segunda-feira, 5 de novembro de 2012

OMEGA 3 - TRUTA


Truta Arco-Íris  
Nome científico:  Oncorhynchus mykis               
A truta é um peixe da família do salmão. A variedade Arco-Íris é originária das águas puras dos rios das montanhas da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e Alaska). Na Europa sua melhor adaptação se deu nos rios dos Alpes e dos Pirineus. Na América do Sul adaptou-se bem nos Andes e nas serras brasileiras, onde foi introduzida em 1949, com ovos trazidos da Dinamarca. São encontradas nas serras de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nossas trutas são criadas na cidade de Itamonte, na Serra da Mantiqueira, Minas Gerais, na região fronteiriça ao Rio de Janeiro e São Paulo.
“As primeiras notícias sobre a introdução da truta arco-íris no Brasil, datam de 1949, quando o Ministério da Agricultura, através do engenheiro agrônomo Ascanio de Faria, importou ovos embrionados da Dinamarca colocando-os nas nascentes dos altiplanos da Serra da Bocaina, no estado de São Paulo, quase divisa com o Rio de Janeiro; que a literatura especializada na pesca esportiva parece ter esquecido de mencionar.”  OLIVEIRA, Luiz Felipe Daudt, 2004 - TRUTA DA FLORESTA TROPICAL - A Floresta Tropical Desempenha o seu papel
É um peixe de escamas; alongado e um pouco comprimido. A coloração do dorso varia do castanho para esverdeado, as laterais são acinzentadas e o ventre esbranquiçado. Apresenta pintas escuras espalhadas pelo corpo e nadadeiras. Alcança até 60cm de comprimento total e 2kg. Com 30 centímetros e 250 gramas, apresenta a condição ideal de consistência e sabor para o consumo.
Peixe exigente, só atinge o tamanho e o vigor necessário em ambientes saudáveis, com água pura, bem oxigenada, de baixa temperatura (entre 13 e 17 graus C), cristalina e corrente. Por isso a truta é um dos poucos peixes cujo consumo pode ser feito sem o risco de contaminação. É carnívoro e alimenta-se de outros peixes e insetos.
“No habitat natural são encontradas em poços, piscinas, áreas abaixo de cachoeiras, galhadas, pedras submersas, ou qualquer outro lugar capaz de prover-lhe refúgio e alimentação. Vivem entre cinco e sete anos, sendo que seu desenvolvimento depende diretamente das condições do meio que habita, em especial, da disponibilidade alimentar. Trutas residentes em lagos ricos em alimentação tendem a ser maiores que as de rios.”
“Para justificar o nome, a truta arco-íris pode assumir diversificada gama de cores e tonalidades, que variam de acordo com o ambiente, o tamanho e a maturidade sexual. O dorso e a parte superior do é escura, oscilando entre verde oliva e azul escuro; lateral em tons de prata, amarelo palha ou verde, e a barriga é branca. Exibem ainda uma faixa lateral vermelho-rósea, e um número variável de pontos pretos ao longo do corpo.”
“Tais características fazem com que esta espécie seja procurada por pescadores do mundo inteiro, os quais partem para regiões remotas do planeta, como o Alasca, Chile ou a Patagônia, em busca desse verdadeiro troféu. Aliás, sua fama de peixe esportivo é secular, pois foi ela quem inspirou o homem a desenvolver a pesca com iscas artificiais, sobretudo com moscas, as quais eram atadas unicamente com a finalidade de capturá-las”. (Fonte: Revista Troféu Pesca – TP 250)
Truta Assada
Ingredientes
·         4 trutas
·         Batatas em rodelas na espessura de 1 dedo para forrar a assadeira
·         1 vidro pequeno de alcaparras
·         2 cebolas em rodelas
·         2 a 3 limões para tirar o limo da pele das trutas
·         50 g de manteiga (faça bolinhas com uma colher de café)
·         Sal a gosto
Modo de Preparo
1.   Limpe as trutas
2.   Esfregue limão na pele da truta, faça um corte abaixo da cabeça e acima do rabo dos dois lados da truta, depois faça um corte na espinha da truta da cabeça até o rabo
3.   Passe sal por dentro e por fora da truta
4.   Forre o recipiente que vai ao forno com as batatas
5.   Coloque as trutas por cima
6.   Coloque dentro das trutas as alcaparras, as cebolas e as bolinhas de manteiga
7.   Coloque manteiga nas batatas também
8.   Leve para assar por 1 hora
Sirva com arroz branco e salada verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário