domingo, 16 de setembro de 2012

FREGUESIA DE ORTIGOSA

REGIÃO                   CENTRO
SUB REGIÃO            PINHAL INTERIOR
DISTRITO                 LEIRIA
CIDADE                    LEIRIA
FREGUESIA           ORTIGOSA


Brasão
Escudo de prata, dois ramos de ortiga de verde, passados em aspa e sotopostos a um pinheiro arrancado, de sua cor e frutado de ouro; em chefe, duas flores de púrpura, botoadas de ouro e, em ponta, pé ondeado de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "ORTIGOSA

Bandeira: 
Verde. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro

Selo: 
Nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Ortigosa - Leiria".


Ortigosa é uma freguesia portuguesa do concelho de Leiria, com 13,21 km² de área e cerca de 2 mil habitantes.

Localização
Ortigosa localiza-se a 14 km do centro da Cidade de Leiria e a 40 km da Figueira da Foz. Com boas acessibilidades (estrada nacional 109, auto-estrada A17 e ainda a linha do Oeste), a passar dentro da freguesia relançam esta para boas condições habitacionais, razoável oferta de trabalho e agradável local de lazer.
Lugares: Ortigosa, Ruivaqueira, Casal, Ameixoeira, Lagoa, Relva, Matodeira, Rego D'água, Riba d'aves, Lameira e Monte Agudo.
Historia
A freguesia de Ortigosa foi constituída a 2 de Outubro de 1962 englobando nove povoações. Com uma área de 14 km², os limites da freguesia tocam os limites das freguesias de Amor, Monte Real, Souto da Carpalhosa, Milagres e Regueira de Pontes.
Diversos cursos de água atravessam ou banham os terrenos desta freguesia como o rio Lis e os ribeiros de Ortigosa, de Monte Agudo, de Vale Casal, de Vale Bom e o de Souto da Carpalhosa. Foi a conjugação de toda esta preciosa água, com a constituição geológica do seu solo que originou uma grande fertilidade dos seus campos que permitiu que aqui se desenvolvesse desde muito cedo uma próspera agricultura.
Crê-se que a maior parte dos lugares desta freguesia terão feito parte do Reguengo do Ulmar, o que significaria que até 1291 os seus campos estariam permanentemente alagados, o que impedia a fixação das populações. Nesse ano D. Dinis ordenou aos monges agrónomos de Alcobaça a secagem desses autênticos pantanais que se converteram em férteis campos de cultura. A partir daí conheceria toda esta região de Ulmar um grande desenvolvimento.
A história de Ortigosa deve andar de mãos dadas com a de Souto de Carpalhosa, freguesia a que sempre pertenceu até à sua desanexação, e cuja existência deve remontar aos princípios do século XIII. O “Couseiro” cita uma doação feita em 1218 que atesta isso mesmo.
A mesma obra, escrita em 1636, falando das ermidas de Souto, diz que existia “outra no lugar de Ortigosa, invocação de Sancto Amaro, feito no anno de 1610; he de Romagem, e no seo dia se lhe fas festa, tem ali hum modo de feira; devotos a fabricão; poto que os moradores deste Lugar, e dos vizinhos são obrigados à fábrica della; a imagem do Sancto he de vulto. 
Por curiosiodade, mais de trezentos anos depois, sobre esta mesma capela, Gustavo Matos Sequeira anotava no Inventário Artístico de Portugal: “Er-mida de Santo Amaro – Fica no lugar da Or-tigosa. Tem altar-mor, dois colaterais, e dois nichos laterais, altos. É quase uma igreja”.
Mas o anónimo autor do “Couseiro” ainda referia outra capela num dos lugares da actual freguesia de Ortigosa. Era na povoação da Riva de Aves e sob “a invocação de Nossa Senhora da Victória, feita sendo bispo D. Frei António de Sancta Maria; a imagem he de vulto”. 
Em 1721, nas respostas enviadas à Academia Real da História aparecem vários dos lugares distribuídos por diferentes vintenas. Aliás uma delas constituía mesmo a “vintena de Ribeira D’Aves, situada ao Poente (de Leiria) e constava de 15 vizinhos e dizem os antigos que procede duma antiga cidade chamada Aves, que foi baptizada pelos mouros, e no mesmo lugar está uma ermida…e é confraria”. Desta vintena constavam ainda Ruiva-queira com 30 vizinhos e Lagoa com 35.
Analisadas as "Memórias Paroquiais de 1758", escritas pelo pároco do Souto verificam-se grandes disparidades, relativamente às informações de 1721, quanto ao número de vizinhos (fogos).
Patrimonio Histórico e Cultural
                                                  Igreja Matriz
                                       Capela da Sra. da Vitória
                                                                                                     Capela Sra. da Paz
                                         Fontes de Santo Amaro
Eventos Culturais
                                                                                                 Santo Amaro (Janeiro)
§  Santo António (Janeiro)
     Nossa Senhora das Vitórias e S.Jorge (Domingo a seguir à Pascoa)
                                                                                    Nossa Senhora da Paz (Junho)
Instituições e Coletividades
                                Grupo Desportivo de Santo Amaro
                                       Secção de Judo do Grupo Desportivo de SAnto Amaro
                                            Basket Clube do Liz
                                                                                          Riba Liz Futebol Clube
§  Só Sócios
                                   Rancho “Flores da Primavera”
            Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ortigosa
                                                                                  Modeliz – Modelismo do Liz
Sanvipaz – Associação de Solidariedade Social
ATL da Ortigosa
Lazer e Desporto
Do futebol ao basket, passando pelo Judo, modelismo, btt, futsal, pesca, etc. a população ortigosense poderá desfrutar das mais diversas modalidades.
 O Sto Amaro é actualmente o símbolo mais importante na freguesia, ao disputar o campeonato distrital de futebol em Leiria, possui instalações próprias e actualmente possui um relvado sintáctico.
Actualmente o Parque Da Lagoa é o local mais mediático da freguesia. Do lazer à natureza encontramos neste sitio boas condições para a pratica de piqueniques. Ai também se encontra uma escola de transito livre e ainda um polidesportivo.
Agromuseu
No dia 27 de Junho de 2009, foi inaugurado o Agromuseu Municipal D. Julinha, em Ortigosa. A.abertura ao público teve lugar terça-feira, dia 30 de Junho.
Este espaço museológico resulta da intervenção levada a efeito pela autarquia nas instalações da antiga Casa Agrícola Pereira Alves de Matos Carreira, conhecida por todos como “Casa Saudade” e que foi doada ao Município por D. Maria Leonilde Pereira Alves Carreira, conhecida carinhosamente por “Dona Julinha”, com o objectivo essencial de garantir a preservação da memória e vivência daquele tão importante património rural, tornando-o acessível à comunidade.
O Agromuseu Municipal Dona Julinha, oferece aos visitantes actividades permanentes, com visitas guiadas num circuito que fornece toda a informação possível acerca da vida rural.
Sobretudo dirigidas ao público escolar, as hortas pedagógicas do Agromuseu Municipal Dona Julinha, são espaços próprios para os alunos, em pequenos grupos, poderem aprender e experimentar a preparar a terra, semear, plantar, mondar, sachar, regar, acompanhando todo o processo de crescimento e maturação dos produtos hortícolas. Os animais (patos, galinhas e outros) merecerão igualmente a atenção das crianças, que poderão observar e aprender os seus hábitos e dietas, para além de poderem participar nas tarefas dos tratadores.
Rituais e festividades cíclicas serão também relembrados, bem como a transformação artesanal dos alimentos, com a promoção de produtos regionais, tais como os enchidos, os queijos, o vinho, a broa de milho, os doces e as compotas caseiras.
O Agromuseu Municipal Dona Julinha, poderá ser visitado de terça a sexta-feira, das 14 às 18 horas e aos sábados e domingos, com marcação prévia. Encerra à segunda-feira e feriados de 1 de Janeiro, Sexta-feira Santa, 1.º de Maio e 25 de Dezembro.




Gastronomia



Brisas do Liz
Ingredienetes
250 g de açucar
50 g de miolo de amendoa moido
3 gemas
+ 3 ovos 
miolo de amendoa para decorar
Modo de Preparo
1.   Misture todos os ingredientes sem bater muito.
2.   Unte com manteiga e polvilhe com farinha 12 formas redondas, proprias para queques e coloque a massa.
3.   Leve ao forno a 200ºC durante 20 minutos.
4.   terminadop esse periodo, retire do calor , deixe arrefecer e desenforme.
             5. Disponha em formas de papel frisado e sirva-as decoradas com miolo de amendoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário