quinta-feira, 5 de julho de 2012

FREGUESIA DE OLHOS DE ÁGUA

REGIÃO                   ALGARVE
SUB REGIÃO            ALGARVE
DISTRITO                 FARO
CIDADE                    ALBUFEIRA
FREGUESIA    OLHOS DE ÁGUA



Brasão


Escudo de azul, torre quadrangular, ameiada, de ouro, frestada e aberta de vermelho, entre ramo de pinheiro de prata com pinha de ouro e cacho de uvas de ouro, sustido de prata; em campanha, três fontes heráldicas de prata e azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ OLHOS DE ÁGUA – ALBUFEIRA “.







Torre
Representa o património e o passado histórico da freguesia, nomeadamente a vigia da Torre da Medronheira, muito importante para a defesa da região.


Ramos de Pinheiro e Cacho de Uvas
Representam as actividades económicas da freguesia, com especial destaque para a exploração florestal e para a produção vinícola


Fontes Heráldica
Representam as nascentes de água doce existentes na freguesia, que estiveram na origem do seu topónimo.


Historia

Olhos de Água é uma freguesia portuguesa integrada no concelho de Albufeira, distrito de Faro, distando cerca de 6 km, com 15,69 km² de área e 3 221 habitantes (2001). Densidade: 205,3 hab/km². Tendo sido instituída enquanto freguesia a 12 de Julho de 1997.
A freguesia foi constituída através do desmembramento de território da sede concelhia, pelo que é natural que a história de Olhos de Água esteja intimamente ligada à de Albufeira. Sabe-se que o povoamento desta região é bastante recuado, sendo que a actual povoação de Albufeira foi povoada pelos romanos que lhe deram o nome de “Baltum”. 
Posteriormente, foi ocupada pelos árabes, povo a que deve a sua actual designação, com origem em “Al-buhera”, ou seja “Castelo do mar”. Albufeira foi uma das últimas povoações a cair no poder do domínio cristão, facto que só aconteceu após a tomada de Faro, tendo sido então doada à Ordem de Avis. No reino de D. Manuel I, a vila gozava já de uma importância considerável, pelo que esse monarca lhe concedeu foral, a 20 de Agosto de 1504. No século XVIII, Olhos de Água surge já mencionada como ponto de vigia na defesa da praça de Albufeira.
 A partir da década de '60 o turismo, em rápido crescimento, tem sido o grande dinamizador da economia de Olhos de Água, aumentando o número de estabelecimentos hoteleiros, comerciais, restaurantes, bares, apartamentos, hotéis.
 A desanexação de Albufeira surgiu em consequência do desenvolvimento registado pela povoação de Olhos de Água, a partir, sobretudo, da década de 70 do século passado. Nessa altura, a freguesia tornou-se um ponto turístico bastante procurado, principalmente devido às suas magníficas praias e às nascentes de água doce. 




Junto a essas nascentes de água doce, fixaram-se Fenícios, Cartagineses, assim como os Romanos, que praticaram a pesca e desenvolveram a salga e secagem do peixe, que se estenderam por todo o litoral algarvio. Recentemente em trabalhos arqueológicos, foram encontrados vestígios de tanques de salga do período romano, nas vizinhas praias Maria Luísa e Santa Eulália. 


 A freguesia de Olhos de Água deve o seu topónimo a essas nascentes, que brotam no mar e nos seus areais. Do acervo patrimonial da freguesia são de destacar: a vigia da torre da Medronheira, muito importante, no passado, para a defesa da região; e o Depósito de Água e Lavadouro Público.


Como já foi mencionado, a freguesia de Olhos de Água tem no turismo a sua maior fonte de rendimentos, no entanto, a pesca permanece ainda como uma actividade económica de considerável importância para os habitantes locais, bem como a exploração florestal e a produção vinícola.


ASSOCIAÇÕES






Grupo Desportivo e Recreativo de Olhos de Água








Rancho Folclórico de Olhos de Água




Academia Desportiva e Cultural da Praia da Falésia


Associação Cultural e Recreativa de Olhos de Água
Associação os Amigos de Olhos de Água






Centro Paroquial de Olhos de Água






EVENTOS










FEIRA DE ANTIGUIDADES E VELHARIAS












Marchas-Passeio do Algarve 2011/2012




EQUIPAMENTOS








EDIFÍCIO DA JUNTA














MERCADO MUNICIPAL
















APOIO DE PRAIA












Gastronomia




Arroz de Polvo
Ingredientes:
Para 4 pessoas
  • 1,6 kg de polvo ;
  • 2 dl de vinho tinto ;
  • 150 grs de cebola ;
  • 1,5 dl de azeite ;
  • 2 dentes de alho ;
  • 350 grs de tomates frescos ;
  • 1 pimento verde ;
  • 320 grs de arroz ;
  • 1 ramo de salsa ;
  • piripiri ;
  • sal q.b.
Confecção:
1.   Limpe o polvo das peles e lave bem.
2.   Depois de lavado, corte em pedaços pequenos.
3.   Descasque a cebola e os dentes de alho e pique fino.
4.   Retire os pés os tomates e escalde estes em água a ferver.
5.   Depois tire-lhes a pele e as sementes.
6.   Corte-os em dados pequenos. limpe o pimento das sementes e corte, igualmente, em pedaços pequenos.
7.   Leve um tacho ao lume com o azeite, os dentes de alho e a cebola.
8.   Deixe refogar.
9.   Junte o pimento e em seguida os tomates.
10.               Adicione o polvo e deixe refogar por uns minutos.
11.               Junte-lhe o vinho e um pouco de água. Deixe cozer.
12.               Tempere com sal e piripiri.
13.               Quando o polvo estiver cozido, deite o arroz, devendo cozer mais 15 minutos.
14.               Polvilhe com salsa picada.
Nota 
Este arroz, depois de pronto, deve ficar um pouco líquido (chamado arroz malandro). O polvo, após amanhado, deverá ser mortificado (batido) com uma colher de pau, para ficar mais macio e levar menos tempo a cozer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário