quarta-feira, 18 de julho de 2012

FREGUESIA DE ALFERRAREDE


REGIÃO                   CENTRO
SUB REGIÃO            MEDIO TEJO
DISTRITO                 SANTAREM
CIDADE                    ABRANTES
FREGUESIA            ALFERRAREDE
Alferrarede é uma freguesia portuguesa do concelho de Abrantes, com 23,62 km² de área e 3884 habitantes (2011). Densidade: 164,4 hab/km².
Localizada próximo do centro do concelho, a freguesia de Alferrarede tem como vizinhos o concelho do Sardoal a nordeste, e as freguesias de Mouriscas a leste, do Pego a sueste, de São João a sudoeste e de São Vicente a oeste. É ribeirinha do rio Tejo (margem direita) ao longo do limite com o Pego.
É a 11ª freguesia do concelho em área, mas a 3ª em população e a 5ª em densidade demográfica.
 Património
§  Quinta do Bom Sucesso ou Quinta da Família Almeida ou Quinta da família Almeida Barberino (parte). 




    A classificação inclui o solar do século XVII, o parque e a Torre da Marquesa, também denominada Castelo de Alferrarede.
§   
§  Percurso
 Ao passear pelas ruas de Alferrarede é possível observar algumas casas senhoriais, destacando-se o Palácio Marquesa do Faial e o seu Castelo que, embora classificado como património nacional, é um lugar privado. A ponte represa terá sido uma construção romana, reaproveitada no período filipino. 
 À entrada da Freguesia recomenda-se uma paragem pela Fonte de S. José. Mais à frente encontra ainda a Fonte Quente, em que a água, segundo o povo, é fresca no Verão e quente no Inverno e por fim a Igreja de Nossa Senhora do Rosário que remonta a 1954. 
Em Alferrarede Velha pode ainda ser visitada a Igreja do Imaculado Coração de Maria, com construção de 1957, e em Casais de Revelhos a Igreja de S. João Baptista, cuja construção é de 1848.
 Localidades
Alferrarede é constituída pelas seguintes localidades: Alferrarede, Tapadão, Olho de Boi, Canaverde, Alferrarede Velha, Barca do Pego, Casal das Mansas, Marco e Casais de Revelhos
Localidade: Olho de Boi

A localidade do Olho de Boi em Alferrarede compreende uma vasta área pouco populosa, no entanto, está a sofrer uma alteração paisagística, sendo que estão a ser implantadas várias fabricas e outras industrias nesta zona, uma vez que abrange a área industrial de Abrantes.
Dentro deste vasto leque de industrias destacam-se a RSA que consiste na reciclagem de sucatas e também a RECYtop que consiste na reciclagem de plásticos (limpos), entre muitas outras industrias.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
A Igreja da freguesia de Alferrarede tem o nome da padroeira da Freguesia, isto é, Nossa Senhora do Rosário. A festa dedicada ao Orago da freguesia realizava-se, até a alguns anos, no primeiro e segundo fins-de-semana de Setembro. Antecipadamente eram recolhidas fogaças pelas ruas da freguesia (onde se incluíam as famosas ferraduras) que, depois de benzidas na missa, eram leiloadas.
Estas festas já não se realizam. Os únicos festejos esporádicos relacionados com a Paróquia são os arraiais escutas e as noites de fados a favor da Juventude Mariana Vicentina de Alferrarede.
Juventude Mariana Vicentina de Alferrarede
 A Juventude Mariana Vicentina é uma associação de jovens católicos que existe a nível internacional. Existe um centro local em Alferrarede desde 1992.
 Este grupo de jovens não pretende ser apenas mais um grupo de jovens. Tem objectivos bem delineados e seguem os seus carismas mariano e vicentino.
 Entre as muitas actividades que realizam podem destacar-se encontros de formação, vigílias marianas e participação nos encontros promovidos pela Juventude Mariana Vicentina (Nacional e Regional) assim como nas actividades do Arciprestado.
 Na vertente de caridade e de ajuda ao próximo pode destacar-se a distribuição dos alimentos do Banco Alimentar pelas famílias carenciadas da freguesia, distribuição de roupas e fraldas, visita aos idosos do centro de dia, festas de natal para crianças carentes. 

Para angariarem fundos para estas actividades realizam noites de fados, venda de bolos e cantam nas cerimónias de matrimónio católico.












Não pode ser esquecido o apoio que a Juventude Mariana Vicentina presta na Comunidade sempre que lhe solicitam, nomeadamente, ao nível da dinamização da Eucaristia.





Gastronomia

Favas aporcalhadas, achigã grelhado com migas de couve e pão de milho, couves com feijão e bacalhau assado, tigeladas e broas de mel.

Achigâ Grelhado

Ingredientes
1 kg de peixe de rio (achigã ou barbo)
1 Molho de coentros (ou poejos
 Sal q.b
1 Malagueta (facultativo)
 3 Dentes de alho
2 dl de azeite
1 colher sopa vinagre

Modo de preparação:
1.   Prepara-se o peixe tempera-se com sal, grelha-se e reserva-se numa travessa.
2.   Enquanto o peixe grelha, prepara-se o tempero.
3.   Num almofariz, pisam-se as folhas de coentros, os dentes de alho, a malagueta e o sal e junta-se o azeite.
4.   Aquece-se levemente esta mistura ao lume e perfuma-se com o vinagre.
5.   Rega-se o peixe com esta mistura e serve-se com migas de couve e pão de milho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário