segunda-feira, 9 de abril de 2012

FREGUESIA DE TEBOSA



REGIÃO             NORTE

SUB REGIÃO      CAVADO
DISTRITO          BRAGA
CIDADE             BRAGA
FREGUESIA       TEBOSA


Memória Descritiva dos Símbolos Heráldicos

Mundo crucífero: Símbolo do Divino Salvador, padroeiro da freguesia.
Ponte em madeira: O nome Tebosa deriva da palavra “Tábua”.

HISTORIA

A primeira referência histórica data de 1081, é referida como "Vila de Tevolosa". O nome provém do latim "tábua", referindo às pontes locais de madeira. Entre 1092 a 1220, a vila pertenceu ao Julgado Medieval de Penafiel de Bastuço. Em 1220 retorna para o concelho de Braga.




Durante as invasões de Napoleão, o exército francês utilizou a freguesia como acampamento. Inconformadas com a invasão, algumas mulheres desta terra deixam-se capturar pelos soldados franceses, levando facas escondidas, com o objectivo de os matar durante a "violação". Infelizmente, foram descobertas e rapidamente assassinadas.




Em 1839, passa para o concelho de Barcelos com o nome S. Salvador de Tebosa. Em 1852 regressa ao concelho de Braga.








Em tempos existiu um antiquíssimo mosteiro beneditino, mas o abandono e os saques ditaram a sua destruição, restando apenas a imagem da Santíssima Trindade.



Lenda 


Como no resto do Minho, aqui também existem lendas. Aqui reza a lenda que a imagem da nossa Senhora desaparecera todas as noites da igreja, e aparecera no monte do talegre, num buraco de um grande penedo no meio da floresta. Os populares iriam busca-la e tornariam a pô-la na Igreja.
Por alturas do Verão o padre e a população, já fartos da situação, viram-se para Maria e interrogam-na sobre o local onde queria permanecer. No dia seguinte, no meio dos campos e junto a um curso local de água, os camponeses avistaram um manto de neve com cerca de 20 cm de altura e o formato de uma capela. 
 Assim fui construída a Capela da Nossa Senhora do Campo. Crê-se que o primeiro desaparecimento da imagem fora no dia 2 de Fevereiro.


Nos arredores da capela existe também um penedo, em que numa face existe uma silhueta de um bebé deitado numa depressão com o formato de uma manjedoura.

Festividades



Na freguesia realiza-se a maior festa dos arredores, as festividades do S. Brás de Tebosa são afamadas nas freguesias vizinhas.
As festividades duram três a quatro dias no primeiro fim-de-semana após o dia três de Fevereiro, devido às festividades da Senhora do Campo que se realizam no dia dois do mesmo mês.
Os fogos de artifício que se realizam durante os dias festivos e a procissão do Domingo, são os atractivos principais.
Realizam-se também as festividades da Senhora do Campo (dois de Fevereiro), Santo António (Domingo seguinte ao 13 de Junho) e a procissão da Nossa Senhora de Fátima (Maio).


Património


 



       Igreja Matriz
§  

                               Capela da Senhora do Campo
 
                                    Capela de St. António
§  Antiga Casa do Povo

   
     Museu dos Cordofones




Rancho Folclorico



Gastronomia
Pudim Abade de Priscos
Ingredientes
15 gema(s) de ovo
500 g açúcar
Lt água
50 g toucinho de presunto
1 cálice vinho do Porto
caramelo líquido
canela em pau
casca de limão


Preparação
1. Parte-se o toucinho em lascas muito finas.
2. Leve a água ao lume com o açúcar, o toucinho, a casca de limão e o pau de canela. Deixe ferver até fazer ponto de fio. Passe depois por um passador de rede e dixe amornar.
3. Bata as gemas muito bem, junte o Vinho do Porto, continuando a bater e incorpore na calda, entretanto amornada.
4. Vaze numa forma caramelizada, tape bem e coza em banho-maria, em forno quente, durante mais ou menos 40 minutos.




Tebosa: Nossa Terra, Minha Aldeia. O étimo relaciona-se 
com o latim «tabula» indiciando possivelmente uma ponte de madeira. No entanto, já pelo último quartel do séc. XI (muito concretamente, em 1081) se documentava a «vila Tebolosa»




adrio da Igreja

clube desportivo




escola




pisando uvas





5 comentários:

  1. museu dos cordofones esa familia nao presta sao ladroes . so querem e roubar a freguesia asim fes o domingos martins machado qhoando foi presidente do freguesia. e seu filho quer ir pelo mesmo caminho . mas as pesoas de tebosa ja se apreseberao .

    ResponderExcluir
  2. eu estou da mesma opiniao esa familia nao presta

    ResponderExcluir
  3. ENTÃO ONDE ESTÁ O VOSSO CONTACTO DE E-MAIL? NÃO SE DEIXEM ISOLAR!

    ResponderExcluir