segunda-feira, 23 de julho de 2012

FREGUESIA DE MARTINCHEL



REGIÃO                   CENTRO
SUB REGIÃO            MEDIO TEJO
DISTRITO                 SANTAREM
CIDADE                    ABRANTES
FREGUESIA            MARTINCHEL

BRASÃO
Escudo de ouro, dois ramos de oliveira de verde, frutados de negro, com os pés passados em aspa, entre uma roda de azenha de vermelho, em chefe e um barco do mesmo, vogando em campanha diminuta ondada de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "MARTINCHEL




Bandeira: 
Azul. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro


Selo: 
Nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Martinchel - Abrantes".



 Martinchel é uma freguesia portuguesa
do concelho de Abrantes, situada no coração do país junto à Barragem de Castelo de Bode apresenta potencialidades em termos turísticos pela proximidade do espelho de água da segunda maior albufeira portuguesa (em superfície). Tem 17,10 km² de área, 713 habitantes em permanência (2001) e Densidade: 41,7 h/km².
História
 De acordo com a lenda, o nome Martinchel teve a sua origem num jovem mouro que abandonou a casa dos seus pais e partiu com as tropas de D. Afonso Henriques. Conta-se que teve um papel muito importante na conquista de Santarém. D. Afonso Henriques, como forma de compensação pela sua bravura e fé, atribuiu a toda a região o seu nome - Martim Chel - que com o passar do tempo passou a ser Martinchel. Há no entanto, autores que defendem que o nome Martinchel deriva do primitivo orago São Martinho ou do nome de algum colono com o nome Martim ou Martinho.
Percurso
A Igreja de São Miguel, um edifício que remonta a 1964, tem algumas telas de interesse. Neste lugar já existiram duas construções: a igreja primitiva, demolida no século XVIII para a edificação de uma igreja mais moderna que, posteriormente, foi substituída pela actual. 
Nesta freguesia é possível visitar também, à semelhança da freguesia de Fontes, várias conheiras. De salientar ainda a bonita paisagem que pode continuar a usufruir sobre a Albufeira de Castelo do Bode


Gastronomia
Bolos de ferradura ou meia-lua, os pratos confeccionados à base de cabrito, borrego e peixe do rio: sopa de sável, caldeirada de barbo, fataça na telha e arroz de lampreia.

Bolos de Ferradura
Ingredientes:
·         150 grs de manteiga
·         200 grs de açúcar
·         4 ovos + 1 gema
·         4 colheres (chá) de fermento químico
·         500 grs de farinha de trigo
Confeção:
1.   Misture muito bem todos os ingredientes.
2.   Com a massa obtida, tenda pequenos bolos em forma de ferradura e disponha-os num tabuleiro à medida que os for fazendo.
3.   Pincele a superfície com gema, polvilhe com açúcar e leve a cozer em forno bem quente (cerca de 220º C).
A Festa 
Festejos de Verão, em honra do Sagrado Coração de Jesus - final do mês de Junho 
Festa em honra de S. Sebastião - primeiro fim-de-semana de Agosto 
Festa em honra de São Miguel - último fim-de-semana de Setembro



















Um comentário: