sexta-feira, 14 de outubro de 2011

FREGUESIA DE VALE DE ESTRELA


                Freguesia :Vale de Estrela


Brasão: 

Escudo de ouro, com uma estrela de azul, entre lançadeira de vermelho, aberta de negro e com fio de prata, em chefe e monte de dois cômoros de verde, firmado nos flancos e movente da ponta. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "VALE de ESTRELA". Escudo de ouro, com uma estrela de azul, entre lançadeira de vermelho, aberta de negro e com fio de prata, em chefe e monte de dois cômoros de verde, firmado nos flancos e movente da ponta. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "VALE de ESTRELA".


Bandeira: 

Azul. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro













Selo: 

Nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Vale de Estrela - Guarda".



Historia


Vale de Estrela pertence ao distrito e concelho da Guarda, de cuja sede dista aproximadamente 5 quilómetros; o seu orago é S. Silvestre.
    Sem que se exclua a hipótese de um povoamento muito remoto, nada se pode afirmar acerca deste assunto, pelo menos até ao século XII, dada a falta de documentação escrita que lhe seja referente, carecendo dela ainda nos primeiros séculos da Nacionalidade. No entanto, a toponímia é suficiente para fazer crer que o território teve povoamento antes da Nacionalidade, pois são sem dúvida anteriores a esta época, alguns topónimos desta freguesia, que possuía primordialmente o topónimo "S. Silvestre de Porcas".
 Esta designação foi abolida por Decreto-Lei nº 14.912, em 16 de Janeiro de 1928, tendo sido adoptada, a pedido dos locais, a designação de "Vale de Estrela", por a freguesia se situar num dos muitos vales da Serra da Estrela.
    A Igreja de S. Silvestre foi instituída na Idade Média pela Sé egitaniense, que ali apresentava o pároco; a igreja tornou-se depois paroquial, daí ter dado o nome à freguesia "S. Silvestre". Já no topónimo "Porcas", não é tão clara a significação devido ao emprego do feminino, pois se se trata da espécie animal, esperar-se-ia "Porcos", dado que no local proliferava o porco bravo; de qualquer modo, o topónimo "Porcas" é índice de antiguidade.
    Administrativamente, a freguesia de S. Silvestre de Porcas, actual Vale de Estrela, foi sempre do termo da Guarda, dado que ficou integrada nos limites escritos na carta de fundação deste concelho, por D. Sancho I.
    A população residente de Vale de Estrela desde os inícios do século XVIII triplicou, embora o seu progresso actual não seja táo evidente, devido às consequências da emigração ocorrida na década de 60; trata-se de uma povoação cujas principais actividades económicas são: a agricultura e a pecuária, os tradicionais ofícios de sapataria e de latoaria, actualmente quase só praticados no artesanato, destacando-se neste a manufactura de mantas de lã; esta economia de certo modo anula as perspectivas da população jovem, de um futuro com mais oportunidades de emprego. 






Todavia, também se verifica que nos últimos anos a terra tem sofrido um certo progresso o que lhe tem vindo a permitir alargar o leque de actividades à disposição dos seus habitantes. 
 Ressaltam no seu património cultural e edificado: a Igreja Matriz, o antigo chafariz de Vale de Estrela que apresenta gravada uma estrela de oito pontas, o chafariz do ribeiro, a Torre do Relógio e o cruzeiro



TURISMO
Em Vale de Estrela existem alguns monumentos, destacam-se:

 - Igreja Matriz
 - Capela Nossa Senhora dos Milagres
 - Alminhas
 - Moinho antigo
 - Miradouro Hidrográfico
 - Chafarizes: principal, do Ribeiro e do Lameirão - Cada chafariz deita água diferente.
 - Fontes Romanas
 - Torre do Relógio

Também a paisagem é importante. É uma paisagem característica da Beira Alta, onde predominam os granitos.



COLETIVIDADES

    Na freguesia de Vale de Estrela existem cinco colectividades que contribuem para o seu desenvolvimento.
São elas:

Associação Desportiva e Cultural de Vale de Estrela


A ADC Vale de Estrela, foi fundada a 17 de Julho de 1979, por José Carlos Galinho Pires, Bernardino Galo Gonçalves, José Gonçalves de Almeida e José Gonçalves Costa. Desenvolve actividades de âmbito desportivo (Futsal, Basquetebol, Ténis, Tiro ao Alvo e Atletismo), de âmbito cultural (Fanfarra Chamissons da Estrela - Escola de Música) e ainda de âmbito social (IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social). 

Associação de Desenvolvimento e Melhoramentos de Vale de Estrela
A ADM Estrela é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que foi fundada em Abril de 1989, com o objectivo de dar resposta às necessidades da população. Actualmente, desenvolve actividades sociais, culturais e desportivas. Contribuí também para a preservação do artesanato local e de outras formas de cultura tradicional e para a criação de iniciativas locais de emprego, visando a fixação da população jovem na região.

Grupo Juvenil de Vale de Estrela

Rancho Folclórico de Vale de Estrela
Este grupo, tem o objectivo de preservar e divulgar as cantigas populares e os trajes típicos da região.

Associação de Caça e Pesca de Vale de Estrela
A Associação de Caça e Pesca de Vale de Estrela, possuí uma zona de caça associativa (processo Nº 1543), com uma área de 1.074.000 hectares. Estão inscritos 36 associados, os quais caçam coelhos, perdizes, lebres, codornizes, raposas e javalis. Fundada a 29/06/1994, foram os fundadores José Carlos Galinho Pires, António Duarte Neto, Américo Nunes Lobo e Eliseu Costa Lima.







ESCOLA 


A nível de Educação, encontram-se em Vale de Estrela: uma escola primária, um jardim de infância, uma escola de condução, um centro de educação rodoviária (para as escolas primárias do distrito da Guarda) e o Centro de Exames da DGV. 






ECONOMIA

A nível do desenvolvimento económico, a Freguesia de Vale de Estrela, destaca-se nas seguintes actividades:

- Industriais: Vale de Estrela é uma das poucas aldeias, que conta com uma Zona Industrial, onde existem escritórios, armazéns, stands de automóveis e uma fábrica;
- Comerciais de âmbito familiar: 4 mercearias, 1 talho, 1 taberna, 2 cafés e 2 restaurantes;
- Agrícolas e florestais: nomeadamente exploração agro-pecuária, fruticultura, silvicultura e pastorícia.


ARTESANATO

O artesanato é um elemento muito importante numa determinada região, pois faz a sua caracterização e identificação.
Apesar de o artesanato ser uma actividade que se está a perder, ainda hoje, em Vale de Estrela, encontramos pessoas que preservam esta expressão cultural, manufacturando peças no domínio da latoaria, sapataria, bordados, rendas, quadros e trabalhos em madeira.

Festas religiosas:


No terceiro Domingo de Maio, celebra-se a Festa do Senhor dos Esquecidos, sendo esta, a comemoração mais importante na aldeia.
A 15 de Agosto, comemora-se a Festa de Nossa Senhora dos Milagres. Este é o dia, em que os emigrantes visitam a sua terra. A Festa de Nossa Senhora dos Milagres é a segunda mais importante da aldeia.




Tradições:










Existem algumas tradições que continuam a ser preservadas, destacando-se: o Jogo da Malha, a Sueca e a Bisca.







FESTA DA CASTANHA
Com vista à promoção da castanha da região, organizou-se em Vale de Estrela, a I Festa da Castanha, nos dias 29 e 30 de Outubro de 2005. Esta iniciativa, organizada pela ADEFES (Associação de Desenvolvimento das Freguesias da Encosta da Serra) da qual Vale de Estrela faz parte, contou com a presença das freguesias associadas, para a mostra dos produtos. Os produtores da encosta da Serra, pretendem a certificação da castanha longal, como produto de qualidade, considerada uma das melhores do mundo.

    Do programa constaram: a animação de vários grupos musicais, colóquios, mostra de produtos e o Concurso "A Melhor Castanha Longal".








GASTRONOMIA

Existem alguns pratos típicos da região, são eles: o Paparote, as Papas de Milho, os Coscoréis e o Arroz Doce. Para além destes, não se podem esquecer os enchidos (morcelas, farinheiras e chouriças).
CASCORÕES
Ingredientes
500 gr de farinha de trigo
3 unidade(s) de 
ovo
quanto baste de 
leite
quanto baste de 
cachaça
quanto baste de 
açúcar
quanto baste de 
canela-da-china em pó para polvilhar
Modo de Preparo
1.   Misture bem todos os ingredientes até a massa ficar homogênea.
2.   Abra a massa bem fina e corte ns retângulos.
3.   Frite em óleo bem quente.
Depois de fritos, polvilhe com açúcar e canela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário