domingo, 20 de novembro de 2011

FREGUESIA DE NELAS

REGIÃO             CENTRO


SUB REGIÃO      DÃO LAFÕES


DISTRITO    VISEU


CIDADE             NELAS


FREGUESIA         NELAS



HERALDICA

Brasão
Taça de Prata, com repuxo de azul debroados a ouro, representa as termas existentes na Freguesia.
Espiga de Milho de ouro, representa a cultura de cereais desta Freguesia.


 
O cacho de uvas com duas parras também de ouro, representa a Região Demarcada dos Vinhos do Dão.




Três faixas onduladas de prata e azul, representam o Rio Mondego que passa na Freguesia.



HISTORIA



Não se sabe ao certo quando foi criada a Freguesia de Nelas. É certo que a sua história teve um percurso autónomo do que viria a ser o actual concelho. Essa autonomia, grosso modo, é justificada, por um lado, pelo facto das freguesias nem sempre terem as funções que agora lhe reconhecemos. Numa primeira fase, correspondiam a núcleos habitacionais nas zonas rurais, organizados dentro da estrutura da Igreja e em torno do pároco da aldeia. 
Segundo Mota Veiga, a sua transformação em estruturas da administração pública, ocorreu após a promulgação do Decreto de 26 de Novembro de 1830, pelo Governo liberal instalado na ilha Terceira, ainda que na prática somente tenha entrado definitivamente na estrutura da administração pública a partir de 1878, em resultado de diversos avanços e recuos no processo, com a sua exclusão e inclusão deste papel (Veiga, 2006: 39). Talvez como herança dessa ligação à estrutura da Igreja, na primeira metade do séc. XX, as freguesias do concelho de Nelas surgem, no Recenseamento Geral da População ligadas ao santo padroeiro, com a seguinte designação: Canas de Senhorim (S. Salvador), Carvalhal Redondo (S. João Evangelista), Nelas (Nossa Senhora da Conceição), Santar (S: Pedro), Senhorim (Nossa Senhora da Assunção) e Vilar Secor (Nossa Senhora da Expectação) (INE, 1940).


Por outro lado, até 9 de Novembro de 1852, a Freguesia de Nelas integrou o extinto concelho de Senhorim, extinto nessa data, fundindo-se com o de Canas de Senhorim, para darem lugar ao concelho de Nelas.



CARACTERISTICAS



A freguesia de Nelas é composta pela totalidade das localidades de Algeraz, Folhadal, Nelas e Póvoa da Roçada, e sensivelmente metade das Caldas da Felgueira, que ocupam uma área de 21,47 km². Em 2001 residiam nas várias localidades 4 073 habitantes, o que resulta numa densidade 189,7 hab/km², 


 facto que revela uma relativa concentração da população na freguesia, nela residindo mais de 28% do total da população do concelho (ou seja, 4 0 73 de 14 504 habitantes), para uma densidade populacional que não ultrapassa 115,4 /km². Embora não se possuam dados relativamente aos Censos 2011, a presença dos recenseadores do terreno e as notas que foram deixando aponta no mesmo sentido, ou seja, para uma redução da população fora da sede de concelho, assim como da sede de freguesia, e um ligeiro aumento ou estagnação da população na vila de Nelas. Em 2009, dados intercalares do INE, indicavam que residiam no concelho 14732 habitantes, um acréscimo de 449 habitantes relativamente a 2001.


Através da recolha de dados demográficos resultantes dos sucessivos Recenseamentos gerais à população realizados pelo Instituto Nacional de Estatísticas durante várias décadas é possível perceber a evolução da população no concelho e na freguesia de Nelas. O quadro traça uma panorâmica dessa evolução após a implantação da República, e nas décadas seguintes até ao último Recenseamento de que se conhecem os dados.
Até à década de 30 a evolução foi positiva mas pouco pronunciada. A partir desta década até à década de 60 foi significativo o aumento populacional registado no concelho e na freguesia. O concelho, passou de 14 470, em 1930, para 16 504 em 1960. No mesmo intervalo a freguesia passou, respectivamente, de 2 894 habitantes para 3 431. No Recenseamento realizado em 1970 inverteu-se a tendência, ao registar-se uma descida acentuada do número de habitantes relativamente à última década. Embora não se cruzem nesta exposição outros dados, no entanto, a saída de muitos habitantes para o estrangeiro e a mobilização para a guerra colonial de soldados estão entre os motivos que podem justificar essa descida acentuada. 
Pelo contrário, na década seguinte registou-se uma ligeira recuperação que se pode justificar pelo regresso dos chamados “retornados” e alguns emigrantes, embora estes tenham ensaiado o regresso na década seguinte, que ainda assim voltou a registar um ligeiro decréscimo no concelho, e que se consolidou de 1991 para 2001. Pelo contrário, a partir de 1981 a freguesia recuperou o número de habitantes e conseguiu atrair mais, o que vai ao encontro do que acima é referido da atracção por novos residentes na vila de Nelas



ASSOCIAÇÕES E COLETIVIDADES


A Freguesia de Nelas destaca-se por manter fortes laços de proximidade, demonstrados pela enorme proliferação de associações e colectividades. Co-existem associações e colectividades de cariz mais tradicional, 








ligados à organização de actividades de recreio e lazer, e de festas de populares, como sejam as marchas, os corsos carnavalescos e diversos bailes ao longo do ano, com associações cívicas e de solidariedade, assim como de índole desportivo e de promoção da região. 





PATRIMONIO
CAPELA N S DA TOSSE
Casa da família Bigote
CASA ROSADOS
CASA TAVARES
IGREJA MATRIZ
PELOURINHO
CAPELA SRA DE FÁTIMA






GASTRONOMIA


Feijoada de Morcela

Ingredientes:
Morcela
1 lata de feijão
1 cenoura fatiada
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de rabo de boi
1 tomate maduro
1 caldo de galinha
1 folha de louro
1 fio de azeite

Preparação:

1.   Num tachinho coloque azeite, a cebola e o alho picados, o tomate em pedacinhos, o louro, a cenouraa e o rabo de boi e deixe apurar um pouquinho.
2.   Junte um pouco de água e deixe a cenoura cozer um pouco.
3.   Junte as rodelas da morcela e deixe cozinhar.
4.   Acrescente água e quando ferver junte o feijão.
5.   Deixe apurar bem e sirva com um arroz branco!

VISTA DE NELAS




Nenhum comentário:

Postar um comentário