quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

FREGUESIA DE VALE BENFEITO


REGIÃO                norte
SUB  REGIÃO        trás-os-montes          
DISTRITO              bragança
CIDADE                 Macedo de cavaleiros
FREGUESIA         Vale Benfeito

Com a descoberta arqueológica de quatro alabarbas de tipo Carrapatas, no início do século XX, Vale Benfeito é porventura um lugar habitado desde a Pré-História Recente.
O seu património arquitectónico justificou a sua integração no Projecto dos Centros Rurais e permitiu a realização de obras de dignificação da aldeia, como por exemplo no arranjo urbanístico do seu largo.


Para além, disso a Autarquia realizou outros investimentos na recuperação da escola, no arranjo da rua principal de Vale Benfeito, na Rede de Saneamento básico e na construção de arruamentos.

A antiga freguesia de Santa Maria (Nossa Senhora da Assunção) de Vale Benfeito pertencia, em 1840, ao concelho dos Cortiços, extinto em 1853, data em que passou a pertencer ao concelho de Macedo de Cavaleiros.











A importantíssima descoberta arqueológica de quatro alabardas de bronze no início do século XX, indicam que a freguesia de Vale Benfeito é habitada desde a pré-história.

A Igreja Matriz de invocação a Santa Maria foi construída no século XVI e reconstruída no XVIII, no local onde se encontrava uma antiga capela. No seu património destaca-se ainda o Solar da família Morgado de Oliveira, o Santuário de Nossa Senhora do Freixo e a fonte de mergulho.










Na aldeia há ainda uma interessante ponte novecentista e um conjunto de tanques de lavar em cantaria de granito, do século XX, em notável estado de conservação original.



Minha terra é Vale Benfeito
Fica nas fraldas da serra
Linda como um amor-perfeito
Eu adoro a minha terra.

No concelho de Macedo
Não há outra mais bonita
Tem pelo meio um segredo
Quem por cá passa cá fica.

De madrugada
Quando o sol acorda cedo
Dá um beijo a Vale Benfeito
Só depois beija Macedo.












Gastronomia
Bacalhau assado
Ingredientes:Para 4 pessoas
  • 4 postas de bacalhau ;
  • 2 dentes de alho ;
  • 4 fatias de pão de centeio ;
  • 3,5 dl de azeite (aprox.) ;
  • 800 g de batatas
Confecção:
  1. Demolha-se o bacalhau muito bem.
  2. Depois escorre-se e coloca-se num recipiente que possa ir à mesa e ao forno (geralmente assadeira de barro).
  3. Pica-se os dentes de alho e espalham-se sobre o bacalhau.
  4.  Tempera-se com pimenta e rega-se abundantemente com o azeite.
  5. Esfarela-se uma fatia de pão sobre cada posta de bacalhau e leva-se a forno bem quente durante 20 m.
  6. Durante a assadura deve regar-se o bacalhau várias vezes com o azeite.
  7. Acompanha com batatas cozidas com a pele e inteiras, se forem pequenas; se as batatas forem grandes, faz-se-lhes uma racha (golpe).




 


Um comentário:

  1. Boa noite,,estou fazendo uma pesquisa sobre Sesulfe,,meu avô nasceu e viveu ai ,,veio para o Brasil com uma irmã,,os pais(meus Bisavós), ficaram ai,,só a procura de minha origem,,se alguem souber de alguma noticia da familia Sá desse lugar,,por favor,,contacte-me,,meu bisavô se chamava:
    Luiz Inácio Sá
    filho de: Sebastião de nascimento e Maria Conceição(minha bisavó era cega,,fazia flores de plástico e vendia),,obrigado a quem puder contribuir,,abraços desde o Brasil!!! Luiz Augusto Sá Junior

    ResponderExcluir