domingo, 25 de setembro de 2011

FREGUESIA DE ARRABAL - LEIRIA


REGIÃO                   CENTRO
SUB REGIÃO            PINHAL INTERIOR
DISTRITO                 LEIRIA
CIDADE                       LEIRIA
FREGUESIA             ARRABAL











Brasão: 
Escudo de ouro, um dragão de prata sustentando nas garras uma palma de ouro; acantonada em chefe, à sinistra, uma margarida, com pé e folhas, tudo de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "ARRABAL - LEIRIA".




Bandeira: 

Amarela. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

Selo: 
Nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Arrabal - Leiria".

História


No ano de 1592 foi criada a Freguesia de Santa Margarida do 

Arrabal em  honra da mesma Santa Margarida, num local 

onde existia uma ermida  consagrada à mesma. Ficou com 

seis Confrarias que davam ao cura um  tostão cada uma com 

a oferta voluntária de meio alqueire de trigo.
Arrabal que se conhecem, vêm referidos no Couseiro e referem-se à 
 e referem-se à mortandade causada pelas invasões francesas.
Os primeiros dados da população da Freguesia de Santa Margarida do 

mortandade causada pelas invasões francesas.
A exemplo do que acontecia por todo o reino de portugal, os leirienses também se revoltaram contra a ocupação dos franceses (Outubro de 1810 a Junho de 1811). Junot, comandante da primeira invasão francesa, mandou para reprimir os revoltosos leirienses uma divisão comandada pelo general Margaront. Este dividiu as suas tropas em duas colunas para tomar Leiria, uma que fez o seu ataque a partir do Alto do Vieiro, e outra a partir do lado nascente da cidade.


O total de mortos provocado pelas invasões francesas foi para o bispado de Leiria de 20.017 pessoas e para a Freguesia de Arrabal de 317 pessoas. Este número de mortos significou uma perda de cerca de 38% do total da população da Freguesia.
Fazendo uma análise do crescimento demográfico a partir das invasões francesas, constata-se um aumento de população entre os anos de 1811 e 1890 de 888 habitantes, ou seja, em 79 anos a população triplica, passando de 537 para 1526 residentes. De 1890 a 1960 a população continua a crescer mas de forma mais lenta, passa de 1526 para 2224 residentes.







Na década de 60 verifica-se a primeira diminuição da população residente, menos 194 habitantes, facto devido ao fenómeno da emigração. Em 1981  o total de residentes é de 2471, voltando a diminuir nos censos de 1991, totalizando 2425 habitantes. Nos últimos censos, de 2001, a população é constituída por 2719 habitantes sendo 1372 mulheres e 1347 homens.






Património



Igreja Matriz de Santa Margarida com azulejos do séc.XVII.


A igreja matriz foi construída no século XVI, tendo sofrido as últimas obras de reconstrução em 1937. Foi restaurada alguns anos depois, em 1946. Os últimos trabalhos foram realizados em 1978 sendo pároco da Freguesia o Padre António Marques Simão.
Na igreja matriz sobressai a imagem de Santa Margarida com os seus atributos: palma do martírio, espada e dragão - simbolos da vitória sobre o pecado; do lado da epístola vê-se a Santíssima Trindade - figuração antiga. Em peanhas veneram-se Beato Nuno e S. Sebastião. De um lado e do outro da capela-mor, no altar do Evangelho está S. José e o Sagrado Coração de Jesus e no da Epístola: Santo António, Nossa Senhora devFátima, Menino Jesus e a Sagrada Família. No corpo da igreja em peanhas: Arcanjo S. Miguel, Santa Teresinha, Nossa Senhora da Conceição e ainda um altar com Nossa Senhora das Dores e o Senhor Morto em vitrina.






Casal dos Ferreiros
 – Material lítico do Paleolítico







Ribeira da Chitas
– Várias jazidas de sílex da pré-história2




Museu Etnográfico do Freixial

Território Geográfico

A Freguesia de Arrabal ocupa uma área de cerca de 29 Km2 no Sul do Concelho de Leiria confrontando a Norte com as Freguesias de Pousos e Caranguejeira, a Leste com as Freguesias de Sta Catarina da Serra e Chainça, a Sul com a Freguesia de Reguengo do Fétal, esta pertencente já ao Concelho da Batalha e a Oeste com a Freguesia de Cortes. Fica enquadrada de forma aproximada pelos paralelos 39º40’ e 39º43’ Norte e pelo meridianos 8º42’ e 8º45’Oeste.

Em 1973, foi inaugurada a Casa do Povo do Arrabal, com os seus Estatutos aprovados pelo Secretário de Estado, em 03/03/1973, ao abrigo da Lei 2144/69.

Através de um protocolo com o Ministério dos Assuntos Sociais a Casa do Povo, independentemente das suas actividades, atribuídas pelo mesmo Ministério, desempenhava as actividades de Posto Médico, cobrança das contribuições para assistência social resultando a atribuição de um subsidio à Casa do Povo para a sua manutenção e despesas com o pessoal.
 »


A Fundação Lar de Santa Margarida do Arrabal, com estatutos aprovados por despacho ministerial em 4 de Novembro de 1960, foi criada a partir de uma disposição testamentária, da benemérita Júlia de Jesus Oliveira que doou à Conferencia de S. Vicente de Paulo 






O Lar Social do Arrabal, é uma Instituição Privada de Solidariedade Social, com sede na rua D. Dinis, em Arrabal. A fundação desta associação data de 5 de Agosto de 1981 e iniciou a sua actividade a 1 Agosto de 1988. »


Festas

Festa de S. Luzia, em Janeiro, Martinela.
Festa de S. Sebastião, em Janeiro, Arrabal.

Festa do Espírito Santo (Festa do Pão), em Maio ou Junho, Arrabal.Festa de Santa Margarida, 3º Domingo de Julho, Arrabal.
Festa do Senhor dos Aflitos, 1º Domingo de Agosto, Soutocico.
Festa de Nossa Senhora da Conceição, 2º Domingo de Agosto, Freixial.


Festa do Vale de Santa Margarida 14 e 15 de Agosto.
Festa do Coração de Jesus, em Setembro, Arrabal.
Festa de Natal (com recolha de círios), 24 de Dezembro à noite, Arrabal.




GASTRONOMIA
Um prato bem tradicional desta região é Papas de Sarrabulho, como se trata de um prato para aproveitamento de sobras, nem sempre é muito apreciado.
É um prato que tem por base hortaliças ou feijão a que se junta farinha de milho e pão ou broa (o mais habitual antigamente). Acompanha esta papa normalmente a sardinha ou o bacalhau, quando a família dispunha de posses para isso.
Para as crianças havia as Papas de Açorda, que consiste em pão ou broa cozidos em água, ou água de cozedura de bacalhau, a que se junta sal e azeite. Para ficar mais ao gosto infantil, acrescenta-se um pouco de açúcar


Papas de Sarrabulho


Ingredientes:
Para 6 pessoas
  • 250 g de fígado de porco
  • 250 g de bofes de porco
  • 250 g de goelas de porco  
  • 250 g de coração de porco  
  • 1 osso da suã de porco, muito curado 
  • 250 g de galinha gorda 
  • 250 g de carne de vaca
  • 250 g de sangue de porco cozido 
  • 2 tigelas de farinha de milho peneirada (cerca de 250 g) 
  • sal e cominhos
Confecção:
1.   Põe-se uma panela com água ao lume e, quando ferver, juntam-se as carnes, temperam-se com sal e deixam-se cozer até a galinha se desfazer.
2.   Depois de cozidas, retiram-se as carnes e junta-se ao caldo a farinha para fazer uma papa não muito espessa, o sangue e um pouco de fígado cozido e esmagados à mão, as carnes previamente desfiadas e um pouco de cominhos.
3.   Mistura-se tudo e deixa-se cozer.
4.   Servem-se as papas em tigelas, polvilhadas com mais cominhos.
As quantidades de farinha e das carnes são facultativas, mas é imprescindível, para umas boas papas de sarrabulho, que levem todos estes ingredientes.

Um comentário: