domingo, 11 de novembro de 2012

FREGUESIA DE MILAGRES


REGIÃO                   CENTRO
SUB REGIÃO            PINHAL INTERIOR
DISTRITO                 LEIRIA
CIDADE                    LEIRIA
FREGUESIA            Milagres
Ordenação heráldica
(Publicada no Diário da República, III Série de 02/05/1998):

Armas: Escudo de ouro, uma espiga de milho-rei de vermelho folhada de verde, entre dois pinheiros arrancados do mesmo; em chefe, um coração, com chamas de vermelho e em ponta, um monte de dois cômoros de verde, movente dos flancos e um de um pé ondado de prata e azul de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda de negro, em maiúsculas : “MILAGRES“.




ENQUADRAMENETO GEOGRAFICO

A freguesia dos Milagres ocupa uma área de cerca de 17 Km2 no Centro do Concelho de Leiria confrontando a Norte com as freguesias de Souto da Carpalhosa e Bidoeira de Cima, a Leste com Colmeias, a Sul com Boavista e Marrazes e a Oeste com a Freguesia Regueira de Pontes. Fica enquadrada de forma aproximada pelos paralelos 39º46’ e 39º49’ Norte e pelos meridianos 8º44’ e 8º48’ Oeste.

HISTORIA
No ano de 1750 foi desanexada da freguesia de Regueira de Pontes. A freguesia dos Milagres foi criada a 24 de Junho de 1750, alguns anos depois de ter sido erguido o magnífico templo do Senhor dos Milagres, composta por treze lugares. Destes lugares 9 foram cedidos pela freguesia de Colmeias e 4 pela freguesia de Regueira de Pontes. Ficaram então a fazer parte da freguesia dos Milagres os lugares de Bidoeira de Cima, Bidoeira de Baixo, Mata da Bidoeira, Val de Coelhos, Casal da Quinta, Ínsua, Figueiras, Balres, Mata da Ribeira da Godim, Alcaidaria, Bulhão, Quintas da Ribeira da Godim e Carreira. Mais tarde foram também criados os lugares de Triste Feia, Casal dos Maios, Outeiro das Quintas, Corredoura, Portela da Mata,Mata dos Milagres, Texugueira, Carriço, Casal do Pilha e Colónia Agrícola. Alguns destes lugares foram desanexados de outros já existentes.
Em 4 de Outubro de 1985 foi constituida a freguesia da Bidoeira de Cima retirando aos Milagres os lugares de Bidoeira de Cima, Bidoeira de Baixo, Val coelho, Mata da Bidoeira, Texugueira e Carriço.

PATRIMONIO HISTORICO






















Igreja Matriz do Senhor dos Milagres



FESTAS
§  
   Senhor dos Milagres (14 de Setembro)
§  
   N.S. da Conceição (16 de Maio)



Kartódromo de Leiria


O Kartódromo Internacional de Leiria é um recinto para a prática de karting situado na Freguesia dos Milagres, a cerca de 8 km de Leiria, no centro de Portugal.
O Kartódromo de Leiria é um dos mais antigos do país e único que pertence a um clube.
IGREJA

 A Igreja é levantada em memória de um milagre do Senhor Jesus e começou a ser construída no ano de 1732. As obras iniciaram-se com as esmolas recolhidas pela Confraria do Senhor Jesus. 
 Em 1750, o interior do edifício estava concluído, faltando no exterior as torres e o gradeamento da galilé superior, terminados já no final do século XIX, por intervenção do arquitecto Korrodi. 


 A direcção dos trabalhos esteve a cargo do mestre José da Silva, do Juncal, substituído em 1750 pelo seu filho Joaquim, que foi o responsável pela frontaria e pela galilé do templo. 
 Neste mesmo ano de 1750 no mês de Junho, esta igreja foi erecta freguesia, com a respectiva provisão de pároco. Desconhece-se o autor do projecto da igreja. Fosse quem fosse estava familiarizado com as obras da Basílica de Mafra. A própria frontaria do templo dos Milagres parece decalcada do modelo da Basílica. 
 Duas torres sineiras enquadram uma fachada de cinco vãos, sendo aqui o arco mais largo e abatido. No piso superior abrem-se cinco janelões. 



 Lateralmente há dois claustros, de sete arcos com portas para o interior da igreja, esta é de uma só nave. A zona dos altares encontra-se separada do resto da nave por um cancelo de balaústres de calcário. 
 A cúpula é caiada e muito funda. As janelas, quadradas, abertas na capela-mor sob a cornija apresentam-se entre superfícies de mármore preto. Alguns nichos e mísulas com estatuária animam as paredes da capela-mor. A toda a volta, painéis de azulejos setecentistas fabricados no Juncal em 1795 pelos ceramistas Silva e Sousa, netos do mestre José da Silva.

Parque de Merendas

 O parque de merendas do Ravasco é um espaço verdejante com muita sombra onde é predominante a acácia e o eucalipto que abrigam espécies como os esquilos. É o pulmão da freguesia, o sítio ideal para passear, pic-nics e festas de família. Está localizado na floresta da Colónia Agrícola com acessos por este mesmo lugar e também pela povoação da Mata. Reúne as melhores condições de lazer com várias actividades alí já montadas, como os balancés para os mais novos e o do chinquilho para os mais velhos. O espaço têm ainda água, fornalhas para churrasco e um grande número de mesas e bancos de madeira.

 Centro Hipico
O Centro Hípico Dom Cavalo nasceu em Outubro de 1999 pelas mãos dos jovens Miguel Gomes e Miguel Condeço com o objectivo de fomentar o gosto pela prática da equitação, actuando em 3 vertentes distintas:
- Lazer/descontracção(iniciação à equitação; passeios turísticos a cavalo)
- Terapia (Hipoterapia, equitação terapêutica e adaptada)
- Formação de Alunos (Equitação por selas (Dressage e Obstáculos))

Gastronomia



SOPA A LAVRADOR


Ingredientes
Metade de um Chispe,
500 gr de Toucinho,
200 gr de Feijão Manteiga,
500 gr de Batatas,
100 gr de massa,
3 ossos de Espinhaço,
1 Orelha,
1 Chouriço magro,
1 Chouriço preto,
1 Chouriço branco,
1 Couve tronchuda 
 
Modo de Preparação: 

1.   Coze-se o feijão com a carne durante 30 min, após os quais se junta os enchidos e deixa-se ferver mais um pouco.
2.   Logo que esteja tudo cozido, retira-se da água e guarda-se.
3.   Cortam-se as batatas e a couve à camponesa que vão cozer na água da cozedura anterior, à qual se irá juntar igualmente a massa que deve ferver durante 5 min.
4.   Por fim, cortam-se em pedacinhos a carne e os enchidos previamente cozinhados e adicionam-se ao preparado anterior.
A sopa está pronta a ser servida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário