domingo, 9 de setembro de 2012

VIAGEM A Punta Del Este- CITY TOOR MONTEVIDEU

City Toor
Montevidéu
Montevidéu ou Montevideu ) (em castelhano: Montevideo) é a capital e maior cidade do Uruguai. É também a sede administrativa do Mercosul, da ALADI e capital do departamento homônimo, o de menor extensão entre os dezenove existentes. Localiza-se na zona sul do país, às margens do rio da Prata. É a cidade latino-americana com a melhor qualidade de vida[1] e se encontra entre as 30 mais seguras do mundo.
Em 2004, possuía uma população de aproximadamente 1 325 968 habitantes. Porém, considerando-se sua área metropolitana, Montevidéu alcança 1 968 335 habitantes, aproximadamente a metade da população do país.
Montevidéu se encontra em uma zona geográfica caracterizada como principal rota de exportação de cargas do Mercosul. Conta com uma baíaideal, que forma um porto natural, o mais importante e mais movimentado do país.
Situa-se nas coordenadas  34° 53' 01" S 56° 10' 55" O.

Etimologia

Há pelo menos duas versões a respeito da origem do nome. A primeira se baseia no diário de navegação da expedição de Fernão de Magalhães(em espanhol, Fernando de Magallanes), datado de janeiro de 1520. Esse documento registra a existência de um monte que se assemelhava a um chapéu, localizado à direita de quem navega de leste para oeste. A esse monte foi dado o nome de "Monte vi eu". Assinado por Francisco de Albo, contramestre da expedição, é o mais antigo documento em espanhol que menciona um nome similar a "Montevideo

A outra versão, apesar de não ser baseada em documentos históricos, é a mais difundida. Dá conta de que, navegando pelo Rio da Prata deleste a oeste (do Oceano Atlântico para o continente), avistou-se o sexto monte na região em que se situa a capital uruguaia, registrado como "Monte VI de Este a Oeste", ou abreviadamente: "Monte VI-D-E-O".

História

Montevidéu nasceu de um pequeno povoado de índios tapes e imigrantes das Canárias, radicados em torno de um forte construído em 1724 por ordem do governador espanhol de Buenos Aires, Bruno Mauricio de Zabala, para manter as tropas portuguesas de Manuel de Freitas da Fonseca distantes do Rio da Prata.[2] Em 1726, Montevidéu adquiriu o estatuto de cidade.

 No século XVIII, o crescimento da cidade foi estimulado pela liberdade de comerciar diretamente com as cidades espanholas, outorgada porCarlos III em 1778. Além disso, Montevidéu era o centro de exportação dos produtos pecuários da província e realizava trocas comerciais com Buenos Aires. Foi do seu porto, que esteve sob ocupação estrangeira por sete meses, que zarparam os navios espanhóis para libertar Buenos Aires, tomada pelos britânicos em 1806

Após a conquista da Espanha por Napoleão Bonaparte, e a subsequente prisão do rei espanhol, a Junta de governo de Buenos Aires declarou a independência do Vice-reinado do rio da Prata, mas em Montevidéu formou-se uma outra junta governativa, que defendia a própria independência. A disputa entre as duas cidades resultou no envio de tropas espanholas e Montevidéu foi retomada em 23 de Junho de 1814.

Conquistada por Portugal em 1817, tornou-se capital da Província Cisplatina do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve em 1821. Pertenceu aoBrasil durante o reinado de D. Pedro I, chegando a receber o título de Imperial Cidade, através do alvará de 15 de abril de 1825,[3], mas logo conquistou a sua independência, na chamada Guerra da Cisplatina, em que recebeu o apoio da Argentina. Com a independência (1828) tornou-se a capital de um novo país, o Uruguai.
Entre 1843 e 1851, Montevidéu foi palco de disputas políticas internas, na chamada Guerra Grande. Contudo, a partir da segunda metade do século XIX, recebe grande urbanização, crescimento populacional e industrial.[2]. No início do século XX, a cidade recebeu um bom contingente de imigrantes italianos e espanhóis, e a partir da dácada de 1830, uma forte migração interna, de uruguaios atraídas pelo crescimento da economia de sua capital
CLIMA
Localiza-se na margem oriental (leste) do Rio da Prata (Río de la Plata) com 67 quilômetros de costa.[4] Montevidéu tem um clima temperado com média anual de 16 °C. O inverno é muito vento, úmido e nublado. O Verão é quente e úmido, com pouco vento. No inverno, há muitas vezes uma rajada de ventos gelados e relativamente seco continental massas de ar polar com ventos frios negativos, que afectam a tranquilidade da cidade. No verão o calor pode ser embaraçoso quando uma tempestade se aproxima, por outro lado, quando o tempo está bom sopra um arrefecimento moderado durante as noites.
A menor temperatura registrada é -5,6 °C, enquanto a mais elevada é 42,8 °C. Neve é um incidente isolado na cidade, embora tenha havido um pouco de neve na região metropolitana. granizo e é uma ocorrência freqüente durante o inverno. A chuva cai com regularidade ao longo do ano, atingindo em torno de 900 mm.

ECONOMIA
A cidade é sede política e financeira do país. É em suas indústrias que são processados os derivados da , carne e couro vindos das criações do interior do país para exportação. Montevidéu também concentra indústrias calçadistas, alimentícias e têxteis e de base como de cimento, de construção naval e exploração de petróleo.[2]

Turismo

O turismo é uma das atividades econômicas mais importantes de Montevidéu.
Os vestígios do passado histórico da capital são alguns dos maiores atrativos turísticos. A Praça da Independência, a mais importante do país, possui ainda um dos portões da antiga muralha que cercava a cidade no período colonial.
A cidade tem ainda atrações como teatros, muitas lojas, centro comercial e edifícios históricos, como a sede do Congresso (Palácio Legislativo) e a Catedral (Igreja Matriz) e o Teatro Municipal (Teatro Solís). O pôr-do-sol é desfrutado no alto do Cerro onde há um antigo forte espanhol. Suas casas de jogos e praias atraem quinhentos mil turistas por ano,[22] em sua maioria argentinos, brasileiros, paraguaios e chilenos.[2]

Cultura

Algumas da universidades presentes em Montevidéu remontam ao século XIX, como a Universidade da República, de 1849, e a Universidade do Trabalho do Uruguai, de 1878. Encontram-se ainda na cidade antigos teatros, como a Casa de Comedias de 1795, o Teatro Solís de 1856, museus como o Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional de História Natural e o de Belas-Artes, e bibliotecas, como a Biblioteca Nacional 

ESPORTES
Sendo o futebol o esporte preferido dos uruguaios, Montevidéu foi sede da primeira Copa do Mundo de Futebol realizada pela FIFA, em 1930.
Seus clubes de futebol tradicionais são o Peñarol, onde atuaram Ghiggia, Pedro Rocha, Elias Figueroa, e o Nacional, onde atuaram Ancheta, Manga,Hugo de León. Ambos os clubes têm conquistas sul-americanas (Copa Libertadores da América) e mundiais (Mundial Interclubes). Recentemente, oDefensor e o Danubio vêm destacando-se no cenário nacional.
Existem também equipes de críquete e pólo, destacadas no âmbito sul-americano.
O turfe é tradicional e o Hipódromo de Maroñas, em Flor de Maroñas, é bastante freqüentado.

Transportes

A cidade é um entroncamento no transporte viário ou ferroviário do país e é servida pelo Aeroporto Internacional de Carrasco, o maior do país, e peloAeroporto Internacional Ángel S. Adami. Seu porto é o local de entrada de grande parte do comércio externo do Uruguai.















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário