segunda-feira, 23 de julho de 2012

FREGUESIA DE FONTES








REGIÃO                   CENTRO
SUB REGIÃO            MEDIO TEJO
DISTRITO                 SANTAREM
CIDADE                    ABRANTES
FREGUESIA            FONTES




BRASÃO
Escudo de ouro, com um pinheiro resineiro arrancado, de verde, frutado de vermelho, entre dois raios eléctricos de vermelho, postos em pala; campanha ondada de três peças de azul e prata, esta carregada de dois peixes de vermelho, animados de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «FONTES - ABRANTES».


Bandeira:
 Vermelha. Cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.
Selo: 
Nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Fontes - Abrantes»


História  
Fontes é uma freguesia portuguesa do concelho de Abrantes, com 28,48 km² de área e 627 habitantes (2011). Densidade: 22 hab/km².
Localizada na extremidade norte do concelho, Fontes tem como vizinhos o concelho de Vila de Rei, a norte, as freguesias do Carvalhal, a leste, e do Souto, a sul e, a oeste, a Barragem de Castelo de Bode separa a freguesia do concelho de Tomar.


É a 9ª freguesia do concelho por área, a 14ª por população e a 16ª em densidade demográfica.


Fontes foi elevada a freguesia em 4 de Outubro de 1985. 



De acordo com Hipólito Raposo: "depois de passar Andreus e São Domingos é em Fontes, ao pé da Capela, que vamos buscar o primeiro grande espectáculo do Zêzere. Que Beleza! E ao desvio pela Cabeça Ruiva, se formos lá abaixo há um barqueiro que nos pode levar à Ilha do Lombo".
Percurso 



Desta freguesia, em especial da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, é possível contemplar uma bela paisagem sobre a Albufeira de Castelo do Bode. 

Dada a proximidade da Albufeira, a água, para além de um importante elemento paisagístico, torna-se num paraíso para os amantes dos desportos náuticos e do recreio e lazer. 
Ainda nesta freguesia, há uma bela conheira (aglomerado de seixos rolados acumulados, resultado do trabalho de mineração a céu aberto para exploração de ouro aluvionar). Calcula-se que por cada tonelada de terra eram encontrados 6 gramas ouro. 






O Miradouro das Fontes, localizado junto à Igreja, é um local de excelência, a partir do qual é possível descansar e apreciar a beleza da Albufeira de Castelo do Bode, 


com toda a extensão da sua paisagem, onde o verde e o azul criam uma cumplicidade de tal forma magnífica, que nos encontramos perante um verdadeiro paraíso, mesmo no centro de Portugal.





Festas
            Festa de Nossa Senhora da Assunção - 15 de Agosto 
Festa da Associação Solidariedade - segundo fim-de-semana de Julho

Festa em Água das Casas - último fim-de-semana de Julho
Festa em Portela - primeiro fim-de-semana de Setembro ( com a tradicional corrida das bilhas, 
os chamados cântaros de barro)
Festa em Maxial - terceiro fim-de-semana de Agosto 
 

(Para além da prática de desportos náuticos há a destacar a prática de Jogos da Sueca e Chinquilho durante a realização das Festas de Verão)


O que comer
 Peixe (pescado no Rio Zêzere) grelhado ou frito


Peixe Assado
Ingredientes:
Receita para: 4-6 pessoas
Tempo de preparação e confecção: 20 + 35 minutos

1 peixe de rio ou uma posta com cerca de 1,5 kg de peso
100 g de chouriço
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de banha
2 cebolas médias
6 tomates maduros médios
1 copo de vinho branco
1 ramo de salsa
1 limão
Sal e pimenta q. b.
Modo de Preparo
1.   Amanhe o peixe, de preferência inteiro, lave, tempere com o sumo do limão, salgue e deixe assim 1 ou 2 horas, findas as quais escorra.
2.   Numa assadeira que vá ao forno e à mesa deite o azeite, 1 cebola e o tomate, sem pele nem sementes, ambos às rodelas, bem como o ramo de salsa; coloque o peixe inteiro sobre estes ingredientes.
3.   Tempere com o vinho branco, sal e pimenta, espalhe a banha por cima, cubra com 1 cebola e o chouriço cortados às rodelas e leve ao forno durante cerca de 35 minutos em calor médio, regando de vez em quando com o próprio molho.

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário