REGIÃO CENTRO
SUB REGIÃO PINHAL INTERIOR
DISTRITO LEIRIA
CIDADE LEIRIA
FREGUESIA MARRAZES
Heráldica
Escudo de prata, castelo de azul aberto e iluminado do campo, sobre um monte de negro, acompanhado em chefe de uma serpe alada de verde entre dois pinheiros do mesmo frutados de ouro; em ponta três faixetas ondadas de prata e azul. Coroa mural de três torres de prata. Listel branco com a legenda a negro: "MARRAZES".
Esquartelada de verde e branco. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro
Circular, com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda: "JUNTA de FREGUESIA de MARRAZES - LEIRIA".
HISTÓRIA
Marrazes é uma freguesia urbana do concelho de Leiria, com 18,90 km² de área e 22 528 habitantes. Densidade: 1 192 hab/km².
Com uma gastronomia variada e com tradições reconhecidas, a freguesia é historicamente rica, como o testemunham
o Castelo da cidade de Leiria e os típicos restaurantes que se podem encontrar nesta localidade.
o Castelo da cidade de Leiria e os típicos restaurantes que se podem encontrar nesta localidade.
A freguesia de Marrazes é influenciada por outros aglomerados populacionais próximos, como Leiria, Marinha Grande, Pombal, Batalha, Porto de Mós, Ourém, Fátima e Alcobaça. Está também próximo de praias como a Praia da Vieira, a Praia do Pedrógão, São Pedro de Moel, Paredes da Vitória e Nazaré.
POPULAÇÃO
Marrazes situa-se dentro da área urbana de Leiria. Esta freguesia tem mais de 20.000 habitantes sendo então a mais populosa do concelho de Leiria e das que possui maior densidade populacional no distrito.
Lugares: Sismaria, Gândara dos Olivais, Rego d’Água, Outeiros da Gândara, Quinta do Aleada, Bairro das Almoinhas, Nova Leiria, Arrabalde da Ponte, Quinta da Matinha, Quinta do Bispo, Quinta de Santo António, Marinheiros, Planalto, Vale Sepal, Covinhas, Valverde, Pinheiros, Janardo e Outeiro das Barrocas.
Conhecida como sendo o local de nascimento do actual guarda-redes da Selecção Nacional de Futebol e do Sporting Clube de Portugal, Ruí Patrício, e do campeão nacional de salto em comprimento (atletismo), João Rocha, a freguesia possuí uma vasta oferta habitacional e por garantir uma considerável oferta de trabalho, graças à sua forte componente industrial e comercial, esta freguesia registou, segundo os dados obtidos pelos Censos de 2001, um crescimento populacional superior a 53%, contra a média nacional que se situou abaixo dos 7,5%.
ECONOMIA
§ Primário - 6%
§ Secundário - 45%
§ Terciário - 49%
A agro-pecuária, a indústria e o comércio são, hoje, os principais baluartes económicos desta freguesia. No entanto, a indústria é o sector onde Marrazes mais de destaca. Actualmente, as unidades industriais proliferam por toda a freguesia e prova do seu desenvolvimento é a existência da maior área industrial concelhia: a Zona Industrial da Cova da Faias (ZICOFA).
EDUCAÇÃO
No âmbito da educação, encontra-se dotada os seguintes estabelecimentos:
§ OASIS
EQUIPAMENTOS
§ Vários restaurantes típicos da região
§ Farmácias (em Marinheiros, Gândara e Nova Leiria)
§ Supermercados: Ponto Fresco, Intermarché, Bricomarché, Stationmarché, Lidl, Pingo Doce
§ Leiria City Park: Moviflor, supermercado Aldi, Vodafone
MATA DOS MARRAZES
A Mata dos Marrazes estende-se por uma área de 90 hectares, característica que lhe valeu o epíteto de “pulmão da cidade de Leiria”.
Este espaço de lazer conta com espaços verdes, parque de merendas e um circuito de manutenção aberto a toda a população.
A Mata de Marrazes será dotada de equipamentos de utilização no âmbito de actividade desportiva formal e informal, designada de Aldeia do Desporto. Equipamentos estes que se tornarão bastante importantes face ao famoso slogan desta terra: "Suba Marrazes". Esta expressão surgiu antes do começo do Estado Novo, tendo sido, por isso, censurada até à queda do regime em 25 de Abril de 1974. Alguns habitantes alegam que foi Rui Patrício quem retomou a utilização desta expressão tão característica.
Equipamentos previstos:
§ Piscina
§ Campos de futebol
§ Pavilhão multiusos
§ Campos de ténis
§ Pista de ciclismo
§ Circuitos de manutenção e circuitos pedestres
§ Parque infantil
§ Parque aventura
§ Caixas de areia (voley de praia)
MUSEU ESCOLAR
O Museu Escolar de Marrazes teve a sua origem num projecto pedagógico, posto em prática pelos professores do 1° Ciclo do Ensino Básico de Marrazes no ano lectivo de 1992/93 com o título "A Escola Através dos Tempos".
Em 2001 integrou na Rede Portuguesa de Museus, atingindo uma importante etapa no panorama museológico português. Este vasto espólio só foi possível porque os doadores surgem de qualquer ponto do país e, generosamente, entregam ao Museu Escolar os objectos que possuem para que sejam preservados, investigados e expostos.
O Museu Escolar é, por isto, um projecto único no nosso país, que se reveste de excepcional afirmação cultural e de interesse para a comunidade escolar. Está integrado na Rede Portuguesa de Museus, inscrito na Associação Portuguesa de Museologia e é membro do ICOM (International Council of Museums).
GASTRONOMIA
Marrazes dispõe alguns dos melhores restaurantes do concelho e distrito de Leiria, alguns dos quais reconhecidos nacionalmente pela excelência no serviço e qualidade gastronómica das suas ementas.
Quanto aos pratos típicos, a freguesia de Marrazes oferece aos seus visitantes deliciosos acepipes, como a Fritada (Entrecosto de Porco e Morcela de Arroz, grelos e batata cozida), e pratos de carne como a Feijoada e o Cabrito Assado.
No que toca aos doces regionais, destacam-se o “Bolo da Festa” e os Bolinhos com frutos secos, característicos do Dia do Bolinho (Dia de Todos os Santos).
Cabrito Assado no Forno
Ingredientes:
carne de cabrito q.b. partida aos bocados
5 colheres de massa de pimento doce
1 colher de massa de pimento picante
2 cebolas
2 dentes de alho
1 copo de whisky
2 copos de óleo
sal q.b.
Preparação:
5 colheres de massa de pimento doce
1 colher de massa de pimento picante
2 cebolas
2 dentes de alho
1 copo de whisky
2 copos de óleo
sal q.b.
Preparação:
1. Na véspera, misturar o óleo, o whisky, os dentes de alho picados, as cebolas picadas, a massa de pimento doce e a de pimento picante.
2. Tempera-se o cabrito com o sal e mistura-se o cabrito no molho preparado, deixando descansar até o dia seguinte.
3. Quando for a altura de cozinhar, basta levar ao forno médio cerca de 1 hora e meia.
Sirva acompanhado de batatas ou arroz a gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário