domingo, 3 de outubro de 2010

Festas e romarias de Portugal


1º.  domingo do mês
Festa de N. Sa. Do Patrocínio
Matas – Ourém
INFORMAÇÕES GERAIS
Área Total:  13.2 km
Nº de Lugares:  16 
População Residente Total:  1.052
Nº de Edifícios: 581
Ocupação Humana: 8%
Ocupação Florestal: 67%
Ocupação Agrícola: 17%
FONTE: INE (2001) e Município de Ourém
 
CARACTERÍSTICAS DA FREGUESIA
Santo Patrono:  Nossa Senhora do Patrocínio  
Festas e Romarias: Festa de Santo António e Santa Marta (1º Domingo Julho), Festa de Nossa Senhora do Rosário (3º Fim-de-semana Agosto) Locais de Interesse Turístico:  Moinhos de Água, Paisagem Ribeirinha
| 
HISTÓRIA
O fitotopónimo Matas já por si é revelador da pronunciada mancha florestal que se abate sobre este território fértil. Banhada por várias linhas de água e com posição a poente do concelho, esta freguesia é uma das mais jovens do concelho, pelo que alcançou autonomia em 1984 por desanexação de Espite.

Das encostas vinhateiras, passando pelos pinheirais e até pelos extensos campos de milho, integra desde há muito uma verdadeira economia sustentada pelos proventos da terra. Disso são exemplo as azenhas e os moinhos de rodízio movidos pela força das águas que convidam à visita e, porque não, à compra de um saco de farinha transformada segundo preceitos artesanais? Mais se recomenda uma visita ao local em Setembro, por altura das desfolhadas.

Existiu em tempos uma capela em honra de N.ª Sr.ª do Patrocínio à qual se associa a lenda de que tendo a imagem da santa sido transferida para Espite, viria a aparecer nas Matas, repetindo-se tal aparição tantas vezes quantas a imagem fora levada para a então sede da freguesia.

O culto religioso viria ainda a ser materializado pela construção da capela de St.ª Quitéria em 1777 e da capela da Vesparia também no séc. XVIII; dois imóveis que hoje, embora com alterações, continuam a servir os crentes e a receber visitas. E se por um lado a devoção da população é antiga, a elevação canónica da freguesia era confirmada somente em 1993.

Matas partilha ainda com outras freguesias o belo cenário oferecido pelo Cabeço de Óbidos, que segundo o imaginário colectivo, estava destinado a acolher o castelo que acabaria por se alojar num morro em Ourém.

A recente elevação de Matas a freguesia não a desencorajou de nos últimos anos conquistar, juntamente com a autarquia, postos de trabalho pela criação de empresas e um importante conjunto de equipamentos que viriam a beneficiar as suas gentes.
|
HERÁLDICA
Brasão : escudo de prata, duas matas de verde, floridas de sua cor, acompanhadas em chefe de uma flor de liz azul em ponta de uma roda de azenha de púrpura. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas «MATAS - OURÉM». Bandeira : de púrpura. Cordão e borlas de prata e púrpura. Haste e lança de ouro. Selo : nos lermos da lei, com a legenda «Junta de Freguesia de Matas – Ourém».
Bolinhos dos Santos
Época: Fim de Outubro/Início NovembroIngredientes:
1Kg de massa de padeiro,
0,5 Kg de açúcar,
125g de margarina,
3 ovos,
0,5 dl de azeite,
1 colher de chá de canela,
1 colher de chá de erva doce,
1 colher de chá de bicarbonato de sódio,
Frutos secos a gosto (nozes, pinhões, passas),
raspa de limão,
Farinha qb.,
Água

Modo de Preparação:
  1. Num recipiente largo e apropriado ao efeito, junta-se a massa de padeiro com o açúcar, o azeite, os ovos e um pouco de água, envolvendo tudo muito bem.
  2.  Posteriormente adiciona-se de forma gradual a farinha, mexendo sempre até se obter uma massa fácil de manusear à qual se junta a canela, erva doce, raspa de limão, bicarbonato de sódio e os frutos secos.
  3. Com a massa obtida moldam-se bolas do tamanho desejado, pincelam-se com ovo batido, polvilham-se com açúcar e vão cozer em forno bem quente (preferencialmente forno de lenha).
FONTE
http://www.cm-ourem.pt/Site/FrontOffice/default.aspx?module=Article/Article&ID=284

Nenhum comentário:

Postar um comentário