sábado, 17 de setembro de 2011

FREGUESIA DE PADIM DA GRAÇA


REGIÃO                   NORTE
SUB REGIÃO            CAVADO
DISTRITO                 BRAGA
CIDADE                      BRAGA


FREGUESIA       PADIM DA GRAÇA
HERALDICA
A lei nº 53/91, de 7 de Agosto, estabelece o processo de constituição dos símbolos heráldicos das autarquias locais, bem como, a sua correcta utilização.
O hastear de uma bandeira da freguesia é um acto simbólico que constitui a identificação de um povo, a afirmação da sua identidade.
Sabemos, também, que o brasão deve obedecer a regras básicas que se prendem com a simplicidade. Deverá ser original e equilibrado entre os seus elementos constituintes.
Foi, dentro destes propósitos que a freguesia de Padim da graça procurou elaborar os seus símbolos heráldicos e que foram aprovados pela comissão heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses. Foram considerados os valores identificadores desta freguesia, baseados, naturalmente na sua história, património, cultura, tradições e actividade económica.
Neste sentido, no brasão de Padim da graça encontramos:
O escudo em verde que simboliza a fertilidade das terras desta freguesia;
O livro e cutelo simbolizam Santo Adrião, padroeiro da freguesia. O livro fechado representa o evangelho e o facto de santo Adrião se ter convertido ao cristianismo;
O cutelo representa o instrumento de martírio;
A roca em representação do linho, que em tempos, representou um período histórico na vida desta freguesia;





 

A campanha diminuta de três tiras representa o rio Cávado que banha a freguesia.

HISTORIA

Padim da Graça
 é uma freguesia do concelho de Braga , com 3,35 km2 de área e 1 580 habitantes. Densidade: 471,6 hab/km2.

Comunidade instalada na margem esquerda do rio Cávado, dotada de uma forte componente associativa nos mais diversos domínios, desde o desporto á cultural e solidariedade, que se traduz numa forte dinâmica pastoral, alicerçada na catequese, num grupo de Jovens "Nova Luz" e num agrupamento de Escuteiros, animada por três grupos corais.

A comunidade tem as suas festas maiores à Senhora da Graça, um cartaz da religiosidade desta paróquia, e ao padroeiro S. Adrião, heranças de uma comunidade agrícola que hoje vive em grande parte com trabalho nos serviços e nas indústrias que enchem o seu parque industrial. 


Nos seus campos ainda se encontram vestígios da presença do trabalho da comunidade beneditina de Tibães, entre eles o aqueduto construído em granito para aproveitamento das águas do rio Cávado para a irrigação dos campos.


Existem duas dinâmicas Comissões de Festas, uma para a Senhora da Graça, que se realiza no Domingo de Pascoela e se assume como a maior festa do vale do Cávado, ao longo de três dias, com uma fortíssima componente religiosa.

A procissão de velas e os actos religiosos (com particular singularidade para a batalha das flores com que se assinala a despedida da Senhora)





continuam a registar uma surpreendente participação das pessoas de Padim da graça e de freguesias vizinhas.
















Tradição da Partilha do Pão
Embora alguns usos e costumes deixem de existir, podemos encontrar algumas raízes ou costumes e tradições existentes na população de caris agrícola e fabril, que ainda fazem com tanta devoção.
            Nesta freguesia, Padim da Graça, como forma de agradecimento segue-se uma tradição antiga: A Partilha do Pão.Embora não se saiba a data exacta, este costume surge referenciado no livro Dos Usos e Costumes da Freguesia de Padim da Graça, no espólio da Paroquia de Padim da Graça, um pequeno livro datado de 14 de Dezembro de 1707, elaborado pelo Padre António Garcia Correia, cura da freguesia.
Este costume da partilha do pão desde há muito tempo que se realiza como forma de colmatar algumas carências alimentares em tempos de fome. A origem desta tradição foi marcada por um péssimo ano de cultivo das sementeiras. Para que o ano  seguinte fosse melhor, os agricultores prometeram oferecer parte da sua colheita (pão) aos mais desfavorecidos daquela terra. Esta tradição mantém-se viva ano após ano no primeiro fim-de-semana de Fevereiro onde o pão é benzido e distribuído consoante a quantidade dos elementos da cada família.




Padim da Graça, que é freguesia do concelho de Braga, tem no seu seio esta colectividade desportiva, que integra o futebol do Vale do Cávado. Fundada em 1996 (7 de Setembro), fez suas as cores azul e branco.
Os seus jogos têm lugar no campo de futebol Senhor do Lírio, em Semelhe.



Gastronomia: 
Cozido à portuguesa, papas de sarrabulho, arroz de“pica-no-chão” e cabrito assado



COZIDO A PORTUGUESA

Ingredientes:
800 g de coxão duro picado em pedaços grandes
1/2 frango pequeno picado nas juntas
125 g de toucinho defumado em pedaços grandes
1 chouriço médio
2 cenouras médias descascadas
3 batatas médias descascadas
1/2 cebola média picada
1 e 1/2 xícara (chá) de arroz lavado
1/2 lingüiça portuguesa sem pele, picada
Sal, salsinha, pimenta e azeite a gosto
Modo de Fazer:
1.  Coloque a carne em uma panela de pressão, cubra com água e adicione 1 colher (sopa) de sal.
2.  Deixe cozinhar por 20 minutos ou até a carne ficar um pouco macia.
3.  Junte o frango e deixe por mais 20 minutos.
4.  Retire e reserve em local aquecido, desprezando o caldo.
5.  Enquanto isso, coloque em uma panela o toucinho, o chouriço, as cenouras e as batatas.
6.   Cubra com água e deixe cozinhar por 15 minutos.
7.   Retire o toucinho e o chouriço.
8.  Deixe por mais 15 minutos ou até os legumes ficarem macios.
9.  Se necessário, acrescente mais água. Retire e reserve em local aquecido.
10.             Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite em uma panela grande e doure a cebola.
11.             Adicione o arroz e a lingüiça.
12.             Refogue por 6 minutos, acrescente 3 xícaras (chá) de água e cozinhe até a água evaporar e o arroz ficar macio.
13.             Acerte o sal.
14.             Para servir, corte as carnes em pedaços menores e tempere-as com sal e pimenta; corte as cenouras, as batatas e o chouriço em rodelas.
15.              Arrume em uma travessa, acerte o sal e sirva acompanhado do arroz com lingüiça, regado com azeite e salpicado com salsinha.
16.             Se preferir, sirva com couve-tronchuda ou acelga.














 










Nenhum comentário:

Postar um comentário