sábado, 30 de outubro de 2010

A DOS NEGROS

A Dos Negros

REGIÃO                   OESTE
SUB REGIÃO            LEIRIA
CIDADE                   OBIDOS
FREGUESIA             A DOS NEGROS

A dos Negros é uma freguesia portuguesa do concelho de Óbidos, com 16,82 km² de área e 1 493 habitantes (2001). Densidade: 88,8 hab/km².

Actividades económicas: As principais actividades económicas são a agricultura, construção civil e a indústria cerâmica.
Padroeiro: Santa Maria Madalena
Festas e Romarias: Santo Amaro (15 de Janeiro) Mártir São Sebastião (20 de Janeiro), Santo António (13 de Junho), Festa do Corpo de Deus (Junho), Santa Maria Madalena (em honra da Santa padroeira da freguesia a 22 de Julho, Espírito Santo (Maio ou Julho), Nossa Senhora da Assunção (15 de Agosto), Menino Jesus (25 de Dezembro).Feiras:
Colectividades e Associações:
Grupo Desportivo e Recreativo de A dos Negros; Associação Recreativa e Desportiva União Sancheirense; Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Gracieira; Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Educativo de A-dos-Negros, Associação de Desenvolvimento Social da Freg. de A-dos-Negros; Associação de Caça e Pesca de A dos Negros; Rancho Folclórico e Etnográfico "Estrelas do Arnóia" (A.R.D.U.S.).Gastronomia:As principais especialidades gastronómicas da freguesia são as misturadas. O vinho branco maduro é afamado. Na freguesia há a tradição da matança do porco.
Povoações:

A freguesia foi criada durante a segunda metade do século XVIII, possivelmente um pouco depois do terramoto de 1755. Segundo o investigador Pinho Leal o seu nome derivará de Cecílio Negro, um corajoso capitão lusitano, que viveu vinte anos antes de Jesus Cristo.

Antes de 1147, existiam várias povoações entre Leiria e Lisboa, onde residiam grandes núcleos judaicos, com sinagogas e hábitos de vida própria. Foi personagem importante um rabi-mor chamado Iáhia Aben-Yasich, e quem segundo o historiador Joaquim Veríssimo Serrão na sua obra História de Portugal, D. Afonso Henriques nomeou mordomo e cavaleiro-mor, em recompensa de serviços prestados na luta contra os Mouros, e concedeu a Aldeia dos Negros. Este historiador diz ainda "que esta doação se refere à tomada de Óbidos em 1148, tem que se aceitar a identificação com a actual povoação de A dos Negros, situada a 4 km". Sobre este assunto, outros autores estudaram, como Meyer Kayserling na obra História dos Judeus em Portugal e João Evangelista na sua obra A dos Negros: uma aldeia da Estremadura. Segundo este último autor, no século XIX, os campos desta freguesia estavam cobertos de matagais, com muitas árvores (sobreiros, azinheiras, loureiros e medronheiros).

No Cadastro da População do Reino, efectuado por D. João III em 1527, a Aldeia dos Negros era um pequeno aglomerado com 20 fogos (cerca de 90 habitantes). Em 1757, o número de fogos já era de 122, tendo o povoamento da aldeia sido feito pelos campos adjacentes.

No campo eclesiástico, a apresentação do pároco era de responsabilidade do povo que lhe doava de côngrua, noventa alqueires de trigo, trinta de cevada e duas pipas de vinho. Durante algum tempo, esta freguesia esteve subordinada à Colegiada de São João de Mucharro, cujo prior tinha o dever de ir anualmente à igreja de Santa Maria Madalena cantar a festa da santa padroeira.

·         Igreja Matriz de Santa Maria Madalena em A-dos-Negros;
·         Igreja do Espírito Santo em Sancheira Grande;
·         Igreja de São Sebastião em Casais da Areia;
·         Capela do Santíssimo Sacramento em A-dos-Negros;
·         Capela do Menino Jesus em Gracieira;
·         Capela N. Sra. Assunção em Areirinha;
·         Capela de Sto. António em Quinta do Carvalhedo;
·         Capela de N. Sra. de Fátima em Casais da Areia;
·         Capela de Sto. Amaro em Sancheira Pequena;
·         Quinta do Rolim e Relógio do Sol em Sancheira Pequena;
·         Quinta do Cabeço;
Q  Quinta da Botelheira;
palacio



Gastronomia
misturadas
Ingredientes:
2 Francos de feijão manteiga cozido
3 Cenouras
1 Cebola
½ Couve lombarda
3 Dentes de alho
1 Folha de louro
4 Colheres de sopa de azeite
Sal


Modo de Preparo:
1.  Levar ao lume numa panela um frasco de feijão, duas cenouras e a cebola.
2.  Quando as cenouras e a cebola estiverem cozidas reduzir tudo a puré.
3.  Acrescentar a cenoura ás rodelas, a couve, o alho picado e a folha de louro.
4.  Temperar com azeite e sal e deixar cozer.
5.  Quando estiver quase cozido adicionar o outro franco de feijão.
6.  Deixar apurar e servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário