Meu primo Luiz que lá mora foi mostrar a freguesia a todos
Antes ele nos falou da história:
Pinelo é uma freguesia portuguesa do concelho do Vimioso, com 33,13 km² de área e 271 habitantes (2001). Densidade: 8,2 hab/km².
A antiga povoação de Pinelo é uma aldeia cheia de história, dividida por um “regato” (curso de água). Dista oito quilometros de Vimioso, cinco de Argozelo e de Vale de Frades. Ainda hoje é conhecida como terra de muito azeite, mas a falta de mão-de-obra, provocada pelo fenómeno de abandono da população para os grandes povoados condiciona a apanha de toda azeitona.
As festas tradicionais ocupam lugar de destaque na sociedade de Pinelo.
ESTELA FUNERÁRIA
O achado reveste-se do maior interesse arqueológico pelo seu tamanho, peso e altura, no dizer do Dr. Belarmino Afonso, pois mede 1.90 m de altura e 0.55 m de largura e pesa para cima de 300 kg. Tendo-se deslocado ao local, o Dr. Belarmino Afonso fotografou e tirou apontamentos, comunicou o acontecimento ao Dr. José da Encarnação que testemunha: Trata-se de um belíssimo exemplar muito bem conservador e, felizmente, legível na sua totalidade:
Depois de nos contar a historia levou-nos a visitar a igreja e os principais locais de Pinelo e mostrounos fotos panoramicas
http://www.guiadacidade.pt/portugal/poi/15077/04/aldeia-do-pinelo
Visita o Chat
ResponderExcluirola, sou Élide Fátima Pires, moro no Brasil, e meu avô, José Raimundo Pires, saiu de Pinelo Vimioso em 1912, aos 28 anos de Idade, sua mãe, Regina Pires, creio ser parente dos Pires moradores há anos nessa Freguesia.
ResponderExcluirMeu avó, era casado com Maria Augusta Moraes, ou Morais, Pires, tinham um filho, Manoel Pires, que ainda criança, emigrou com os pais para o Brasil.
Se algum, de vocês, tiverem notícias, da minha família, por favor, enviem-me!! Estou sedenta de saber da minha origem!!
Agradeço, a quem puder ajudar-me,
Élide Fátima Pires
Brasil!!