,o nabo,a cebola e os dentes de alho, metade da lata de feijão e colocar o azeite e o caldo de galinha e
2. deixar refogar um pouco
3. adicionar agua e sal e deixar cozer.
4. assim que os legumes estiverem cozinhados triturar tudo.
5. em seguida cortar a couve em Juliana grossa e adicionar ao creme de legumes.
quando a couve estiver cozida acrescentar o restante feijão e rectificar os temperos.bibliotea |
campo de futebol |
cantares |
capela Espirito Santo |
capela |
Sou Bempostense, com alguns conhecimentos sobre a minha Bemposta, incluindo as restantes aldeias da freguesia. Não sei onde foram buscar a informação aqui inserida, mas apesar de ser bom para dar a conhecer o nosso País, tal como as suas tradições, pena que aja algumas inconformidades, tais como fotos que nada têm a ver com a Freguesia de Bemposta, bem como a parte da gastronomia. Na Bemposta, o caldo de galinha e lata de feijão, são "invenções" recentes. Por exemplo, o feijão seco era posto de molho de um dia para o outro, onde de manhã ao acender o lume era colocado a cozer em panela de barro.
ResponderExcluirNo entanto bem aja a quem se dedica a este tipo de trabalho.