quinta-feira, 29 de março de 2012

FREGUESIA DE NINE

REGIÃO             NORTE
SUB REGIÃO      AVE
DISTRITO           BRAGA
CIDADE             VILA NOVA DE FAMALICÃO
FREGUESIA       NINE

HERALDICA
BRASÃO


Escudo de prata, locomotiva de negro, realçada de ouro; em chefe, flor-de-lis de azul entre duas parras de verde; campanha diminuta de três tiras ondadas de azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ NINE – VILA NOVA DE FAMALICÃO “. 

Símbologia
A locomotiva 
Será talvez, o atributo mais emblemático desta freguesia. É obrigatório falar-se da estação de caminhos de fero de Nine, construída na época da expansão da linha férrea do Norte. O primeiro troço assegurou a ligação entre Porto e Braga, inaugurado em Maio de 1875. Só em 1884, se completou o assentamento dos carris para a circulação dos comboios nesta área nortenha. A estação foi restaurada, mais tarde, em 1920.
A flor-de-lis- 








Representação da padroeira da freguesia, Santa Maria.





As parras – 
Representa a agricultura. Inserida no denominado Vale Agrícola do Rio Este, a freguesia de Nine era caracterizada, em tempos antigos, por uma comunidade de agricultores, com várias "Grandes Casas Agrícolas", que congregava rendeiros e um elevado número de serviçais, dedicando-se as gentes da terra à criação de gado e ao cultivo de milho e vinha.
As três tiras ondadas de azul e prata – 
Representa o rio Este, que banha a freguesia.




Bandeira – 
De Verde. O Cordão e bordas de prata e verde. Haste e lança de ouro.






História
As primeiras referências a Nine, em termos de documentação surgem nas inquirições de 1220. "Sancta Maria de Nini" era a designação naquela época. Caracterizado em tempos mais antigos, por uma comunidade de agricultores, com várias "Grandes Casas Agrícolas" que congregava rendeiros e um elevado número de serviçais que se dedicavam a criação de gado e ao cultivo de milho e vinha, não estivessemos localizados em plena região minhota.
A antiga freguesia de Santa Maria de Nine foi reitoria de apresentação da mitra e comenda da Ordem de Cristo, no termo de Barcelos. Em meados do século XIX, mas propriamente em 1852, consta já na comarca e no concelho de Vila Nova de Famalicão.


Recuando a primeira metade do século XVII, o número e a configuração dos lugares que constituem a freguesia de Nine, sofre alterações que se prendem particularmente com o aumento ou diminuição geográfica. A titulo de curiosidade, foram extintos os lugares de Friães (antiga Igreja), da Cancela e do Monte e surgiram novos lugares: Lugar da Estação e da Igreja.
 Falar de Nine incita-nos a falar da sua estação de caminhos de ferro, construída na época da expansão da linha férrea do Norte, durante um período forte de emigração para o Brasil, mais tarde restaurada em 1920. 
 
O primeiro troço construído foi o que assegurou a ligação entre Porto e Braga, instaurado em Maio de 1875. 
 No referido percurso, foram estabelecidas as estações intermédias de Rio Tinto, Ermesinde, S. Romão, Trofa, Famalicão, Nine e Tadim. Só em 1884, se completou o assentamento de carris para a circulação de comboios nesta área nortenha.
Na altura da inauguração, em serviço combinado com os comboios, surgiram novos percursos, nomeadamente, Barcelos, Viana do Castelo, Valença, Alto Minho e Galiza. Ainda hoje, a freguesia ocupa uma posição de entrocamento do ramal de Braga e da continuação da Linha do Norte. Esta situação contribuiu para a introdução de uma nova profissão: o ferroviário, constituindo um grupo social marcante até aos nossos dias.
Nos terrenos desta estação podemos encontrar primitivas oficinas de reparação dos comboios e algumas locomotivas a vapor, que circularam nestas linhas até finais do séc. XIX.
A propósito do topónimo "NINE" importa recordar as histórias que acompanham os imaginários colectivos desta comunidade, criando e fortalecendo laços de identidade entre as consciências individuais. Seguindo este raciocínio, o topónimo "NINE" teve origem britânica. 
Diversos ingleses trabalhavam na construção da linha férrea do norte e desconhecendo a designação desta localidade, decidiram contar o número de estações por onde passavam. Iniciando o percurso em Braga, como forma de orientação. Assim, "NINE" seria a nona estação, daí advém "Nine" que traduzido para o português significa "NOVE".
Em termos económicos, podemos caracterizar esta freguesia como predominantemente rural, prevalecendo a exploração agrícola e pecuária. O destaque vai também para a indústria e serviços que emprega uma grande parte da população activa da freguesia. 
Património
                       - Igreja Paroquial
                  - Residência Paroquial
                  - Capela de Santo António
 - Capela de S. José - Localizada no Cemitério  Paroquial de Nine
   - Ponte de Coura ( Património Nacional )
Associações
             Associação Desportiva Ninense –
                          Grupo de Jovens -  
                  Grupo Folclórico de Nine
                 Grupo Columbófilo de Nine
Agrupamento de Escuteiros 1046 - Santa Maria de Nine
      Academia de Karaté Alex Jitsu de Nine
Grupo de Atletismo de Nine
AREA - Amigos do Rio Este
Festas e Romarias
Santa Padroeira  - Santa Maria / Nossa Senhora da Expectação.
Senhor dos Passos - 
Santo António - 
São João - .
São Pedro 
Festival de Folclore 


Gastronomia
BACALHAU A LAGAREIRO

Ingredientes:
postas de bacalhau altas demolhadas
batatinhas para assar
cebolinhas pequenas
alho
azeite (muito e bom)
sal qb

Preparação:

1.   Começe por ligar o forno, e deixe ficar bem quente.
2.   Numa assadeira coloque bastante sal e junte as batatinhas bem lavadas e com a pele.
3.   Cubra com um pouco mais de sal e coloque no forno.
4.   Numa outra assadeira coloque as cebolinhas descascadas e com um corte até meio em cruz.
5.   Tempere com um pouco de sal e leve também ao forno bem quente.
6.   Ainda noutra assadeira coloque o bacalhau apenas pincelado com um pouco de azeite para não agarrar, e leve ao forno a assar.
7.   Enquanto tudo isto assa (atenção para não queimar!), pique bastante alho e coloque num tacho de barro.
8.   Junte bastante azeite e coloque também no forno.
9.   Assim que o alho começar a querer fritar, retire do forno, tape e deixe ficar assim abafado.
10.               Assim que as cebolas, batatas, e bacalhau estiverem cozinhados, vá retirando do forno e coloque no tacho com o azeite e alho.
11.               As cebolinhas coloque-as inteiras, e, às batatas, sacuda o excesso de sal e dê-lhes o merecido murro antes de as mergulhar no azeite.
12.               Coloque as postas de bacalhau partidas ao meio e misture bem, para envolver no azeite, mas sem amassar.
13.               Sirva tudo bem quente, e, se necessário acrescente mais azeite
Sirva acompanhado por uma salada de pimento assado (eu usei de conserva) com umas azeitonas gordas e pretas previamente descaroçadas, e uns pickles, para quem gostar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário