domingo, 24 de julho de 2011

FREGUESIA DE PALMELA

rEGIÃO      lisboa
SUB  REGIÃO   península de lisboa
DISTRITO setubal
CIDADE    palmela
FREGUESIA   Palmela
Palmela é uma freguesia portuguesa do concelho de Palmela, com 104,48 km² de área e 16 115 habitantes (2001). Densidade: 154,2 hab/km²


Brasão:
Escudo de prata, com uma cruz da Ordem de Santiago, de vermelho e um cacho de uvas de púrpura, folhado de verde, tudo alinhado em pala; orla ameiada de negro, lavrada do campo. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “FREGUESIA DE PALMELA”

Bandeira:
Esquartelada de branco e vermelho. Cordão e borlas de prata e vermelho. Haste e lança de ouro.
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Palmela”




Símbolos Heráldicos




A orla ameiada representa o castelo de Palmela, principal monumento da Freguesia, no qual, por ordem de D. João I, se fixou o Convento Mestral e a cabeça da Ordem de Militar de Santiago.

Simbologia:

 

A cruz da Ordem de Santiago representa a referida Ordem Militar que teve em Palmela a sua sede. Os monges cavaleiros de Santiago ficaram conhecidos como “Freires de Palmela”

 

 

O cacho de uvas representa a produção dos famosos vinhos de Palmela.




A orla ameiada representa o castelo de Palmela, principal monumento da Freguesia, no qual, por ordem de D. João I, se fixou o Convento Mestral e a cabeça da Ordem de Militar de Santiago.


Bandeira esquartelada de branco e vermelho para se diferenciar da bandeira de cor púrpura do Município. Sendo escolhida a vermelha pelo facto de, segundo a descrição feita por alguns autores, ser a cor do primitivo brasão de Palmela.
Coroa mural de três torres devido à sede da Freguesia ser a mesma que a do Município
HISTORIAL
A origem remota da freguesia de Palmela é a mesma do concelho de Palmela. Situa-se muito antes da fundação de Portugal, mas desconhece-se até hoje a totalidade desse processo histórico. Se falarmos da Palmela portuguesa, então a freguesia nasceu em Março de 1185, o mesmo ano em que foi dado o primeiro foral a Palmela por D.Afonso Henriques
ORIGEM


Por vezes atribui-se, sem fundamento, a raiz do nome Palmela à do Pretor romano Cornélio Palma, que supostamente a teria erguido ou refundado no ano de 106 A.C. Por outro lado, existem referências feitas pelos árabes à praça forte de «Balmalla», que poderá ter conduzido a Palmela.

Os mais antigos vestígios encontrados remontam ao Paleolítico Médio (Quinta da Cerca) na Vila de Palmela, e ao longo da Serra do Louro. As presenças visigótica, romana e muçulmana encontram-se representadas através de achados arqueológicos resultantes de escavações realizadas no interior do Castelo de Palmela. Neste monumento nacional, podem observar-se estruturas e peças de uso quotidiano de todas as fases da presença islâmica, e que permitem datar a sua presença desde o século VIII.



ELEMENTOS DE EVOLUÇÃO HISTÓRICA (Séc. XII-XX)
Em 1147, D.Afonso Henriques toma posse do Castelo e em 1165 reconquista Palmela.


No ano de 1170 dá foral aos mouros forros de Palmela e, em 1172, reedifica o Castelo e funda um Convento que oferece à Ordem de Santiago de Espada. De Março de 1185, data o primeiro foral de Palmela, concedido por D. Afonso Henriques. Em 1186, D.Sancho faz a doação de Palmela à Ordem de Santiago de Espada. A invasão almoada de 1191 provoca a perda de Palmela, arrasando-a. D.Sancho I reedifica, em 1205, todas as obras de defesa e guarnece o Castelo.
Cinco anos depois, a Ordem de Santiago de Espada volta ao Castelo de Palmela e aqui reside o capítulo da Ordem. Em 1217-1218. D.Afonso II confirma, em Santarém, os forais de 1170 e 1185. Entre 1239 e 1423, o Mestrado da Ordem de Santiago de Espada passa para Mértola



Em 1384, D.Nuno Álvares Pereira regressa vitorioso do Alentejo, passa por Palmela, onde comunica do alto do Castelo, por meio de grandes fogos, com o Mestre de Avis, futuro D.João I, cercado pelos castelhanos, em Lisboa, avisando-o da sua proximidade e ajuda. Em 1423. D.João I manda que o Convento Mestral e a cabeça da Ordem de Santiago de Espada seja novamente no Castelo de Palmela e determina por Carta Régia de 5 de Maio, que a cabeça da Ordem fique definitivamente em Palmela. No dia 1 de Junho de 1512, D.Manuel I concede foral novo a Palmela.

 
Em Outubro de 1855, com a extinção do concelho, a freguesia de Palmela é incorporada no concelho de Setúbal, mas em Novembro de 1926 com a restauração do concelho de Palmela volta-se à situação anterior.


PATRIMÓNIO HISTÓRICO EDIFICADO

Castelo

Localiza-se na vila, freguesia e concelho de mesmo nome, Distrito de Setúbal, em Portugal.


 Na península de Setúbal, no contraforte Leste da serra da Arrábida, está situado entre os estuários do rio Tejo e do rio Sado, próximo à foz deste último. Inscreve-se na chamada Costa Azul, no Parque Natural da Arrábida.


Do alto da sua torre de menagem, em dias claros a vista se descortina até Lisboa.






História

Antecedentes

 A primitiva ocupação humana da região remonta à pré-história, particularmente ao período Neolítico, conforme os testemunhos arqueológicos nela abundantes. Alguns estudiosos apontam a data de 310 a.C., para a fundação de um povoado no local da atual Palmela, fortificado à época da romanização da península Ibérica, em 106, por um pretor da Lusitânia, de nome Áulio Cornélio (ou Áulio Cornélio Palma, segundo outros). A moderna pesquisa arqueológica comprova, entretanto, que a subsequente ocupação do seu sítio foi ininterrupta, inicialmente por Visigodos e, posteriormente, pelos Muçulmanos, estes últimos responsáveis pela primitiva fortificação, entre o século VIII e o IX, grandemente ampliada entre o século X e o XII.

O castelo medieval
À época da Reconquista cristã da península Ibérica, após a conquista de Lisboa (1147) pelas forças de D. Afonso Henriques (1112-1185), vieram a cair no mesmo ano Sintra, Almada e Palmela. Na ocasião, as forças muçulmanas que defendiam Palmela, abandonaram-na, indo refugiar-se em Alcácer do Sal. Desse modo, as forças portuguesas apenas se assenhorearam da povoação e seus domínios. As forças muçulmanas, entretanto, logo se reorganizaram, recuperando a margem sul do rio Tejo. Os cristãos reconquistaram Palmela em 1158. Novamente perdida, foi definitivamente conquistada pelo soberano em 24 de Junho de 1165. A partir do ano seguinte foram-lhe empreendidas obras de reforço.
Com a subida de D. Sancho I (1185-1211) ao trono, a povoação e seus domínios foram doados pelo soberano à Ordem Militar de Santiago, juntamente com Almada e Alcácer do Sal (1186), época em que Palmela recebeu foral, passado pelo seu Mestre. Estas localidades voltariam a cair ante a investida das forças almóadas sob o comando do califa Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur, que, após terem reconquistado o Algarve, avançaram para o norte, vindo a arrancar ao domínio português, sucessivamente, o Castelo de Alcácer do Sal, o Castelo de Palmela e o Castelo de Almada (1190-1191). As defesas de Palmela ficaram bastante danificadas na ocasião. Reconquistada, segundo alguns, ainda anteriormente a 1194, ou mais provavelmente em 1205, o soberano determinou-lhe os reparos necessários em suas defesas, confirmando a doação desses domínios aos monges da Ordem, que aí instalaram a sua sede anteriormente a 1210, uma vez que no testamento do soberano, lavrado nesse ano, já são designados como freires de Palmela. Apenas após a Batalha de Navas de Tolosa (1212), em que se registou uma vitória decisiva para os cristãos peninsulares, é que foram reconquistadas as terras perdidas para além das fronteiras que se estendiam do rio Tejo até Évora.

D. Afonso III (1248-1279), a 24 de Fevereiro de 1255, confirmou à Ordem de Santiago, nas pessoas de seu Mestre, D. Paio Peres Correia, e de seu comendador, os domínios e castelos doados por D. Sancho I e confirmados por D. Afonso II (1211-1223), a saber: Alcácer do Sal, Palmela, Almada e Arruda. O seu filho e sucessor, D. Dinis (1279-1325), confirmou o Foral à vila (1323), acreditando-se que date desta fase a construção da torre de menagem, em estilo gótico, defendendo a porta principal.

Castelo de Palmela, Portugal: vista das muralhas e entrada.
Ao final do reinado de D. Fernando (1367-1383), quando do cerco de Lisboa por tropas castelhanas (Março de 1382), os arrabaldes desta vila ao Sul também foram saqueados e incendiados: E tanto se atreveram [as tropas castelhanas], sem achando quem lho contradizer, que foram em batéis pelo rio de Coina acima, e ali saíram em terra, e foram queimar o arrabalde de Palmela, que são dali duas grandes léguas (Fernão Lopes).
Com a eclosão da crise de 1383-1385, o Mestre de Santiago, Fernando Afonso de Albuquerque, na Primavera de 1384, deslocou-se até Lisboa em apoio ao Mestre de Avis, então regente por aclamação popular, tendo integrado a segunda embaixada enviada para a Inglaterra.

Meses depois, durante o cerco de Lisboa pelos castelhanos, foi no alto das torres do Castelo de Palmela que o Condestável D. Nuno Álvares Pereira, após a vitória na batalha dos Atoleiros (1384), acendeu grandes fogueiras para alertar o Mestre de Avis da sua aproximação, o que, de acordo com o cronista causou grande regozijo entre os sitiados (Fernão Lopes. Crónica de D. João I).
Durante o seu reinado, D. João I (1385-1433) procedeu a obras de ampliação e reforço no castelo (1423), determinando ainda a ereção da Igreja e do Convento onde a Ordem de Santiago, emancipada de Castela, se instalará, definitivamente, a partir de 1443.

Castelo de Palmela, Portugal: torre de menagem.

No contexto da conspiração do duque de Viseu contra D. João II (1481-1495), abortada em 1484 com a morte do primeiro às mãos do segundo, um dos conjurados, o bispo de Évora, Garcia de Meneses, foi encarcerado na cisterna do Castelo de Palmela, onde veio a falecer poucos dias após. O episódio, narrado sumariamente por Rui de Pina e Garcia de Resende, é um pouco mais esclarecedor na crónica deste último:
O bispo de Évora, ao tempo da morte do Duque [de Aveiro], estava com a Rainha, e aí o foi chamar, da parte d’el-rei, o capitão Fernão Martins; e em saindo fora, foi logo preso e levado com muita gente e muito recado ao Castelo de Palmela e metido em uma cisterna sem água que está dentro da torre de menagem, onde daí a poucos dias depois faleceu, e dizem que com peçonha.
No século XVI, o rei D. Manuel I (1495-1521) outorgou o Foral Novo à vila (1512).

Da Guerra da Sucessão Espanhola aos nossos dias
Mais tarde, no contexto da Guerra da Sucessão da Espanha, D. Pedro II (1667-1706) determinou modernizar as defesas do castelo, o qual recebeu linhas abaluartadas, adaptando-o ao tiro de artilharia. Ainda no século XVIII, a estrutura do castelo ficou sériamente danificada pelo terramoto de 1755. Ainda assim, manteve-se ocupado pelos freires de Palmela até 1834, com a extinção das Ordens Religiosas em Portugal. Foi então ocupado por um contingente do Exército português, aí tendo nascido o explorador Brito Capelo (1841), filho do comandante da guarnição.
O castelo encontra-se classificado como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de Junho de 1910.
No período que antecedeu a comemoração dos Centenários (1940) promoveu-se um conjunto de intervenções no Castelo, que consistiram no derrube de construções e em alterações nas janelas da Igreja de Santiago.
As instalações do antigo convento foram requalificadas a partir de 1945 como pousada, integrando, a partir da década de 1970, a rede Pousadas de Portugal. Desde o final do século XX têm tido lugar trabalhos de prospecção arqueológica no recinto do castelo, transformando-se alguns espaços em salas museológicas, áreas de serviços e de comércio.

Características
O castelo, na cota de 240 metros acima do nível do mar, apresenta planta poligonal irregular, orgânica (adaptada ao terreno), com as muralhas reforçadas por torreões de planta quadrada e circular.
A evolução do perímetro defensivo de Palmela pode ser compreendida pelo estudo dessas muralhas, dispostas em três níveis de cercas, sem fossos, separadas por sucessivas barreiras:

Castelo de Palmela, Portugal: interior gótico da Igreja de Santiago de Palmela (século XV).

a linha interna, remontando aos séculos XII e XIII, compreende à muralha mais antiga, amparada por duas torres cilíndricas e a torre de menagem, na qual se abre uma cisterna. Esta terá sido remodelada no século XIV, tendo a sua estrutura reforçada e a sua altura aumentada, coroada com ameias sigladas. Em seu interior, uma escada de cantaria une os vários pavimentos.
a linha intermediária, erguida no século XV, é composta de muralhas mais robustas onde se inscrevem a praça de armas, a Igreja de Santa Maria (erguida no século XII e reedificada no Renascimento), o Convento e a Igreja de Santiago de Palmela, obras góticas quatrocentistas.
a linha externa, edificada no século XVII, integrada por então modernos baluartes, revelins e tenalhas, visando resistir aos tiros da artilharia.


Curiosidades

Em 1971 o realizador espanhol Amando de Ossorio utilizou o castelo como um dos cenários do filme "La Noche del Terror Ciego".
Em 2005 a SIC gravou no local um episódio da série juvenil Uma Aventura baseado no livro Uma Aventura no Castelo dos Ventos, de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães (escritora).

Igreja de Santa Maria do Castelo


Templo fundado no séc XII, foi a primeira igreja paroquial de Palmela.Situada no interior do Castelo, encontra-se em ruínas desde o terramoto de 1755




A Igreja de Santiago, localizada dentro da cerca primitiva do Castelo, constitui um notável templo da segunda metade do século XV ( 1443-1470). Edifício de grande monumentalidade geometrizante, insere-se, pelo seu despojamento formal, na última fase do tardo-gótico. O seu interior apresenta três naves, bem como os vestígios de decoração azulejar dos séculos XVII e XVIII. Sob um arco sólido manuelino, encontra-se a arca tumular de D.Jorge, o último grão–mestre da Ordem de Santiago de Espada.


Na casa que se prolonga à Igreja, ainda no espaço do Castelo, residiram os primores de Santiago, quase todos provedores da Santa Casa da Misericórdia de Palmela.
Nessa mesma casa nasceu em 1841 Hermenegildo Brito Capelo, célebre explorador do sertão africano.

O Convento de Santiago, edifício dos finais dos séculos XVII-XVIII, encontra-se junto à Igreja de Santiago. Foi recuperado nos anos setenta do século XX para ser utilizado como Pousada.


A Igreja de S.Pedro (igreja matriz da vila), situada junto aos Paços do Concelho, tem fundação remota (existem referência documentais de 1320). O actual edifício data da segunda metade do século XVI. Vasto templo de arquitectura maneirista, tem três naves, é revestido interiormente por painéis de azulejos barrocos datados da década de 1740, representando cenas apostólicas da vida do orago da Freguesia (S.Pedro). A fachada principal foi destruída pelo terramoto de 1755, prolongando-se a reconstrução até finais do séc.XVIII. Na sacristia existe uma escultura de Santiago Peregrino, do século XVI, e nas capelas laterais e capela-mor está um conjunto de telas dos séculos XVIII.

 


A Igreja da Misericórdia, localizada no Largo Duque de Palmela foi erguida no local da antiga Ermida do Espírito Santo durante o século XVI. Templo de uma só nave, tem um tecto de madeira de três planos, paredes revestidas a azulejos seiscentistas e altar-mor de talha joanina. Anexo à Igreja situa-se o edifício do antigo Hospital da Misericórdia (século XVII), com raízes numa antiga albergaria de finais do século XV.

A Igreja de São João Batista, edifício do século XVII, tem uma nave com notável labrim de azulejo. Está classificada como monumento de valor concelhio pelo Decreto-Lei de 31 de Dezembro de 1997.



A Capela da Escudeira está localizada na vertente a norte da serra de São Luis (Vale dos Barris), invocando Nossa Senhora da Conceição. Data a sua fundação de meados do século XVIII. Relacionada com este culto, mantém-se a romaria anual de Nossa Senhora da Conceição da Escudeira, que tem lugar no fim-de-semana mais próximo de 15 de Agosto.


Os Paços do Concelho é um edifício do século XVII, com o andar superior do século XVIII. O salão nobre apresenta na decoração das paredes os retratos dos monarcas portugueses até D.Manuel I.


O pelourinho, datado com a reconstrução de 1645, localiza-se no Largo Duque de Palmela. Está classificado como monumento nacional pelo Decreto-Lei de 16 de Junho de 1910. O chafariz de D.Maria I, do século XVIII, ostenta as antigas armas da Vila de Palmela e duas belas carrancas no remate da água. O primeiro chafariz aqui existentes teria data de 1549, construído por ordem de D.Jorge, mestre da Ordem de Santiago de Espada. Restaurado e remodelado no reinado de D.Maria I, conforme consta da inscrição do frontão a data de 1792.

FESTAS, FEIRAS E MERCADOS

FESTA DAS VINDIMAS


Sede da Vila, de 2 a 8 de Setembro











DIA DO CONCELHO
1 de Junho

SEMANA DA RESTAURAÇÃO DO CONCELHO > 1 a 8 de Novembro

FESTA DO ARTESANATO DE AIRES
10 a 14 de Julho

FESTA DA ESCUDEIRA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Escudeira, Serra de S.Luis (Vale dos Barris), Domingo anterior a 15 de Agosto, 4 dias
FESTAS POPULARES DA LAGOINHA
Lagoinha, Segunda-Feira de Pascoela e fim-de semana anterior.
CÍRIO DA SOCIEDADE FILARMÓNICA HUMANITÁRIA
Romaria da Nossa Senhora do Cabo Espichel, 15 de Agosto
FEIRA ANUAL
Sede da Vila, 8 de Dezembro
MERCADO QUINZENAL
 Sede da Vila, Terças-Feiras
MERCADO SEMANAL
Lau, Sábados



Gastronomia
Fogaca de Palmela

Ingredientes:

1 kg de massa de pão
1 kg de açúcar
1 kg de farinha
50 g de canela
1 ovo
50 g de erva doce
1/2 cálice de aguardente
sumo de 1 laranja
100 g de banha

Preparação:

1.  Amassa-se a massa de pão com a banha derretida,
2.  junta-se o ovo e a aguardente e o sumo de laranja.
3.  Estando bem amassado, junta-se a farinha, canela e erva doce, ficando uma massa homogénea.
4.  Estica-se a massa com um rolo e corta-se em vários feitios,
pinta-se com ovo e coze-se em forno a 200º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário