sexta-feira, 23 de março de 2012

FREGUESIA DE ENTRADAS

REGIÃO             ALENTEJO

SUB REGIÃO      BAIXO ALENTEJO
DISTRITO           BEJA
CIDADE             CASTRO VERDE
FREGUESIA       ENTRADAS


Brasão:
Escudo de prata, carneiro e abetarda de vermelho, alinhados em faixa, o primeiro volvido; em chefe, cruz da Ordem de Santiago, de vermelho; em campanha, um molho de três espigas de trigo de verde e dois pés de papoila, de verde, floridos de vermelho, atado de azul. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: «ENTRADAS»





Bandeira:
Azul. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.

Selo:

Nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Entradas - Castro Verde»

Documentos Oficiais: Parecer emitido a 05 de Setembro de 2000; D.R.: Nº 279 de 04 de Dezembro de 2000; DGAL: Nº 1/2001 de 03 de Janeiro de 2001.






Entradas é uma pequena localidade no coração do Baixo Alentejo. Com cerca de 700 habitantes, é apontada como um exemplo de arquitectura popular e destaca-se pela excelente gastronomia. 


A expressiva Avenida de Nossa Senhora da Esperança, com os seus verdejantes jardins, é o cartão de visita de uma terra com um rico património religioso, que pode ser apreciado nas igrejas Matriz, da Misericórdia e de Nossa Senhora da Esperança, todas classificadas como imóveis de interesse público. Entradas pertence ao concelho de Castro Verde e está situada junto ao IP-2, a 10 km da sede do município e a cerca de 30 km da cidade de Beja.

HISTORIA
Entradas é uma freguesia portuguesa do concelho de Castro Verde, com 75,92 km² de área e 649 habitantes (2011), a vila tem 753 habitantes.[1]Densidade: 8,5 hab/km².
Recebeu foral, é vila, e foi sede de concelho entre 1510 e 1836. Era constituído por uma freguesia e tinha, em 1801, 563 habitantes.
 Mantendo uma organização urbana tradicional, a vila de Entradas oferece ao visitante um interessante património construído, em particular ao nível do património religioso
Aí destacam-se a Igreja Matriz (século XVIII), a Igreja da Misericórdia (século XV/XVI) e a Capela de Nossa Senhora da Esperança(século XVI).
Com um espaço ajardinado de dimensões raras em aglomerados rurais de interior, a Avenida de Nossa Senhora da Esperança, oferece-nos uma paisagem interior que importa salientar, pela sua frescura e bom gosto, associada aos ancestrais passeios de pedra irregular e de forma oval.
A gastronomia é um cartão de visita obrigatório nesta vila, já que ultimamente surgiram novos restaurantes que vieram enriquecer a gastronomia tradicional.
 A freguesia de Entradas é igualmente rica ao nível do património natural. As aves estepárias encontram aqui o seu habitat e, na última década, o trabalho desenvolvido por diversas entidades, com especial destaque para as ligadas às práticas agrícolas
tem permitido classificar o território como essencial para a conservação de determinadas espécies, como é o caso da abetarda, que está na origem da classificação ambiental da quase totalidade do território da freguesia enquanto ZPE  Rede Natura 2000.
Recebendo foral de D. Manuel I em 1510, Entradas foi sede do concelho até 1836, integrando então o concelho de Castro Verde. Historicamente, este território assume um papel estratégico importante. Não apenas por passar aqui a antiga via que ligava o porto fluvial de Mértola ao interior do Baixo Alentejo, mas igualmente por se localizar na "entrada" do Campo Branco, território de destino dos grandes rebanhos de ovelhas em particular nos séculos XV a XVII, pertencentes à Casa Real.
A vila realiza a sua festa anual, "Festas de Santiago", no último fim-de-semana de Julho.



PATRIMONIO


                 Igreja da Misericórdia de Entradas
             Capela de Nossa Senhora da Esperança 

          Castelo Velho de Cobres ou Castelo de Montel



EQUIÁMENTOS

CENTRO CULTURAL

O Centro Cultural, situado junto ao IP-2, na entrada Norte da localidade, é uma ampla sala equipada com condições para teatro, cinema, espectáculos musicais e outras actividades de salão. Possui um amplo bar com copa e instalações sanitárias.
O espaço foi reabilitado e adaptado para estas funções a partir de um velho celeiro desactivado da EPAC, adquirido pela Câmara Municipal de Castro Verde



CAMPO DAS ESCOLAS
O campo de futebol do Entradense foi construído no final dos anos Setenta e, por estar próximo do recinto das escolas do ensino básico, foi baptizado como Campo das Escolas. Equipado com balneários modernos, um posto médico, arrecadações e sanitários, o campo de futebol tem piso de terra batida e é normalmente utilizado pelas equipas de futebol da SRD Entradense.

POLIDESPORTIVO DESCOBERTO

Localizado no espaço das escolas básicas de Entradas, este campo polidesportivo está devidamente preparado para a prática de várias modalidades, nomeadamente o Basquetebol, Andebol, Futsal e Ténis, estando apetrechado com uma pequena bancada. Devido ao local onde está situado, o espaço tem como principais utilizadores as crianças que frequentam o ensino básico em Entradas.

LAR FREI MANOEL DAS ENTRADAS
Instituição de solidariedade social, foi criado em 1992 e está vocacionado para o apoio à terceira idade, através de serviços de acolhimento no edifício da antiga Casa do Povo e prestação de apoio domiciliários. Prestam apoio a cerca de 80 idosos e tem 15 funcionárias.


SOCIEDADE RECREATIVA 
E DESPORTIVA ENTRADENSE

Fundada em 3 de Fevereiro de 1935, é a mais antiga instituição da freguesia. Com sede na Rua do Arrabalde, nasceu como Sociedade Recreativa Entradense mas, em 1982, ganhou a componente desportiva. Tem cerca de 500 associados e promove a prática do futebol e atletismo.





CLUBE DE CAÇADORES DE ENTRADAS






Criado para dar resposta aos inúmeros adeptos da caça na freguesia, tem instalações junto à Sociedade Recreativa, gere uma vasta zona de caça associativa e reúne cerca de 90 sócios.





Gastronomia
Sopa de Cação

biblioteca




camara





coral




dança



dia de festa







                 escola





hidro




jardim





jardim







museu da ruralidade






praça




rua



violas





vista


















3 comentários:

  1. Existe alguma confusão na colocação de imagens.
    Muitas não são sequer imagens da vila, outras não têm nada a ver com os locais indicados. Recomendo revisão, mas agradeço o destaque dado aqui à minha vila também.

    ResponderExcluir
  2. Acho que a Sra. (Sr.) nao conhece a sua vila.

    ResponderExcluir
  3. Resido no Brasil. Passei aí o ano passado, e almocei no modesto café Ailo, porem muito bem servido. Agora que vou voltar a Portugal, preciso me comunicar com o proprietario para marcar o dia que vou lá almoçar, e não estou conseguindo numero do telefone. Muito agradeço a coloboração para este atendimento. David de Oliveira.

    ResponderExcluir