quinta-feira, 15 de setembro de 2011

FREGUESIA DE NOVELAS


REGIÃO                   NORTE
SUB REGIÃO            TAMEGA
DISTRITO                 PORTO
CIDADE                       PENAFIEL
FREGUESIA             NOVELAS





BRASÃO
Escudo vermelho. Com uma ponte de três arcos de ouro, lavrada a negro, movente dos flancos e nascente de uma planície ondeada de e prata e azul e encimada por dois perfis de carril de prata, alinhados em faixa , em chefe , um mundo crucifixo de ouro
Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro em maiúsculas : “ NOVELAS – PENAFIEL”





BANDEIRA :
De branco, cordões e borlas de prata e vermelho. Haste e lança de ouro.

Situada nas duas margens do rio Sousa, Novelas tem como padroeiro o Divino Salvador e em Agosto dedica-se-lhe uma festa.
Novelas é um ponto central no mapa do concelho devido à presença do caminho-de-ferro.

A estação do caminho-de-ferro fica sensivelmente a 3 km da cidade de Penafiel sendo a estação mais próxima desta.
A designação da Freguesia deriva do antropónimo Novellus ou Novellius. Provavelmente provirá de um domínio existente que foi adquirindo mais terreno e nova área.


Esta freguesia esteve até ao séc. XV no julgado medieval de Aguiar de Sousa. É uma paróquia das mais antigas da região. A sua Igreja do Divino Salvador já é mencionada num documento de 950.




Em 1758, parte da Freguesia esteve sujeita ao prior de Lousada e a outra ao de Penafiel.


Em 1839 aparece na comarca de Penafiel e no concelho de Lousada e em 1852 na comarca e concelho de Penafiel.
Novelas é uma das 38 freguesias do concelho de Penafiel e situa-se no extremo noroeste deste concelho.




É delimitada pela sede do concelho, por Bustelo, por Santiago de Subarrifana e ainda por Lodares pertencente ao concelho de Lousada e por Bitarães, freguesia do concelho de Paredes.






HISTÓRIA DA FREGUESIA

 A história desta freguesia começa antes da fundação da nacionalidade, no tempo do Conde D. Hermenegildo Gonçalves, casado com D. Muma e senhor de largos territórios entre os rios Minho e Mondego.
Um factor de grande desenvolvimento para esta freguesia foi a linha férrea do Douro, inaugurada em 29 de Junho de 1875, encontrando-se aqui nesta freguesia a estação de Penafiel, que entre 1912 e 1931, serviu também a linha férrea de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios.
Por outro lado, o rio Sousa divide-a de Norte a Sul, irrigando as suas terras propícias, desde sempre para o desenvolvimento da agricultura, o que nos remete para a possibilidade de terem sido povoadas desde muito cedo. De acordo com o Padre Monteiro de Aguiar, Novelas institui-se como Freguesia desde 950.
Apesar de não existirem provas que o confirmem, o nome da Freguesia parece derivar do antropónimo Novellus ou Novellius. Ainda do latim chega-nos a palavra novellu que passando pelo calão novell, avançou com o adjectivo novel, de cujo plural novéis se desenvolveu Novelas.
Encontrava-se sujeita ao prior de Lousada, e a outra Tendo por orago o Divino Salvador, em 1758, metade da Freguesia metade estava sob a alçada do de Penafiel e seu ouvidor. Tinha a capela da Senhora do Loureto, na altura de Manuel Francisco Leal da Veiga, no lugar de Arcozelo de Além e outra que guardava a imagem de Nossa Senhora da Conceição, de Francisco Barbosa Carneiro, no lugar de Arcozelo de Aquém.

 A Câmara Municipal de Penafiel também lhe prestou uma honrosa homenagem com a atribuição de uma Medalha de Ouro, e a Junta de Freguesia de Novelas baptizou uma das ruas da Freguesia com o seu nome.CARACTERIZAÇÃO FA FREGUESIA

Número de residentes: cerca de 1950 habitantes
Número de eleitores recenseados:
 cerca de 1300 eleitores




A Capela de Nossa Senhora do Loreto, apesar de muito mal tratada e de servir de arrumos e outros fins, encontra-se parcialmente integrada na casa da Folha, também ela velha e arruinada e foi erguida em 1725 no lugar de Arcozelo de Aquém.

A devoção a Nossa Senhora do Loreto espalhou-se por muitas nações no século XVI. De origem italiana, padroeira universal da aviação, foi em 1960, criada pelo Papa João XXIII, uma nova padroeira que passou a denominar-se Nossa Senhora do Ar.


Ensino
No âmbito da educação, esta Freguesia possui duas escolas de Ensino Básico do Primeiro Ciclo e um infantário:
A Escola da Ponte Nº 1 inaugurada no dia 22 de Novembro de 1936, é actualmente frequentada por 50 alunos.
A Escola de Covilhô inaugurada no dia 27 de Setembro de 1986, é actualmente frequentada por número semelhante de alunos.




A HISTÓRIA DA  ESCOLA DA PONTE



Esta escola foi construída pelo Sr. António da Rocha Melo, que deu ao edifício o nome da sua esposa AMERICA CARDEAL DA ROCHA MELO, e foi inaugurada no dia 22 de Novembro de 1936.
A escola possui duas salas de aula, uma cantina bastante espaçosa com três grandes mesas embora de momento não funcione. Ao lado da cantina há ainda uma cozinha. Esta tem ainda uma sala de professores, tem duas casas de banho para os alunos, uma para os rapazes e outra para as raparigas, e uma casa de banho para os professores. Existe ainda um recinto coberto, um átrio de entrada e um grande recreio em volta da escola para os alunos poderem brincar.
Recentemente, a escola sofreu obras de remodelação, tanto no seu interior como no exterior. Houve ainda a inclusão de um infantário (jardim de infância) para crianças mais pequenas.




Acção Social




Esta Freguesia tem ao dispor dos seus habitantes, um Centro de Dia para a Terceira Idade, a funcionar na sede da Junta de Freguesia.





Desporto, Cultura e Lazer


Associação Recreativa Novelense: foi fundada em 1972 está vocacionada para a prática de ténis de mesa.
Em 1978: primeira participação em provas federadas;
Em 1979: conquistou o 1º título distrital;
Em 1982: conquistou o 1º título nacional;
Em 1993: atribuição do título de “Sócio de Mérito”, concedido pela Associação de Ténis de Mesa do Porto;
Em 1995: atribuição da “Medalha de Mérito Desportivo Municipal”, concedido pela Câmara Municipal de Penafiel.
Com uma história repleta de títulos, regista-se ainda o facto de ter representado condignamente Portugal na Taça Nancy Evans, nas épocas de 96/97 e 98/99.


Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Novelas: foi fundada em 1986 na qual se preocupa com a recuperação, preservação e divulgação da cultura etnográfica ancestral do local.

Esta colectividade tem recuperado as danças e cantares da sua região, inseridas no ciclo do linho, desde a sementeira até ao tear.


Gastronomia
Pratos típicos: Arroz do Forno.
Doces regionais: Bolinhos do Amor, Sarrabulho Doce.
Vinhos da região: Vinhos verdes – Aveleda e Casal Garcia (região demarcada).




ARROZ DE FORNO
INGREDIENTES
 Arroz branco
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de cebola picada
1 folha de louro
2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
4 xícaras (chá) de água
Sal a gosto
Arroz de forno
4 xícaras (chá) de arroz cozido
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 cebola média picada
1 xícara (chá) de ervilha
1 vidro pequeno de palmito
Azeitonas a gosto
200 ml de molho de tomate
200 gramas de presunto
200 gramas de mussarela
Queijo ralado para polvilhar
MODO DE FAZER
Arroz branco
1.  Em uma panela aqueça o óleo e frite a cebola.
2.   Adicione a folha de louro e o arroz.
3.  Refogue.
4.  Junte o sal e a água quente.
5.  Cozinhe até secar a água

Arroz de forno
1.  Em uma panela aqueça a manteiga e refogue a cebola.
2.  Junte o palmito, ervilha e azeitonas.
3.  Frite.
4.  Acrescente o molho de tomate e cozinhe por alguns minutos.
5.  A seguir, em um refratário coloque um pouco do molho.
6.  Intercale em camadas arroz cozido, molho, presunto ralado, arroz cozido, molho e mussarela ralada.
7.  Polvilhe com queijo ralado.
Leve ao forno pré aquecido para gratinar cerca de 15 a 20 minutos. 








Um comentário:

  1. bastante imcompleto. na descrição dos lugares da freguesia faltam, alvela, bujanda, companhia, entre outros. como história religiosa, sendo paroquia anterior a nacionalidade, onde se efectua a pratica religiosa? falta a verdade da antiga igreja, o porque de a demolirem, devido a intrigas entre os habitantes do lugar da chaves e cruzeiro com o paroco da altura. entre outras curiosidades historicas, mas um bom trabalho. Novelas sempre no coração

    ResponderExcluir