domingo, 15 de abril de 2012

FREGUESIA DE ERMESINDE

Adicionar legenda
REGIÃO              NORTE
SUB REGIÃO       GRANDE PORTO
DISTRITO           PORTO
CIDADE             VALONGO
FREGUESIA        ERMESINDE

 Ermesinde é uma freguesia e cidade portuguesa do concelho de Valongo, pertencente ao Distrito do Porto, região Norte de Portugal.
Pertence à área metropolitana do Porto e encontra-se a 9 km a nordeste desta cidade. É a menor das cinco freguesias do concelho de Valongo com 7,42 km², com cerca de 38798 habitantes, fazendo com que a sua densidade populacional exceda os 5000 hab/km².
É a cidade e a freguesia mais populosa do município de Valongo, sendo freguesia desde apenas desde 1836 por altura em que a Câmara Municipal estava em Alfena.
A freguesia de São Lourenço de Asmes foi resultado da desanexação da parte sul da freguesia de Alfena e foi elevada a vila em 1938. No primeiro quartel do século XX era tida como promissora estância de repouso, tal o sossego e enquadramento rural que oferecia. Em 1990, Ermesinde foi elevada a cidade.
 De ressalvar a Estação de Ermesinde, ponto focal do Entre Douro e Minho, que serve muitos dos habitantes da região na Linha do Douro, Linha do Minho e Linha de Leixões.
HISTORIA
Implantada na parte Noroeste do Concelho de Valongo e a meia dúzia de quilómetros da cidade do Porto, Ermesinde confronta a Norte com a freguesia de S. Pedro Fins (Maia), a Oeste com a freguesia de Aguas Santas (Maia), a Este com a freguesia de Valongo, a Nordeste com a freguesia de Alfena e a sul com a freguesia de Baguim do Monte (Gondomar).
 Atravessada pelo rio Leça , e abrangendo uma área de cerca sete quilómetros quadrados, esta cidade apresenta uma topografia pouco acidentada, com uma altitude média que ronda os noventa metros. 
O seu ponto mais elevado encontra-se no Lugar da Formiga (com cerca de 140 metros de altitude), ao passo que a cota mais baixa será atingida nos lugares da Cancela e da Travagem.
As poucas referências que existem, sobre o seu passado remoto, dizem-nos que, a antiga freguesia de S. Lourenço de Asmes, passou a ser oficialmente designada Ermesinde a partir da implantação da República (1910). Sabe-se que em 1911 a Junta da Paróquia de S. Lourenço de Asmes, como era então conhecida, presidida por Amadeu Vilar, requereu ao Governo Provisório que o nome oficial da povoação fosse Ermezinde.
D. Rodrigo da Cunha, no catálogo dos Bispos do Porto, editado em 1625, referindo-se às igrejas e Ermidas da Diocese diz: " S. Lourenço de Asmes, capela de S. Silvestre, 145 habitantes". O orago São Lourenço é de origem remota, aparecendo Asmes por alterações toponímicas de carácter linguístico, de Azomes (1258), Azenes (1519) e Açomes (1706). De facto no Foral que D. Manuel I concedeu à Maia em 19 de Maio de 1519, referindo-se às freguesias do concelho aparece pela primeira vez o nome Azenes. 
Segundo um documento do Século XI, o convento de Águas Santas possuía 17 casais em S. Lourenço de Azomes, integrado em Alfena e vila Gonçalo (Formiga). Nesta data já existiria não só o lugar de Azomes, mas também o de Ermezenda.
Nas inquirições de 1258 mandadas fazer por D. Afonso III, há uma referência a " um indivíduo de Ermezenda que prestou esclarecimentos sobre baldios nas terras da Maia, para organizar os reguengos da Coroa nesta região".
Etimologicamente o topónimo Ermezinde é de origem Germânica e significa "caminho íngreme". Mas há ainda outra explicação para este nome. Pelo século IX, no ano de 890, aparece uma D. Ermezenda, filha de D. Gundezindo, donatário desta região e que fez ao demolido convento dos beneditinos de Rio Tinto, importantes doações. D. Ermezenda, pertencia ao convento das monjas de Rio Tinto e seria senhora das terras onde se encontra o lugar de Ermesinde, integrada em Alfena, a dois quilómetros do lugar onde existiu o convento. O nome do lugar seria então Terras de D. Ermezenda, e começaria a povoar-se com os casais dessa senhora.
A construção das vias do caminho de ferro do Douro e do Minho em 1875, escolhendo uma zona praticamente despovoada, para bifurcação das duas linhas deu à estação o nome do núcleo mais importante da povoação que nesse tempo era o lugar de Ermesinde. Esta zona começou então a povoar-se, rapidamente, com o movimento da estação, tendo o nome de Ermesinde, começado a ser cada vez mais conhecido, ultrapassando o de S. Lourenço de Asmes, nome verdadeiro da freguesia.
 A freguesia de Ermesinde foi criada com a reforma administrativa de 1836, sendo parte desanexada da freguesia e sede do concelho - Alfena e outra com junção de vários lugares sob administração dos conventos de Águas Santas e Rio Tinto.
Ermesinde foi elevada à categoria de Vila em 12 de Junho de 1938. Em 27 de Outubro de 1979, criou-se, o Bairro Administrativo de Ermesinde, cuja área de intervenção, foi definida pelo Executivo Camarário. Em 13 de Julho de 1990, a Assembleia da República, por unanimidade, aprovou a passagem de Ermesinde a cidade.
Beneficiando de uma privilegiada localização, esta urbe sofreu nos últimos anos um crescimento e uma evolução notável, em que as intervenções do Programa Polis em muito ajudaram. Foram efectuadas melhorias consideráveis em cerca de 30 hectares de núcleo central da cidade, entre a Igreja Matriz e o antigo Edifício da Repartição de Ermesinde da Câmara Municipal de Valongo, passando pela área adjacente à Estação dos Caminho-de-ferro.
 A principal motivação desta intervenção centrou-se numa forte aposta na valorização ambiental, tendo fomentado a criação e beneficiação de espaços públicos e a recuperação e construção de raiz de edifícios vitais para o desenvolvimento da cidade, conduzindo a uma área central mais ampla e convidativa, evitando a degradação verificada em muitos locais da cidade.
Deste modo, perspectivou-se para a cidade e seus habitantes uma melhoria significativa da qualidade de vida.
Desenvolvimento Urbano
 Nos últimos dez anos, Ermesinde tem experimentado um gradual crescimento populacional acompanhado da construção de novas e modernas infraestruturas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida na cidade. 
O programa Polis permitiu não só a requalificação do centro de Ermesinde, mas também a criação de uma nova estação ferroviária projectada pelo Grupo3 Arquitectura e de espaços culturais e de lazer, como o Fórum Cultural de Ermesinde, integrado no Parque Urbano Dr. Fernando Melo.

Acessibilidades

Ao nível das acessibilidades, Ermesinde pela sua privilegiada localização, beneficia em muito por estar perto dos principais eixos viários da região. A A4, que tem aqui as respectivas portagens, A3 e A41 que passam relativamente perto, são disso o melhor exemplo.

Muito importante também ao nível dos acessos é a linha de Caminho-de-Ferro do Minho e do Douro, assim como o ramal de Leixões, tornando Ermesinde numa importante estação 


e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro que se encontra relativamente perto, no vizinho concelho da Maia.
fonte:junta da freguesia de Ermesinde
Património


                             Capela de São Silvestre
                                        Capela do Senhor dos Aflitos
                                               Externato de Santa Joana

      


      Igreja de Santa Rita
                       Igreja Matriz de Ermesinde



   


      


        Ermesinde Sport Club
§   
§  


Vários


     A "rivalidade" com a vizinha Alfena advém da proximidade de ambas as freguesias, assenta numa antiga lenda entre São Vicente (orago de Alfena) e São Lourenço (orago de Ermesinde)e na desanexação (após a reforma administrativa) de uma parte da zona Sul de Alfena para a criação da São Lourenço de Asmes, actual Ermesinde.
§  Ermesinde foi a primeira freguesia em Portugal a criar e fabricar Brinquedos, em que o material era madeira, por volta de 1927 surgiram duas empresas de fabrico de brinquedos mas o material era metal, vulgarizado chapa.
Em Ermesinde realiza-se anualmente parte substancial do consagrado festival internacional de magia MagicValongo, nesta enciclopédia por vezes referenciado como Magic Valongo.
Ermesinde tem na sua cidade o maior clube do concelho, o Ermesinde Sport Club que tem como casa o Estádio dos Sonhos e que já conta com presenças na 2ª Divisão Nacional sendo o único clube do concelho a conseguir esse feito.



Gastronomia
Reguelfa doce
Ingredientes:
140 ml de leite morno
200 g de açúcar
3 ovos  mais duas gemas batidos
70 g de margarina 
1/2 colher de café de sal
Raspa de um limão 
1 colher de sopa de sumo de limão
50 g fermento de padeiro
770 g farinha trigo
Modo de Preparo
1.          Mete-se tudo pela ordem indicada na cuba da máquina do pão.
2.          Programa-se para amassar, na minha é no 7, demora 1h30.
3.          Depois dela amassar, tira-se a massa da máquina e faz-se com a massa dois rolos, que se entrelaçam, unem-se e deixa-se levedar 1 hora.
4.          Leva-se ao forno pré-aquecido, no meu é a 200º, durante 20 minutos, quando faltar 10 minutos, pôr papel de aluminio para não queimar.

2 comentários:

  1. É bom ver que há quem se interesse pelo que é construtivo,e partilhe com os outros. Podemos aprender tanto com a História!
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. obrigado Anabela
      São palavras como as suas que nos encorajam a fazer este trabalho.
      abraços
      Eduardo

      Excluir