segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

FREGUESIA DE CABANAS DE TAVIRA


REGIÃO                    ALGARVE
SUB-REGIÃO            ALGARVE
DISTRITO                 FARO
CIDADE                   TAVIRA
FREGUESIA             CABANAS DE TAVIRA

BRASÃO
          
 Escudo de azul, almadrava (barco regional) de prata, vestido do mesmo, mastreado de negro e realçado de vermelho, navegando em campanha ondada de prata, carregada de faixeta ondada de verde, onde nadam dois atuns de prata; acantonados em chefe, dois chaveirões de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: "CABANAS DE TAVIRA".

BANDEIRA
Bandeira branca, com cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.

HERALDICA 

Almadrava (barco regional) e atuns
"... almadrava (barco regional) de prata, vestido do mesmo, mastreado de negro e realçado de vermelho ..."
"...dois atuns de prata ..."
Representam a origem de Cabanas, ligada à exploração da pesca do atum.


Ondas de prata e verde

" ... campanha ondada de prata, carregada de faixeta ondada de verde ..."
Representam a praia e o mar, fontes de riqueza da freguesia, cuja economia assenta em actividades relacionadas com a pesca e, na actualidade, com o turismo.


Chaveirões


"... acantonados em chefe, dois chaveirões de ouro ..."
Representam as cabanas, primeiro tipo de habitação da terra e que lhe deram o nome.





HISTORIA
Cabanas de Tavira é uma jovem freguesia do município de Tavira, localizada em pleno coração da Reserva natural da Ria Formosa, na zona oriental do Algarve. A freguesia foi desanexada da freguesia vizinha de Conceição e a sua criação data de 20 de Junho de 1997. A sede da freguesia é Cabanas, também recentemente elevada à categoria de vila, a 19 de Abril de 2001.
Para além da vila, a freguesia é constituída pelos seguintes lugares: Gorgulho, Canadinha, Canada, Arrancada, Pocinho de Oliveira, Gomeira, Barroquinha, Barroca, Morgadinho, Morgado, Baleeira e Lacém.
 A área total da freguesia é de 4,8 km2 e as suas fronteiras são as seguintes: a norte, no sentido oeste este a via ferroviária até ao ponto em que esta cruza com a E.N. 125, passando a partir desse ponto a ser esta última a sua fronteira norte; a este, o ribeiro do Lacém; a oeste, a ribeira do Almargem; a sul, o oceano Atlântico.
O registo demográfico da freguesia é de 1181 habitantes permanentes, número que aumenta consideravelmente na época estival, em virtude do fluxo turístico.
A história de Cabanas, encontra-se intimamente ligada à pesca do atum. Por volta do ano 1734, na sequência da fundação da Armação dos Mares de Tavira, surgiram as primeiras cabanas, indispensáveis à recolha dos apetrechos de pesca e ao alojamento da companhia. As cabanas situavam-se a levante, junto da barra, e as referências ao local utilizam o topónimo Cabanas da Armação.
Durante mais de vinte anos, são feitas várias referências às Cabanas, mas apenas como residência sazonal. O nascimento da primeira criança, aí ocorrido fora da época da pesca do atum, verificou-se apenas em 1757, e no ano seguinte, a Câmara de Tavira concede o primeiro aforamento de que há notícia em Cabanas da Armação. A partir desta data, os primeiros habitantes a título permanente, terão começado a construir as suas próprias residências.
Sempre muito ligada às artes piscatórias, Cabanas em 1973, viu nascer o primeiro empreendimento turístico - Pedras da Rainha - e, com ele, assistiu-se a uma oferta considerável de postos de trabalho. A partir de então, o futuro da povoação mostrou-se imensamente promissor, apostando claramente no turismo.
A população, nos dias de hoje, dedica-se ainda à pesca sendo, no entanto, o turismo o mais importante motor para o seu desenvolvimento económico.
 Cabanas oferece a quem nela vive e aos milhares de turistas que anualmente a visitam, um riquíssimo património natural, através da sua paisagem esplendorosa, da sua fauna e da sua flora. A praia de Cabanas é um extenso areal com aproximadamente 7 km, de areias claras, dunas ondulantes e águas límpidas, tendo bandeira azul desde 1989 consecutivamente.


A avenida Ria Formosa, "sala de estar e de visitas" da vila, fronteira à ria com o mesmo nome, proporciona um ambiente pitoresco, de onde se contempla a ria e a costa, enquanto se pode saborear, nos sucessivos restaurantes, o melhor da gastronomia local.


Locais de Interesse

Igreja Nossa Sra. Do Mar
     
 A padroeira da freguesia é nossa senhora do Mar e o local de devoção é a igreja com o mesmo nome, inaugurada em 24 de Abril de 1994, tendo sido ampliada e remodelada em 24 de Junho de 2008.

Forte de S. João da Barra
Em termos de património edificado, Cabanas de Tavira dispõe de uma fortaleza de natureza militar - a fortaleza de São João da Barra, localizada a este da vila de Cabanas, junto à Ria Formosa -, hoje propriedade privada. Esta fortaleza foi construída em 1656 pelo Conde Val de Reis, ampliado em 1670, estando esses trabalhos concluídos em 1672.
 Danificado pelo terramoto de 1755, foi remodelado em 1793, no reinado de Maria I de Portugal. Após a Guerra Civil Portuguesa (1828-1834), foi parcialmente desactivado, conservando uma pequena guarnição até 1897. No início do século XX, foi totalmente desactivado e, em 1905, foi adquirido por particulares. Actualmente constitui-se num empreendimento turístico.

Ria Formosa


 O Parque Natural da Ria Formosa estende-se ao longo de 60 km da costa do sotavento Algarvio, entre o Ancão e a Manta Rota, distribuídos por vários concelhos, sendo a nossa freguesia banhada por esta magnifica paisagem. Aqui a natureza impõe-se nos vastos espaços, na flora e fauna variadas, onde se desenvolve um canal (rio). Estas características naturais e a sua situação geográfica elegeram-na como área de grande importância do ponto de vista da avifauna, sobretudo a aquática, bem como da flora e da paisagem.
Praia

 Cabanas é o paraíso das praias mais belas de Portugal. Uma praia de eterno encanto com alguns km de areia dourada, repleta de conchas de todos os feitios, de um cálido mar azul-turquesa. Nela as férias têm a dimensão do cosmopolitismo, da família ou da solidão, mas sempre com a presença do sol, onde os corpos se bronzeiam e do magnífico oceano Atlântico para darmos um mergulho nas suas águas frescas. Praia com bandeira Azul desde 1989.


Gastronomia



Barriga de Atum
Ingredientes
- 1 kg barriga de atum
- 1 molho de coentros
- azeite q.b.
- 3 dentes de alho
- sumo de 1 limão

Preparação

1.   Deixar a barriga de atum em água durante meia-hora antes de grelhar.
2.   Escorrer a água e grelhar.
3.   Para o molho, picar os coentros e os alhos,
4.   juntar o azeite e o sumo de limão. 
Acompanhar com batatas cozidas e salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário