quinta-feira, 1 de novembro de 2012

FREGUESIA DE MONTE REDONDO - LEIRIA

REGIÃO                   CENTRO
SUB REGIÃO            PINHAL INTERIOR
DISTRITO                 LEIRIA
CIDADE                    LEIRIA
FREGUESIA            Monte Redondo
Heráldica

Brasão
 Escudo de ouro, uma torre coberta de negro, rematada por cruz do mesmo, lavrada, aberta e iluminada de prata, assente num monte de verde movente de um pé de ondeado de prata e azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro em maiúsculas : “ MONTE REDONDO - LEIRIA



Bandeira
De branco, cordões e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
Historia




Foi no ano de 1589 que o Bispo D. Pedro Castilho desmembrou da freguesia do Soito, os lugares de Monte Redondo, Coimbrão, Ervideira do mesmo distrito e levantou freguesia em Monte Redondo, a pedido dos ditos lugares da invocação de Nossa Senhora da Piedade. 
Neste ano de 2011, completam-se os 422 anos que os moradores do noroeste do concelho de Leiria, se decidiram separar do Souto da Carpalhosa e formar uma comunidade civil e religiosa com todos os privilégios e responsabilidades de uma freguesia.
Este lugar foi baptizado com o nome de Monte Redondo porque no meio de zonas de características planas, com bastante vegetação da qual se realça o Pinheiro Bravo, se avistava um monte, onde, segundo a lenda, há muitos anos viveram os mouros. Pouco se sabe da sua existência na nossa região. Esse monte de forma redonda que tem no seu cume uma guarita e na sua base uma enorme pedra em forma de cadeira onde, dizem, se sentava a moura – servia para vigiar e proteger os animais dos intrusos, por isso ficou conhecida por Cadeira da Moura.
Considera-se hoje que a Vila de Monte Redondo, tem uma palavra a dizer no processo de “competitividade” e na melhoria das condições de vida da sua população, circunstâncias fundamentais para o crescimento desta terra e para a valorização dos seus habitantes e dos seus recursos.
Localização
Monte Redondo situa-se no extremo norte do concelho de Leiria, a cerca de 7km da orla marítima. Tem cerca de 42 km² de superfície e confina a Norte com a freguesia da Guia, concelho de Pombal, a sul com a freguesia da Carreira, a Este com as freguesias de Bajouca e Souto da Carpalhosa e a Oeste com a freguesia do Coimbrão, todas estas pertencentes ao concelho de Leiria.
Origem do Nome
Este lugar foi batizado com o nome de Monte Redondo porque no meio de zonas de características planas, com bastante vegetação da qual se realça o Pinheiro Bravo, se avistava um monte, onde, segundo as lendas, há muitos anos viveram os mouros. Pouco se sabe da sua existência na nossa região.
Esse monte de forma redonda que tem no seu cume uma guarita e na sua base um enorme pedra em forma de cadeira onde, dizem, se sentava a moura – servia para vigiar e proteger os animais dos intrusos, por isso ficou conhecida por Cadeira da Moura.
GUARITA
Guarita é um nome vulgar que se dá a um marco geodésico.
Este marco geodésico é classificado de 1ª ordem, por se encontrar a um nível de cerca de 90m de altitude em relação a qualquer outro ponto, em conjunto com outros marcos da mesma categoria, implantados na região e separados por cerca de 30 km uns dos outros, completando assim um triângulo, que por sua vez está ligado a outros, formando uma rede ao longo de todo o país que ligado a outros de outros países, permite estudar a forma e dimensões da terra.

Lugares
·         Aroeira
·         Cabeço
·         Lagoa do Linho
·         Casinos
·         Braçal
·         Brenha
·         Casal Novo
·         Cavadas
·         Fonte Cova
·         Graveto
·         Grou
·         Lage
·         Lavegadas
·         Lezíria
·         Matos
·         Montijos
·         Morganiças
·         Paço
·         Paúl
·         Pinheiro
·         Porto Longo
·         Ribeira da Bajouca
·         Santo Aleixo
·         Sismaria

Patrimonio

A nível do Património Histórico e Cultural, a Freguesia de Monte Redondo tem como atracção principal a igreja Matriz, onde existem as imagens de N. Senhora com Cristo nos braços e as insígnias da Paixão, e também, de S. Pedro, Santo António, S. Sebastião, N. Senhora da Luz e Santa Luzia. 
 Além desta existem ainda o Museu do Casal de Monte Redondo, e os eventos Culturais (Festas Culturais e Religiosas), bem como inúmeros eventos festivos ao longo do ano. 
Festividades
 Em Monte Redondo realiza-se a Festa de Nossa Senhora da Piedade, no primeiro Domingo do mês de Julho, a Festa do Sagrado Coração de Jesus, no primeiro Domingo de Outubro e a Fesmonte em Setembro de dois em dois anos. Também na freguesia se realizam: no lugar do Casal Novo as Festas da Nossa Senhora da Boa Morte e do Senhor Jesus das Almas ambas em Julho. No lugar de Sismaria realiza-se a Festa de Santo António, em Janeiro. Em Fonte Cova a Festa de Nossa Senhora Conçeição realiza-se em Setembro. No lugar do Grou
Ensino Básico
 As escolas do 1º Ciclo da freguesia fazem parte do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, cuja escola sede (Escola EB2,3 Rainha Santa Isabel) se situa na freguesia vizinha da Carreira. Na freguesia de Monte Redondo, o 2ºe 3º Ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário são leccionados no Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, instituição do ensino particular e cooperativo, que serve ainda as freguesias da Bajouca e do Coimbrão. 
 Esta instituição, frequentada por um universo de 1000 alunos, oferece, no Ensino Secundário, dois Cursos Científico-Humanísticos (Ciências e Tecnologias e Ciências Sociais e Humanas,) dois Cursos Tecnológicos (Curso Tecnológico de Administração e Curso Tecnológico de Informática) e ainda um Curso Profissional (Cursos Profissional de Electrónica e Computadores). No sentido de rentabilizar e optimizar os recursos que possibilitem aos alunos ofertas educativas diversificadas, o Colégio ministra ainda Cursos de Educação e Formação nas áres de Informática, Redes Informáticas, Electricistas de Instalações, Empregados Comerciais e Cabeleireiros.


Gastronomia
Dobrada com Feijão Branco
Ingredientes: 
1 kg de dobrada
½ kg de feijão branco (pode ser de lata)
2 cenouras
Meia linguiça
Meio chouriço
1 pimento
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
4 tomates (pode ser de lata)
1 colher banha (ou 3 colheres de sopa de azeite)
1 ramo de salsa
Gotas a gosto de piri-piri
Preparação:

1.   Lave a dobrada com água, sal e limão, 
2.   Depois de limpa devidamente, ponha a cozer juntamente com meia linguiça pequena e meio chouriço. 
3.   O feijão é cozido à parte e os chouriço.
4.   Faz-se o refogado com uma cebola grande picada, tomates limpos de pele e grainhas, o alho, a salsa, o pimento, a banha, a cenoura cortada às rodelas, o louro temperado com o piri-piri.
5.   Conforme o refogado vai secando acrescenta-se pouco a pouco a água da cozedura da dobrada e do feijão branco. 
6.   Junta-se a dobrada e o feijão até apurar.


Um comentário: