sexta-feira, 16 de março de 2012

FREGUESIA DE RAMALHAL

FREGUESIA       RAMALHAL

                B RASÃO
Escudo de prata, "arco de murta" com seus ornatos simbólicos, tudo de verde realçado de negro; em chefe dois cachos de uva de púrpura, folhados de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "RAMALHAL - TORRES VEDRAS".




Bandeira: 
Púrpura. Cordão e borlas de prata e púrpura. Haste e lança de ouro.
Selo: 
Nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Ramalhal - Torres Vedras".

HISTÓRIA


Situada a norte da cidade de Torres Vedras, a freguesia de Ramalhal encontra-se a 7 kms da sede do concelho e com as novas rodovias a cerca de 50 kms de Lisboa. 


Tem uma área de trinta e seis quilómetros quadrados e é atravessada pelo rio Alcabrichel.
O topónimo, Ramalhal, parece estar relacionado com o próprio significado da palavra: Conjunto de ramos vegetais; ramagem; ramaria: "Sussurram assim as colmeias quando levantam voo e vão pousar longe, nos ramalhais". Assim se chega à conclusão que, no passado, Ramalhal terá tido uma mancha dominante de verde, na paisagem, certamente muito reduzida com o decorrer dos séculos e com a chegada do progresso.
É uma das mais antigas freguesias deste concelho. 

No lugar do Amial, por exemplo, são evidentes os vestígios da presença dos romanos no seu território, dos quais a ponte sobre o rio Alcabrichel não é certamente o menos importante de todos. Alicerces de construções foram também encontrados neste lugar. 
Depois da conquista de Tomar aos mouros, em 1147, D. Afonso Henriques concedeu 
uma vasta zona aos cruzados que o tinham ajudado, com a função de povoar um território totalmente desocupado. Em 1464, já Ramalhal e Amial eram lugares de relativa importância. Este último lugar já tinha igreja, como se verá adiante, aqueloutro crescia de forma imparável.
Ramalhal, como freguesia, foi criada em 1561, chamando-se então S. Lourenço do Tereno. 

A mudança do nome deu-se entre 1608 e 1656. O culto foi mais tarde transferido para a ermida da Senhora da Ajuda, porque a de S. Lourenço entrou em ruína depois do terramoto de 1755. Ainda hoje é aquela a padroeira da freguesia. Ramalhal foi um curato da apresentação da paróquia de S. Miguel de Torres Vedras.
Das "Memórias Paroquiais" de 1758, retiramos as seguintes informações relativas a Ramalhal: "Esta terra existe situada no limite do Patriarcado de Lisboa a cujo pertence, é freguesia de S. Lourenço do Ramalhal, termo de Torres Vedras. 

A paróquia existe fora de lugar, sem povoação alguma, em cima de um pequeno monte, e lhe fica da parte do nascente um varzido pelo meio do qual corre um rio, e do poente algumas vinhas que ficam juntas a um pinhal".
Do património de Ramalhal, destaca-se a actual matriz. Foi construída no século XVIII por iniciativa de um padre da Vidigueira. 

 Tem altar-mor e dois altares laterais, de rica talha dourada, em madeira do Brasil. As paredes são cobertas por azulejos pintados com cenas religiosas. Todo o pavimento é lajeado e coberto por sepulturas.


 A Estação de Comboio da C. P. é também digna de ser visitada, pelo pitoresco que encerra em si mesma. Encontram-se na freguesia duas nascentes de águas minerais, a Azenha do Ramalho e a Azenha do Paço. 


Apesar de não serem exploradas comercialmente, as suas águas são indicadas para o tratamento de doenças de estômago, intestinos e rins.
Com cerca de quatro mil habitantes, a freguesia de Nossa Senhora da Ajuda e S. Lourenço do Ramalhal, como hoje se designa, tem como principais actividades económicas a indústria de barro vermelho, grés e carvão vegetal, o comércio e a prestação de serviços. 
Uma outra prova do crescimento da povoação a todos os níveis, já que a agricultura era, no passado, o principal sustento da sua população. Aliás, a este propósito dizia em meados do século a "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira": "A freguesia produz boas frutas, vinhos e cereais. Na época de Verão é procurada como tranquilo lugar de vilegiatura. Esta pitoresca família é visitada por distintas famílias, principalmente na época do verão".


ASSOCIAÇÕES

           Grupo Desportivo do Ramalhal



Casa do Povo da Freguesia do Ramalhal




Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo do Amial
Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo de Vila Facaia
Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Abrunheira
Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Casais de Larana
Associação de Caçadores das Freguesias de Ramalhal e Campelos


Gastronomia
SARRABULHO
INGREDIENTES
½ kg de fígado 
02 pares de rim 
½ kg de carne de 1.ª moída 
02 kg de batata 
02 cebolas 
100 g de azeitona preta 
100 g de azeitona verde 
03 dentes de alho 
01 litro de vinho tinto seco 
01 litro de óleo 
150 g de calabresa 
150 g de paio 
01 lata de ervilha 
01 vidro de molho de pimenta 
01 pacote de folha de louro 
02 tomates médios 
02 pimentos médios

Modo de preparo:
1.   Corte o fígado, os rins, a calabresa, o paio, a batata, a cebola, os tomates e os pimentões e cubos.
2.   Refogue os miúdos e a carne moída.
3.   Cozinhe a batata por 30 minutos.
4.   Misture tudo.
5.   Sirva bem quente 


7 comentários:

  1. Eu vivo nesta terra Ramalhal gosto desta terra e dos seus antepassados e aprendi mais sobre esta terra

    ResponderExcluir
  2. adorei tudo o que foi escrito sobre o Ramalhal, desde já gostava de dar a os parabéns a quem escreveu e também gostava de saber quem é !...

    ResponderExcluir
  3. adorei tudo o que foi escrito sobre o Ramalhal . Gostava de saber quem publicou , e dar-lhe os PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nasci em Vimioso e vim para o Brasil aos 7 anos
      hoje tenho 72 e o blog e uma maneira de estar perto das origens e tambem para que todos aqueles que estão fora das origens possam matar as saudades

      Excluir
  4. há umas correções a fazer,a receita do serrabulho não é assim.
    E Ramalhal pertence ao concelho de Torres Vedras e ao distrito de Lisboa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela correção
      Quanto a receita envia-me a receita que conheces
      eduardo.quadrado@holomatica.com.br

      ou publica- a aqui

      Excluir
  5. LUISA
    OBRIGADO PELA CORREÇÃO
    QUANTO A RECEITA PEÇO-TE ME ENVIES A RECEITA CERTA
    EDUARDO
    eduardo.quadrado@holomatica.com.br

    ResponderExcluir