sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ORQUIDEAS - ACINETA


O gênero Acineta

Lindley 1843

Acinetas crescer como robustos epífitas (ocasionalmente rupícolas) plantas que vão desde o centro do México para o Equador. O nome para este gênero foi tirado da palavra grega άκίυητος ( akinetos significado) "imóvel", em referência à rígida, não articulado lábio (rotulas). 
Há talvez 15 espécies, todas nativas da América tropical, do sul do México até a Peru. Eles crescem normalmente epifítica na floresta, molhado de montanha, mas ocasionalmente são encontradas como terrestres na taludes íngremes, em altitudes de 800 a 2000 + m. 
As espécies de tipo para o gênero foi Acineta humboldti , descrita em 1843 pelo Dr. John Lindley em Botanical Edwards Cadastre- 29: Misc. p. 67, n.100. 
No entanto, a espécie foi descoberta por Alexander von Humboldt e Aimé Bonpland botânico JA no Vale Catacocha perto Zaruma, Equador e descrito com CS Kunth (= HBK) em 1815 em Nova Genera et Species Plantarum como Anguloa superba . [Humboldt e Bonpland completaram uma expedição de cinco anos, 1799-1904, através da Venezuela, Colômbia, Peru e Equador, incluindo viagens a Cuba e México.] 
Em 1861, HG Reichenbach transferiu para o gênero Acineta , por isso o nome Acineta superba tem precedência sobre Acineta humboldti . O nome do gênero é Acn abreviada. Um sinônimo cedo para o gênero é Neippergia C. Morrill 1849; dedicado a Alfred Graf Neipperg do Pricipality de Württemberg, patrono das ciências naturais [ver ACN. chrysantha ]
Acineta folhagem assemelha-se às folhas grandes, plicado de Stanhopea e Lycaste , mas as flores são mais semelhantes aos Peristeria , em que os lóbulos laterais do lábio são unidas por um calo central, geralmente de 4 pinos. Além disso, o hypochile (parte basal) do lábio é longo, pelo menos, tão longo quanto os lóbulos laterais. A coluna é geralmente fuzzy (púberes). Acinetas suportar muitos de flor, racemos pendentes. Cada flor tem duas polínias de cera, exceto para Acineta dalessandroi , que tem quatro polínias (e não pode pertencer ao gênero). Algumas espécies são perfumadas, como Acineta barkeri, beyrodtiana, chrysantha, erythroxantha , e superba . As flores são polinizadas por abelhas macho do gênero Eulaema ou Eufriesia . Para gêneros afins, veja também Lacaena e Lueddemannia . 
Cultura: A maioria das espécies crescem epifítica na floresta úmida em altitudes de 800-2000 metros. Cultive em cestas sob úmido, clima temperado ou frio. Plantas que são cultivadas muito quente será estressado, folhas de queda, e keikis formulário no topo do pseudobulbo. Para mais informações e fotos visitar a página de cultura Acineta .

As espécies: 
Mais prováveis ​​espécies válidas (14): Acineta alticola; antioquiae; barkeri; chrysantha; cryptodonta; dallesandroi; erythroxantha; hagsateri; hennisiana; mireyae; moorei; salazarii; sulcata; superba . 
? Possivelmente espécies válidas (4): densa Acineta; gymnostele; hrubyana; sela-túrcica .
? Espécies duvidosas (7): Acineta arcuata; beyrodtiana; Colosa; confusa; longiscapa; manizalensis; schilleriana .
* Nem espécies válidas (7): Acineta colmanii; fulva; glauca; humboldtii; warscewiczii; wolteriana; wrightii 
Na foto, uma chromolithograph de um Acineta de flor amarela publicado na Revista Botânico Curtis em 1846, possivelmente sob o gêneroPeristeria 

Acineta alticola 
C. Schweinfurth, Fieldiana, Botânica 28 (1) : 192, fig.37. 1951. 
[Venezuela, Brasil] - Isotype a AMES, coletadas 7 de novembro de 1944 por JA Steyermark, na Venezuela. Bolívar. Holótipo em F. 
Encontrado no Estado do Amazonas (Liesner & Holst 21648; 1500-1760m; 
"Epiphyte flor amarela com manchas avermelhadas dentro da Cúpula.".; floração 04 de março de 1987) e no Estado Bolívar (Holst 3828; 1700-1800m; "Epiphyte em tronco de árvore deitado sobre o rio; pingente inflorescência; tepals amarelo-esverdeado, aqueles interiores com pálidas manchas alaranjadas; verdes coluna pálido, lábio (superior) de cor amarela pálida com manchas alaranjadas "). Encontrado noRoraima área do sul da Venezuela, onde tem sido visto em tepuis, como Auyantepui, Chimantatepui, e Toronotepui, de 1000m para mais de 2000m. O Dunstervilles escreveu que ele foi visto crescer em uma ampla faixa, de 1800 'a 8000'. 
flores são geralmente amarelo brilhante, concha e tulipa-como, com um simples calo carnuda, como distinguir entre o calo complicado deAcineta erythroxantha . Esta espécie tem sido destaque em um selo postal da Venezuela, com um valor de 12 bolívares, emitidos como parte de um sheetlet de 10 selos em 22 de Maio de 1991.


Acineta antioquiae 
Schlechter, Orchis. Monatsschrift der Deutschen Gesellschaft für Orchideenkunde 11: 33, fig. 9. 1917.[Colômbia] 
duas fotos por Jean-Marie Vanderwinden na Bélgica: plantas com inflorescências e flores 
Prêmio AOS:
Acineta antioquiae certificados "Amira" de Mérito Horticultural (CHM) / AOS (87 pts), concedido na Colômbia, março de 2000. AQ 31/250.

? Acineta arcuata 

Schlechter, Orchis. Monatsschrift der Deutschen Gesellschaft für Orchideenkunde 11: 44, fig. 15. 1917. [Colômbia]


Acineta barkeri, por Montes de OcaAcineta barkeri 

(Bateman) Lindley, botânico Edwards Register 29: Misc. lc 68. 1843. [México] 
Bears até 15 flores em 18 polegadas inflorescências pendentes. As flores são de cera-acetinado, em concha, e muito perfumado; cremoso ao amarelo dourado brilhante com uma mancha vermelho-sangue grande no lábio, cercado por sardas vermelhas nas lóbulos laterais e às vezes na base das pétalas. Coluna Fuzzy. 
À direita, uma ilustração de ACN. barkeri com beija-flor pulcher Calothorax , completado por Rafael Montes de Oca na década de 1870 e, finalmente, publicado em Beija-flores e orquídeas do México(1963).

Prêmios AOS: 

Acineta barkeri AM 'pendurados Prime / AOS 81 pts, concedido 8 de outubro de 2000 no Centro Cinncinnati Mensal julgar; exibido por Stephen Helling.

Acineta barkeri CCM "Cascada de Oro '/ AOS 85 pts, concedido Julho de 1986, Seattle / Tacoma. AQ 18/92P.

Acineta barkeri . var aurantiaca Lemaire, L'Illustration Horticole 2: guia. 44. 1855. 
A única Acineta sp. publicado por Antoine Charles Lemaire (1801-1871). Laranja-avermelhado.



? Acineta beyrodtiana

 Schlechter, Orchis. Monatsschrift der Deutschen Gesellschaft für Orchideenkunde 11: 28. 1917. [Colômbia] - racemos pendentes de mostarda / ouro com tons escuros bem manchas; tem até 30 flores perfumadas.
 Acineta chrysantha 
(C. Morren) Lindley & Paxton, 
inicialmente publicado por Charles François Antoine Morren como Neippergia chrysantha em: Annales de la Société Royale d'Agriculture et de Botanique de Gand: Jornal d'Horticultura et des Sciences Accessoires [ Ann. Soc. Bot. Gand ], V. (1849) 375. t. 282. 
posteriormente revisto para Acineta chrysantha por Lindley & Paxton e publicado em: Flower Garden Paxton i, p.. 31 (1850-1851). 
nativo para El Salvador, Costa Rica, Panamá e Colômbia. 
Mais recentemente coletados na elevação de 5000 

pés, na província do Panamá Chiriqui (CW 417 Powell, "cresce na sombra e umidade considerável Lâmpadas e deixa muito. grande, o deixa muito nerved. flores amarelas S & P com lábio vermelho púrpura e col. florido em agosto de 1924 ") 
As plantas são de crescimento robustas com cacho pendente tendo muitos cera, picante-perfumadas, flores amarelas brilhantes. Cresce melhor se mantido úmido e em luz brilhante com intermediário condições quentes. 

? Acineta Colosa
 Sander, Orquídea comentário 6: 287. 1898. [Equador?] 
A entrada inteira é a seguinte: "FW Moore, Esq. .., Royal Botanic Garden, Glasnevin, enviou uma inflorescência 10 de flor de um Acineta, chamado A. Colossa, Sander, para o qual um Certificado Botânico foi dado. As flores foram de uma luz branca-amarelada, com algumas manchas roxas maçantes no sentido da base do lábio, e da coluna púberes. 



 Acineta colmanii

 RH Torr., Chronicle jardineiro e Agrícola Diário , sor. 3, 35: 173. 1904. [Panamá] 
O Acineta publicados apenas por Raymond Ezequias Torrey (1880-1938); = Acineta superba 




? Acineta confusa

 Schlechter, Orchis. Monatsschrift der Deutschen Gesellschaft für Orchideenkunde 11: 37. 1917. [América Central?] 



Acineta cryptodonta

 Rchb.f., Bonplandia 2: 92. 1854. [Colômbia] 
O espécime, no Herbário AMES em Harvard, foi verificada por: GA Romero & I. Ferreras.





Acineta dalessandroi

 Dodson, Icones Tropicarum Plantarum 10: t. 901 (1984). [Equador] 
Esta espécie tem uma inflorescência curta com muitos botões. Botões florais estão fechados, nunca aberto, as espécies parecem ser cleistógamas. Tem quatro polínias, ao contrário de outras espécies Acineta. G. Gerlach (Munique) questiona se esta espécie pertence ao gênero (com. pess.). Encontrado em 2000-3000m nas províncias andinas de Loja, Zamora-Chinchipe; também coletados em Loja, nas proximidades do Yangana-Valladolid, por Dodson & Embree # 13.232 (20 de julho de 1982, cerca de 2200).

? densa Acineta

 Lindl. & Paxton, Jardim Flor de Paxton 1: 91. 1850-51. [Panamá]; = Acineta chrysantha As flores são grandes, brancas-amareladas, pendente. Veja foto da ACN. densa "Gold Herrenhaeuser" e uma outra representação da ACN. densa , tanto do site alemão Wolfgang Renner [Se essas relações não funcionar, tente aqui ]. Orquídeas Clackamas em Oregon tem uma foto de uma variedade manchado .

AOS prêmio: 

Acineta densa 'Carrie' CHM / AOS (83 pts), concedido Outubro de 1978. AQ 11/54.

Acineta erythroxantha 

Rchb. f,. Bonplandia 2: 92. 1854. [Venezuela, Colômbia, Panamá, Costa Rica]. 
Esta espécie tem brilhantes verde-amarelo, flores em forma de concha; lábio é mais brilhante amarela com manchas vermelhas na lobos calos e lateral. 
encontrados no Estado Lara (perto Sanare) e Estado de Trujillo (acima Bocono) na Venezuela, em torno de 1800 m de altitude. 
Esta espécie foi criado com sucesso com Embreea rodigasiana para produzir o híbrido intergenéricos Sensacion Acimbrea, registrado em 1986 pelo Sr. J. Posada.

Híbrido: Aciopea Guillermo Gaviria ( . Acn erythroxantha x Stanhopea wardii ), cruzado por Guillermo Gaviria, em 1994, floresceu em 2003 (Colômbia).

Prêmio SVCN:

Acineta erythroxantha 'Corpoandes', HCC / SVCN , premiado na Venezuela, Cultivador: Corpoandes

Prêmios AOS:

Acineta erythroxantha CBR 'La Merced' / AOS, concedido na Colômbia, novembro de 1987. AQ 22/139.

Acineta erythroxantha "Merceditas" AM / AOS (87 pts), concedido na Colômbia, março de 1993. AQ 25/71P.

Acineta erythroxantha HCC "PittiPat '/ AOS (78 pts), premiado em Cincinnati, Ohio, 22 de março de 2003. AQ 34 (4) / 203P.




Acineta fulva
 Klotzsch, em: Otto & Dietr. Allgemeine Gartenzeitung 20: 146. 1852. [Panamá] 
Um dos dois Acinetas publicados por Johann Friedrich Klotzsch (1805-1860). = Acineta superba var. fulva


Acineta glauca

 Linden ex Lindl. & Paxton, Jardim Flor de Paxton 1: 123. 1850-51. = Lueddemannia pescatorei



? Acineta gymnostele 

Schlechter, Orchis. Monatsschrift der Deutschen Gesellschaft für Orchideenkunde 11: 45. 1917. [Panamá, Costa Rica, Colômbia] 
- vistosas flores amarelo-ouro com roxo-sspotted lábios. 

Acineta hagsateri 

Salazar & Soto Arenas, Orquídeas do México, partes 2-3, 5-6 Icones Orchidacearum Pl. 514, 2002. [México] 
- intimamente relacionada com a ACN. barkeri ; ddistinguished pela sua maior hypochile, mais robusta. Ouro flores amarelas com pontos roxos. Perfumado de canela (cineol).

Acineta hennisiana

 Schlechter, Orchis. Monatsschrift der Deutschen Gesellschaft für Orchideenkunde 11: 32. 1917 [Colômbia] - Foto de Produtores Klehm 

Prêmio AOS:

Acineta hennisiana CHM Sócrates / AOS (82 pts); premiado na Colômbia, novembro de 1999. Exibido por Sócrates Forero. AQ 31/94C.


? Acineta hrubyana

 Reich.f. Chronicle jardineiro e Agrícola Diário NS 18 (2): 102. 1882. [Colômbia? Belize?] 
Nomeado para J. Hruby.


Acineta humboldti

 Lindl (Lindl.). Botânico Edwards Register 26: Misc. 68. . 1.843 
Também publicado sob este nome no Lindenia (1899), placa DCXCV (695); imagem à direita. Tipo espécie para o gênero; nomeados para Alexander von Humboldt [Panamá]; = Acineta superba 

? Acineta longiscapa 

(A. Richard & Galeotti) Rchb. f, em:. Botanische Zeitung. Berlin 10: 706. 1852. [Belize?] 
Acineta O único publicado por Achille Richard (1794-1852) e Guillaume Henri Galeotti (1814-1858).

? Acineta maduroi 

 uma espécie panamenhos ainda não formalmente publicados. É semelhante a ACN. superba (creme a bege mais escuro com manchas Foto Borgonha. perfumado, encontrado em 3000 eleveation pés disponível em http://www.woodstreamorchids.com/acinmad1.html 
? Acineta manizalensis
 Rchb. f. [Colômbia] 
- As flores são um profundo amarelo-laranja. Refereenced no livro de orquídeas colombianas por Mariano Ospina H. (1958; ver ref lista.)
Acineta mireyae 
G. Gerlach & MH Weber 2003 [Panamá] Jornal für den Orchideenfreund 10 (3):. 230-234 flores são pendentes, verde-amarelo, e perfumado. A espécie foi coletada por Andrés Maduro e Olmos Erick na região de Santa Fé, na província de Veraguas, em ~ elevação pé 2.500-3.000. Também é relatado desde o Vale de Antón, na província de Coclé. A espécie é nomeada para a Sra. Mireya Moscoso Rodriguez, presidente da República do Panamá, em comemoração do Centenário. Foto: http://www.canajagua.com/postal/acineta-mireray.jpg



Acineta moorei
 Rolfe, Botânico Revista t. 8392. 1911. [Colômbia] litografia de Curtis 'Revista Botânico Imagem por Maurice Grinfeder

Acineta salazarii
 Soto Arenas, Orquídeas do México, partes 2-3, 5-6 Icones Orchidacearum Pl. 515, 2002. [Sul do México e El Salvador, Guatemala, possivelmente] 
- semelhante à ACN. barkeri & ACN. hagsateeri , mas maior (> 50 mm), com uma epichile em forma de barco.
? Acineta schilleriana
 Rchb. . f, Annales Systematicae Botanices 6: 609. 1864. [Colômbia] 
Publicação editada pelo Walpers Wilhelm Gerhard. Publicado juntamente com ACN. superba 


? Acineta sela-túrcica
 Rchb. f., Botanische Zeitung. Berlin 10: 705. 1852. [Venezuela, Colômbia, Panamá, Costa Rica] 
Um "tipo" de amostras, no Herbário AMES, foi verificada por: GA Romero & I. Ferreras. = Acineta chrysantha ? .
AOS prêmio: 
Acineta sela-túrcica CBR Lemon Twist '/ AOS, concedeu OCT. 14, 2006 em Illinois Orchid Society queda Mini Show, Glencoe, Illinois. Exibido por Joe e Dixler Rosalie, Highland Park, Illinois. Foto colorida na contracapa dos Prémios trimestrais, setembro de 2007. 
Quinze flores em uma inflorescência de 36 cm; vegetais 14 centímetros por 47 centímetros, cinco pseudobulbos em um 15 cm por 15 cm de cesta slat; sépalas, pétalas, e lábio limão amarelo, pétalas e labelo manchado Borgonha; empresa substância, textura de cera; espécies encontradas a partir de Costa Rica para a Venezuela;. identificados por Robert Dressler (2006) 
Natural espalhar 4,8 centímetros, 5,2 centímetros verticais.
Acineta sulcata
 Rchb.f., Chronicle do jardineiro , nova série 11 (1): 652. 1879. [Equador] 
As flores são amarelas enxofre brilhante. Prêmio AOS provisória concedida em Quito, 04 de fevereiro de 2004; plantada exibido por Sócrates Forero.
Acineta superba
 (Humboldt, Bonpland & Kunth) Rchb. f., Ann. Bot. Syst. 6: 609 (1862). [Costa Rica, Panamá, Venezuela, Colômbia, Equador] 
- veja a discussão sobre a nomeação do primeiro parágrafo da página.
Hábito epífita, cresce a 500-1500m em costeiras e Andina áreas da Província de El Oro no Equador. Perfumadas flores de cera para 3,0 pol e maior em tamanho.As flores são de cor variável de amarelo pálido ao marrom avermelhado, mais ou menos densley manchado. O lábio é marrom roxo ou vermelho. Na Venezuela, foi encontrada florescendo em abril, maio, junho e agosto. 
Syn: Acineta humboldtii; Acineta fulva; Acineta colmanii .
Acineta wrightii J.
 Fraser, Jardinagem Mundial 5: (1889); et ex Lindenia, iv. (1888) Nomeado para Charles Wright? = Lacaena spectabilis Reichb. f. [México;? Belize]

Nenhum comentário:

Postar um comentário