Dicionário
O dicionário é uma “listagem,
geralmente em ordem alfabética, das palavras e expressões de uma língua ou um
assunto com seus respectivos significados ou sua equivalência em outro idioma”
(HOUAISS, 2010, p. 258).
Talvez você ache que seu aluno ainda
não está pronto para entender esta definição, então versões infantis de
dicionários trazem definições como: “livro que traz uma lista de palavras,
geralmente em ordem alfabética, e o que elas querem dizer” (HOUAISS, 2009, p.
138). Essencial para quem está aprendendo a ler e escrever e um grande vício
para quem sabe usá-lo em sua plenitude de funções, o dicionário pode ser um
grande aliado em sala de aula.
O “pai dos burros” tem uma origem
antiga, já que gregos e romanos já o utilizavam para esclarecer suas dúvidas.
Ainda que não fosse organizado em ordem alfabética, continha definições de
conteúdos linguísticos ou literários, bem úteis para esclarecimentos. Consultar
o dicionário é um hábito que deve ser incentivando desde a infância. Dessa
forma, a criança se familiarizará e terá menos dificuldade na hora de escrever,
além de aprender que, ao surgir alguma dúvida na escrita das palavras, ela
poderá saná-la com o dicionário.
Veja algumas atividades que podem
ajudar os alunos a criarem este hábito:
§ Produção
de um dicionário da classe
Peça para as crianças procurarem
dicionários em casa. Assim que todas as crianças estiverem com um dicionário em
mãos, a professora deve explicar que há diferentes dicionários e que em sala
eles usarão um direcionado a crianças, com definições mais simples, de acordo
com a faixa etária. Agora as crianças criarão um dicionário em ordem alfabética
com o nome da turma. Você poderia propor que eles colocassem a definição de
seus nomes, descrições de natureza física e afetiva sobre os colegas para
compor as definições.
Ordem alfabética dos nomes
Cada aluno escreve em um papel o nome
do colega que vem na sequência do seu nome na lista de chamada; o último da
ficará encarregado de escrever o nome do primeiro. Nesse momento, dependendo da
idade das crianças, é importante ter um cartaz de “Chamada” com o nome dos
alunos em ordem alfabética. O professor embaralha todos os nomes e depois
solicita aos alunos quem coloquem os papéis em ordem alfabética, colocando-os
numa cartolina para serem visualizados por todos. Para crianças maiores
você usar o sobrenome e aproveita para explicar como funciona a ordem
alfabética quando a criança tem dois sobrenomes.
Jogo de adivinhação
Divida a sala em três grupos; todos os grupos consultarão o dicionário e
escolherão uma palavra pouco usada por eles. O grupo do dicionário escreverá em
seus cadernos a definição da palavra de acordo com o dicionário, enquanto as
outras equipes criarão uma definição para a palavra escolhida. Ao terminarem,
um grupo lê as duas definições para o outro, que deve dizer qual a definição
denotativa e qual a formulada pelos colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário