sexta-feira, 9 de novembro de 2012

FREGUESIA DE PARCEIROS - LEIRIA

REGIÃO                   CENTRO
SUB REGIÃO            PINHAL INTERIOR
DISTRITO                 LEIRIA
CIDADE                    LEIRIA
FREGUESIA            Parceiros
Enquadramento Geográfico
A Freguesia de Parceiros ocupa uma área de cerca de 12 Km2 no Sudoeste do Concelho de Leiria confrontando a Norte com a Freguesia de Barosa, a Leste com a Freguesia de Leiria, a Sul com a Freguesia de Azóia e a Oeste com a Freguesia da Maceira. Fica enquadrada de forma aproximada pelos paralelos 39º44’ e 39º42’ Norte e pelos meridianos 8º49’ e 8º52’ Oeste.
Historia
Criada em 1717, a freguesia de Parceiros, com uma área de 12,3km2, é uma das vinte e nove que constituem o concelho de Leiria, a 24.ª em termos alfabéticos. Em 1721, a freguesia tinha cerca de 110 moradores e englobava os lugares de Mouratão, Casais, Pernelhas, Brougal e Parceiros.
A nível demográfico, é das mais populosas do concelho, tendo atualmente cerca de 3.400 habitantes.
Ao que consta, parceiros era o nome que se dava aos membros de uma parçaria, ou seja, aos que entre si contratavam a divisão de qualquer herdade ou propriedade agrícola, que era cedida a meias, à terça, ao quarto e assim sucessivamente.
A História de Parceiros remonta pelo menos ao Paleolítico. De facto, desde 1993 que se tem vindo a encontrar provas materiais pré-históricas nesta freguesia, em terrenos datados do Pliocénico (8-1,8 milhões de anos). Durante os anos de 1994 e 1996, várias prospeções arqueológicas permitiram a deteção de materiais líticos.
            
Durante a Idade Média, Nossa Senhora do Rosário de Parceiros esteve integrada na paróquia de S. Pedro de Leiria. Assim aconteceu até à data da criação da freguesia, nos inícios do século XVIII.
O primeiro pároco de Parceiros, ou pelo menos um dos primeiros, terá sido o Pe. Domingos Roiz de Alvelos. Segundo a documentação coeva, em 1721 prestou informações sobre a sua freguesia à Academia Real de História, que as tinha solicitado.
O que ele disse em resposta ao referido inquérito, ficou para a história nestes termos: "Tem esta igreja a invocação de Nossa Senhora do Rosário, foi ereta pelos fregueses dela, os quais se obrigavam à fábrica da dita igreja e se desanexou da freguesia de S. Pedro da cidade de Leiria no ano de 1717.
Tem de renda cada um ano dez mil réis, procedidos de algumas oliveiras, que de esmola lhes deixavam algumas pessoas que na dita igreja se sepultavam, o que tudo pertencia à fábrica da dita igreja.
Em relação ao património de Parceiros, destaque-se a bela igreja matriz e o cruzeiro de Parceiros. O templo paroquial tem servido com humildade o povo da freguesia, o bonito cruzeiro aí ereto é mais uma prova da sua extrema religiosidade e devoção à religião.
O “Couseiro” referia ainda uma ermida dedicada a Nossa Senhora do Rosário, cuja data de construção não se conhece, mas que já existia em 1669.
Freguesia dinâmica, com muita gente em ebulição e muitas atividades económicas, mantém contudo fortes tradições, como o comprova o artesanato que ainda existe, através dos seus cesteiros, ferreiros, alfaiates e costureiras.


Património Histórico e Cultural:
Igreja Matriz com as imagens de N. Senhora do Rosário, S. João Baptista, S. José, S. Sebastião e Santo António.
Casal de Santa Clara - Habitat da Pré-história.
Serrada - Pernelhas - Paleolítico Superior2
Eventos Culturais (Festas populares ereligiosas):
                                 - S. Sebastião (20 de Janeiro);
                                - N.S. do Rosário (Agosto);
                                - Todos os Santos (Novembro).

Gastronomia


Negrito



Ingredientes
·         3 xícaras de farinha de trigo
·         2 xícaras de açúcar
·         1 xícaras de chocolate em pó ou 1/2 xícara de cacau em pó
·         3 ovos
·         1/2 xícara de oléo
·         1 xícara de água fervente
·         1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de Preparo
1.   Misture a farinha, o açucar, o chocolate em pó
2.   Acrescente os ovos e o oléo, e mexa bem até encorpar os ingredientes
3.   Junte a água fervente e misture bem até ficar homogênea
4.   Misture levemente o fermento
5.   Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e asse por aproximadamente 20 minutos, em forno pré-aquecido
Depois de pronto sirva com cobertura de brigadeiro com granulado


Nenhum comentário:

Postar um comentário