quinta-feira, 20 de outubro de 2011

FREGUESIA GAMBIA – PONTES - ALTO DA GUERRA


NORTE                 LISBOA
SUB  REGIÃO   PENINSULA DE SETUBAL
DISTRITO         SETUBAL
CIDADE           SETUBAL
FREGUESIA    GAMBIA – Pontes – alto da guerra



HISTORIA

A Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, do Concelho de Setúbal, foi criada a 4 de Outubro de 1985, pela Lei N.º 102/85, de 4 de Outubro.
A sua área (32,95km2) nasceu de uma nova divisão administrativa do Concelho e foi desanexada da Freguesia de S. Sebastião.
S. Sebastião não tinha nenhuma delegação nesta zona do Concelho, pelo que a Comissão Instaladora da nova Freguesia procurou, com a ajuda da Câmara Municipal de Setúbal, um terreno disponível para a instalação provisória da Junta.
Freguesia abrangida por 3 localidade distintas, as quais dão o nome à própria Freguesia, assim como dentro das localidades existem lugares com nomes distintos:
GÂMBIA - Vale de Judeus, Biscaínho, Bairro dos Salgueiros.
PONTES - Mourisca, Monte dos Patos, Montinho da Cotovia, Brejos de Canes, Sitio das Pontes, Montinho, Bispas, Quinta da Bonita, Quinta de Canes, Quinta de S. Bernardo.
ALTO DA GUERRA - Poço Mouro, Serralheira, Quinta da Serralheira, Bairro do Corticeiro, Vale Ana Gomes, Quinta de S. Jorge e Quinta da Amizade.
OUTRAS LOCALIDADES – Padeiras, Casa do Gaiato, Quinta do Mocho, Brejos do Assa.

Freguesia de carácter rural, com terrenos agrícolas e ligada ao Rio Sado, com uma grande parte situada na Reserva Natural do Estuário do Sado, uma das grandes riquezas desta freguesia, também caracterizada por alguma área industrial e com uma população de aproximadamente 6.500 habitantes.

É na área da agricultura, na nossa freguesia, onde existem os maiores produtores de alface da região, sendo esta a cultura dominante. Produzem-se também muitos outros produtos hortícolas em grandes quantidades, como a batata e a cenoura e alguns outros em menor quantidade. Para além destas culturas produzem-se ainda produtos frutícolas como a laranja, a maçã riscadinha, figos, uva de mesa e a uva utilizada para o vinho, a uva Periquita.
Há também a criação de gado bovino e ovino, criados em pastoris, principalmente na Herdade de Gâmbia e na Quinta de Canes.
Outra das actividades é a pesca artesanal, praticada mais na época da primavera e verão, com a apanha do choco, caranguejo e lamejinha. Uma outra actividade que predominou nesta freguesia durante várias décadas foi o sal. 

Hoje existe unicamente uma salina a funcionar – A Marinha Nova, nas Bispas, as outras salinas, grande parte delas, foram transformadas em pisciculturas, uma actividade em grande expansão e com um peso económico valioso para a região. As espécies de peixe mais produzidas são a dourada, o robalo, o linguado e a enguia.
 Na área da indústria, salientamos a zona do Vale da Rosa, destacando-se as empresas Sécil Prébetao e Unibetão, Teodoro Gomes Alho, Viroc (madeiras e cimento), Rieter (de componentes automóveis), Vidreira Infante.
Na zona do Poço Mouro há um mini centro de empresas, localizado na Quinta dos Carvalhos. Neste mini centro estão instaladas as empresas Artemisia, Viveiros do Poço, Central de Tubos, Polarte Piscinas. Um centro de empresas virado para a área da construção e jardinagem.
Nas antigas instalações da empresa IMA, na localidade de Pontes, está instalado um centro de empresas, a IMA PARK, onde está instalado a Footindoor "Sonho 21", um dos melhores espaços da Freguesia, em termos de equipamento.
Também nas antigas instalações da Sado Internacional, está instalado um centro empresarial.
Existe também bastante comércio na freguesia, armazém de farinhas, adubos e pesticidas, minimercados, comércio de mobiliário e outros, restaurantes de boa qualidade onde se pode saborear o peixe e a carne grelhada no carvão, um dos pratos bastante utilizados na região é a caldeirada de peixe, muito apreciada.


INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS


 Em 1985, instalaram-se dois contentores metálicos, adquiridos pela 
Comissão Instaladora, no mesmo lote onde hoje está construída a Sede da Junta.
No 1º mandato foram encetadas conversações com a Câmara Municipal de Setúbal para a aquisição de um lote de terreno para a construção da Sede da Junta.
O projecto foi feito pela Câmara Municipal de Setúbal (arquitecto Manuel José). A obra iniciou-se em 1987 por administração directa e com o acompanhamento técnico do arquitecto Manuel José.
 Sem ajuda da Câmara para a construção, com os parcos recursos da Junta e apenas 1.500 contos da Administração Central, a obra foi crescendo lentamente.
Facto, talvez inédito, e que merece o devido realce, foi a ajuda que o Executivo da Junta recebeu da população. Em jornadas de trabalho voluntário, aos fins-de-semana, cerca de 50 pessoas dos vários quadrantes políticos deram um contributo extraordinário para a construção da “sua” Sede da Junta.



Coletividades


Na área da cultura e desporto existem na freguesia três clubes desportivos, o da localidade de Gâmbia, designado por CDCRG – Clube Desportivo, Cultural e Recreativo de Gâmbia que conta actualmente com uma equipa de futebol juvenil, um grupo de cicloturismo e BTT que participam e organizam vários passeios. Tem ainda a modalidade do chinquilho.



Educação
 No campo da educação temos na freguesia quatro escolas primárias, a de Gâmbia, Montinho da Cotovia (em Pontes), do Alto da Guerra e a da Casa do Gaiato. Existem também seis infantários, quatro particulares: S. Cristóvão, Escolinha da Quinta, Pitinhos II e o Viva Kid’s e dois sociais: Jardim de Infância "A Cotovia", pertencente à paróquia de Santo António, na localidade das Pontes e Arco Íris, na Quinta da Amizade.



Espaços Verdes




Continuamos a trabalhar na preservação e manutenção dos nossos espaços públicos, parques infantis e jardins.
Os jardins dos novos loteamentos (Quinta da Amizade, Serralheira e Vale Ana Gomes) ainda não foram entregues à Câmara Municipal de Setúbal, sendo ainda da responsabilidade dos respectivos promotores dos loteamentos.
Neste momento temos sete equipamentos de Parque Infantil e oito jardins, tendo o mais recente sido construído pela Autarquia, na entrada do Poço Mouro, junto à Evicar.
Sabemos o quanto são importantes estes equipamentos que permitem uma melhor qualidade de vida e proporcionam um crescimento saudável às nossas crianças.


Espaços Naturais


A freguesia tem uma riqueza natural magnífica, desde o Zambujal até ao Moinho de Maré da Mourisca (que fica na freguesia do Sado, junto à divisão das duas freguesias), passando pelo Porto das Figueiras, Porto de Pesca de Gâmbia, Pontal de Musgos, Cruínha, Pontes e Bispas.

São espaços magníficos que vale a pena visitar, podendo-se observar muitas espécies de aves e vegetação únicas.
Outra sugestão é observar o Porto de Pesca de Gâmbia, onde existe uma comunidade piscatória com cerca de 30 pescadores, podendo ser visitadas as pisciculturas e a zona do Pontal de Musgos, o qual possui um espaço de areia, onde pode pescar, apanhar sol, andar de bicicleta ou caminhar a pé. Pode ainda apreciar o pôr-do-sol, que é magnífico nesta zona.
Esta área tem merecido uma especial atenção, tendo-se insistido muito na limpeza e no embelezamento do Porto de Pesca de Gâmbia, tendo sido construído, em colaboração com os pescadores, um cais novo e em conjunto com a CMS, foi colocada mais iluminação. Na zona do Pontal de Musgos, existiam nos anos 60 e 70, uns armazéns onde era feita a escolha das ostras tendo, nestes últimos anos, ficado ao abandono. Através de diversas jornadas dedicadas ao ambiente, temos conseguido que este local esteja mais limpo e continuamos a fazer alguns melhoramentos na zona.
 Sugere-se também a visita, na época da primavera – verão, à marinha nova, nas Bispas, sendo a única salina que ainda produz sal.
Por fim, sugere-se a visita ao Moinho de Maré da Mourisca. São cerca de 7Km de área pertencente ao Estuário do Sado, com vários sapais, onde também existem boas sombras para piqueniques.



Gastronomia
Sericaia
Ingredientes
- 1 litro de leite
- 10 ovos
- 400 gr. de açucar
- 100 gr. de farinha
- 1 casca de limão ou vagem de baunilha
- 1 pau de canela

Modo de Preparo


1.   Ferver o leite com a casca de limão e o pau de canela.
2.   Deixar arrefecer um pouco e dissolver a farinha no leite.
3.   Entretanto bater as gemas muito bem com o açucar e juntar ao preparado anterior.
4.   Bater as claras em castelo firme, eu junto-lhe uma pitada de sal grosso.
5.   E misturar tudo cuidadosamente.
6.   Untar um prato grande de barro com manteiga.
7.   Verter as colheradas grandes o prepado no prato e povilhar com canela em pó.
Levar ao forno quente (230º) durante cerca de 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário