quinta-feira, 8 de novembro de 2012

OMEGA 3 - ABÓBORA



Propriedades da abóbora, suas sementes e seu óleo

A abóbora é uma hortaliça rica em betacaroteno (que dá aquela coloração alaranjada) que previne no ser humano a formação de tumores, é convertida em vitamina A no organismo importante para saúde de pele, unhas, cabelo, imunidade, entre outras funções e ainda dá um tom bronzeada bem duradouro à pele daqueles que a consumem e se expõe ao sol.
A abóbora também possui outros compostos antioxidantes, como o kaempferol, o ácido ferúlico, o licopeno e a quercetina. A abóbora é muito versátil na cozinha, podendo ser consumida em diferentes formas como: saladas, cozidos, refogados, sopas, purês, pães, bolos, pudins, doces e quibes.
As sementes podem ser torradas e consumidas como aperitivo. Seu uso popularizou-se como vermífugo infantil, mas hoje sabe-se mais: elas são ricas em nutrientes, como zinco, potássio e vitaminas A e E, e são fontes importantes de fibras.
Busque sempre opções com a casca (sim, elas podem ser consumidas!) e sem sal! Pode ser adicionar ao seu mix de frutas secas com castanhas Ou em cima do arroz, como petisco em reuniões informais Ou da maneira que achar mais conveniente.
Já o óleo de semente de abóbora deve ser obtido prensado à frio, e sua coloração pode variar verde claro à verde escuro, quase vermelho. Pode ser adicionado em cima dos pratos depois de prontos, já que o calor da cocção pode destruir partes das propriedades funcionais.
O óleo possui boa quantidade de gorduras mono e poliinsaturadas, o ácido oléico, ácido linoléico e ácido alfa linolênico. Esta combinação de óleos contribui para diminuir os riscos das doenças cardiovasculares, pois diminui o colesterol total, a LDL (considerado “colesterol ruim”) e preserva a HDL (popularmente conhecido como “bom colesterol”).
Por sua composição nesses ácidos graxos, o óleo de semente de abóbora controla a pressão arterial e a resposta inflamatória, podendo ser coadjuvante no tratamento para perda de peso e diminuição da % de gordura em esportistas e atletas.
Valores nutricionais por 100 g da parte comestível (abóbora ou moranga crua)
Calorias 12

Água 95,9 g
Proteína 1,0 g
Gordura 0,1 g
Carboidrato 2,7 g
Fibra 1,7 g
Cinza 0,4 g
Cálcio –
Fósforo –
Ferro –
Potássio –
Cobre 0,05 mg
Zinco 0,1 mg
Piridoxina 0,06 mg
Vitamina C –
Niacina B3 –



Bobo de Camarão com Abobora
Ingredientes
·         3 colheres de óleo
·         3 dentes de alho picado
·         1 abóbora média picada
·         1 copo de água
·         1 cebola picada
·         1 caixa de creme de leite
·         1 copo de camarão
·         2 tomates médios picados em cubos
·         1 pitada de sal
·         Salsinha a gosto
Modo de Preparo
1.   Em uma panela coloque o óleo, a cebola e o alho, deixe até dourar.
2.   Depois adicione a abóbora e a água, deixe até virar um purê.
3.   Depois acrescente o creme de leite, o camarão o tomate e a salsinha e mexa bem e deixe no fogo por 1 minuto.
             4. Acrescente o sal, e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário