quinta-feira, 22 de março de 2012

FREGUESIA DE BALEIZÃO



REGIÃO             ALENTEJO
SUB REGIÃO      BAIXO ALENTEJO
DISTRITO           BEJA
CIDADE             BEJA
FREGUESIA       BALEIZÃO



BRASÃO
Escudo de vermelho, um chapéu de ouro, de copa redonda e desabado, em abismo, acompanhado por duas cabeças de touro de prata, realçadas de negro, em chefe, e uma foice do mesmo, em ponta. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : BALEIZÃO.


Localização e Geografia


Situada no Baixo Alentejo, entre as cidades de Beja e Serpa, a freguesia de Baleizão é uma freguesia do concelho de Beja e tem uma área de 138,25 km², pelos quais se distribui a aldeia de Baleizão. Está a 13Km da cidade de Beja e a 47Km da fronteira espanhola (povoação de Vila Verde de Ficalho). De forma a conseguir visualizar de uma forma eficiente o mapa de Baleizão, seleccione a opção Turismo do menu Freguesia.

Baleizão é uma freguesia do concelho de Beja.A Freguesia tem uma área com 138,25 km² de área e 1056 habitantes. É uma das freguesias mais importantes do concelho de Beja. Aqui foi assassinada, em 1954, a jovem Catarina Eufémia, durante uma manifestação pelos direitos dos trabalhadores rurais alentejanos. A freguesia é delimitada pelos concelhos da Vidigueira e Serpa e pelas freguesias de Quintos, Salvada e Neves. Está situada a 13 Km da cidade de Beja   e a 47 Km da fronteira espanhola(povoação de Vila Verde de Ficalho). O povoamento da freguesia remonta a épocas pré-históricas. Local com grande história como podemos ver pelos nomes das propriedades, montes e áreas específicas.
 Castelos - mostra relação com, provavelmente, a existência de um aldeamento lusitano antes dos romanos.

Comenda - indica que o território de Baleizão pertenceu em tempos a um nobre local: D. Pedro XIX.
 Frades - indica prédios de corporação monástica, o que mostra que pode ter existido um pequeno cenóbio nos séculos centrais da Idade Média, apesar de não existir nenhum registo documental.
Paço - está ligado à nobreza medieval.

Sesmarias - relacionado com a agricultura e com a respectiva lei.



Património
Freguesia com elevado património cultural e histórico, como por exemplo a

                              igreja paroquial, a
Ermida de S. Luís, a
Igreja do Fidalgo,
casa senhorial com capela (Monte do Olival),
fortins,
Quinta de S. Pedro,
moinhos de água e muitos


                            vestígios arqueológicos. 

GRUPO   CORAL


Gastronomia
Tem como gastronomia tradicional a açorda alentejana, as migas, o ensopado de borrego e a vinagrada, no que toca a doces predominam os bolos da amassadura, bolos folhados, cristas e merendeiros.

Gastronomia
VINAGRADA

INGREDIENTES

Azeite,

 alho pisado com sal;

água fresca do cantarinho (infusa ou quarta, conforme a região);

Vinagre,

pão migado à mão,

oregãos para perfumar (o uso dos orégãos não é obrigatório).



ADIÇÃO

Esta é a base da sopa fria que se come como alimento e refresco, durante o duro Verão alentejano.


Foi depois enriquecendo com a adição de pepino, tomate e pimentos verdes picados em bocados pequenos.

É prato turístico em hotéis, batido com um puré frio a que se adiciona, por vezes, ovo cozido e a que subtrai quase por completo – ou completamente – o pão.

O seu acompanhento mais próprio são as azeitonas.

Festividades
Tem como festas e romarias a festa de Nossa Senhora da Graça e o Senhor dos Passos
Economia
Predomina o sector primário como base da economia da freguesia, apesar de já existirem muitos trabalhadores no ramo do comércio e serviços na cidade de Beja. Sementeira de trigo e girassol e mais recentemente culturas de vinha e olival são as principais explorações agrícolas, ainda uma zona de montado que é explorada com a criação de gado bravo de onde saem muitos touros para corridas em Portugal e no estrangeiro com ferro de renome internacional.
Curiosidades
Baleizão, também conhecida por Terra de Catarina herdou este nome devido à coragem de uma mulher trabalhadora que enfrentou as forças da autoridade, pelas quais foi assassinada. Coragem que fez dela ídolo da população e que ainda hoje, 50 anos após a sua morte e 30 anos após a primeira possibilidade de homenagem, quase um milhar de pessoas esteve presente no 19 de Maio junto ao local onde foi assassinada.
Freguesia rural mas de infinita beleza marca todos os que por lá passam como diz a canção (moda) a que deu origem:
"Ó Baleizão, Baleizão / Ó terra Baleizoeira / eu hei-de ir pra lá morar / Queira o teu pai ou não queira". Também adaptada a Catarina Eufémia e como mais uma homenagem que este povo lhe prestou: "Ó Baleizão, Baleizão / Ó terra de Catarina / Onde nasceu e morreu / Com uma bala assassina".

Grupos Corais

Baleizão é uma das aldeias que tem como objectivo manter a sua própria cultura e algumas tradições. Estas práticas são desta forma facilitadas com o apoio e colaboração dos dois grupos corais da freguesia,sendo um masculino e outro feminino. Com a sua ajuda foram já recuperadas algumas modas tradicionais e também algumas práticas e danças.Estes grupos corais, acabam assim por levar um pouco da nossa cultura por todo o país por onde vão cantar.






Um comentário:

  1. Minha terra natal.Tantas saudades meu Deus .
    Sai de lá com dezasseis anos ,infelizmente já não tenho lá familiares mas a paixão pela minha aldeia não morreu .quem me dera poder regressar mas não é possível .

    ResponderExcluir