sexta-feira, 23 de setembro de 2011

FREGUESIA VALE COVO

FREGUESIA                     VALE COVO

Armas –
Escudo de prata, uma pereira arrancada, de verde, frutada de ouro, em chefe dois cachos de uvas de púrpura, folhados de verde e, em contra-chefe, dois cômoros de negro, moventes dos flancos. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ VALE COVO “.


                                 Bandeira
 para hastear em edifícios (2x3)

De verde, cordões e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.

HISTORIAL
Vale Covo, freguesia do Concelho do Bombarral, Distrito de Leiria, situa-se na região Sudoeste do Concelho a que pertence. O seu território ocupa uma área de 11, 17 quilómetros quadrados, distribuídos por nove lugares (Vale Covo, Gamelas, Casal do Urmal, Casal das Pêgas, Casal da Cotovia, casal de Oliveirinha, Casal da Salgueirinha, casal da Lagoa e Vale Pato), tendo como freguesias limítrofes o Bombarral, a Roliça e a Moita dos ferreiros.


A freguesia de Vale Covo é referenciada pela primeira vez apenas em 1758, nas Memorias Paroquiais como “ os casais de Vale Covo”.
 A freguesia de Vale Covo foi criada com a publicação do Decreto-Lei nº 37175 de Novembro de 1948.




Do passado, Vale Covo conserva, com orgulho, as suas belezas naturais, com destaque para a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, a Capela de Nossa Senhora da Saúde e a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos.




POPULAÇÃO
 
Vale Covo conta com uma população residente de 2300 indivíduos, dos quais, 1117 são eleitores recenseados. Hoje cerca de 5% dos habitantes têm idade inferior a 15 anos, enquanto 10% corresponde à faixa etária superior aos 65 anos. A população activa representa a restante percentagem da composição populacional, 85%. Na última década, a população de Vale Covo teve um ligeiro acréscimo, que se reflectiu num aumento de 7% de famílias e de 5% de alojamentos.

Actualmente, a população desta freguesia conhece um rejuvenescimento progressivo, uma vez que no decorrer dos tempos tem-se registado um ligeiro aumento do número de jovens.

DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO

Nesta freguesia a actividade económica de maior rendimento é a agricultura, destacando-se, entre outras, a cultura da vinha, da fruta e da batata. Estas produções constituem o principal factor de subsistência de muitas famílias da terra. Ainda no que refere ao sector primário, verifica-se também alguma actividade no ramo da pecuária.


 No que diz respeito ao sector secundário, a povoação possui pequenas indústrias ligadas à construção civil, à transformação de madeiras e publicidade.

Ao nível do comércio, a população dispõe de venda de produtos alimentares em pequenas lojas e mercearias, que procuram satisfazer as necessidades da população local.

Em matéria de acção social, os habitantes da freguesia de Vale Covo têm à sua disposição um Centro de Convívio para idosos e uma instituição de ocupação de tempos livres para os mais jovens.

O campo escolar desta freguesia é composto por um jardim de Infância e duas Escolas de Ensino Básico do Primeiro Ciclo. Os alunos que saem destas escolas frequentam os outros níveis de ensino nos estabelecimentos escolares da freguesia do Bombarral.


DESENVOLVIMENTO E TURISMO
 As associações recreativas e culturais constituem uma forma de preservação e divulgação das diversas formas de cultura desta região, funcionando como locais de reunião e convívio e tomando a seu cargo a realização de eventos de natureza desportiva, religiosa, política ou cultural:




- União Progressiva de Vale Covo










- Grupo Desportivo Valecovense




- Rancho Folclórico Fazendeiros de Gamelas










- Centro Cultural e Recreativo de Gamelas












- Grupo Sócio-Caritativo de Vale Covo
- Kiro – Kartódromo Internacional do Oeste




Para além da hospitalidade das suas gentes, Vale Covo oferece um conjunto de locais de grande beleza natural, que proporcionam aos habitantes e turistas belos momentos de descontracção e tranquilidade impossíveis de alcançar nos grandes centros urbanos.




De referir ainda a riqueza do património edificado, do qual se destaca:





 Igreja do Sagrado Coração de Jesus;
Este templo, localizado junta à Estrada Nacional 361, é uma construção recente que data de 1967.
No seu interior realça-se um painel magnífico, do artista António Lino, que representa a “Ceia de Cristo”.






Capela de Nossa Senhora dos Aflitos


Esta Capela, edificada em 1850, situa-se no Largo José Duarte, em Vale Covo.
Cruzeiro; o Cruzeiro de Vale Covo localiza-se no largo José Duarte. Na sua base ostenta a seguinte inscrição “VIII Centenário da Independência da Restauração de Portugal MCMXL”.
 Fonte dos Casais; fonte centenária, construída em 1851, localizada num dos extremos da freguesia.

TRADIÇÕES

Em Vale Covo ainda se mantém a tradição de se realizar festas e romarias. Assim, destacam-se a Festa de Santo Antão, em Janeiro; a festa de Nossa Senhora dos Aflitos, em Julho e a Festa de Verão, em Gamelas realizada na primeira semana de Agosto, com a duração de três dias.



A par destas festas e romarias de carácter religioso, a freguesia organiza ainda uma feira anual comercial no dia 12 de Julho.





GASTRONOMIA


Tal como noutros pontos desta região, a cozinha tradicional de Vale Covo apresenta um leque variado de pratos típicos, com destaque para a Linguiça de Santo Antão.
Para acompanhar esta deliciosa iguaria aconselha-se o vinho maduro, tinto ou branco, produzido na região e pertence à Zona Vinícola de Óbidos. Os solos férteis e o clima mediterrânico que se faz sentir nesta localidade são factores que confirmam a qualidade dos vinhos do Oeste.


CABRITO ASSADO


Ingredientes
·        
1 cabrito com cerca de 3 kg
·         3 limões
·         6 dentes de alho
·         100 g de banha
·         1 ramo de salsa
·         0,5 dl de azeite
·         2 folhas de louro
·         1,5 dl de vinho tinto
·         2 kg de batatas (de preferência novas e pequenas)
·         300 g de cebolas
·         água, sal, pimenta e colorau q.b.


Modo de Preparo


1.   Limpe o cabrito.
2.   Corte em rodelas o limão.
3.   Coloque o cabrito em água fria com rodelas de limão durante 4 a 5 horas.
4.   Pise no almofariz o alho, um pouco de sal e a salsa.
5.    Adicione a pimenta, o colorau, a banha e o azeite e misture bem.
6.   Junte o louro cortado em pedaços e cerca de um quarto do vinho tinto e envolva bem.

7.   Escorra e enxugue o cabrito, salpique com um pouco de sal e o restante vinho tinto e esfregue bem com a papa obtida anteriormente.
8.   Coloque o cabrito numa assadeira de barro e deixe repousar durante duas horas.
9.   Corte em pequenos pedaços a batata e em gomos a cebola.
10.              Salpique a batata e a cebola com um pouco de sal.
11.              Disponha a batata e a cebola em redor do cabrito e leve ao forno a 170º C, para assar.
12.              Corte o cabrito em pedaços e sirva bem quente.



 ARTESANATO


Na freguesia de Vale Covo, particularmente nas 
povoações de Vale Pato e Gamelas, ainda hoje se 
preservam algumas actividades artesanais, com 
destaque para a pintura de trabalhos em olaria. Estas 
peças, de grande valor e beleza, podem ser 
encontradas em algumas das lojas da freguesia e em 
feiras de artesanato.








Nenhum comentário:

Postar um comentário