REGIÃO norte
SUB REGIÃO douro
DISTRITO Viseu
CIDADE aRMAMAR
FREGUESIA Vacalar
A Freguesia de Vacalar situa-se no extremo norte de Armamar, na margem direita do rio Temilobos, tendo como povoações Vacalar e S. Joaninho.
Confronta com as Freguesias de Folgosa, Vila Seca, Armamar, Aldeias e Fontelo.
Ocupa uma área de 6 km2, com uma densidade populacional de 43,5. Dos seus 263 habitantes, tem uma significativa percentagem de população em idade activa (cerca de 77%). Ainda assim, a população acima dos 65 anos é superior em 5% à população jovem.
Relativamente à estrutura familiar, em 2001, era de 90 o nº de famílias residentes e de 80 os núcleos familiares. No que respeita a edifícios havia 185 e 190 alojamentos familiares.
No actual ano lectivo – 2005/2006, 2 alunos frequentam a Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, no lugar de S. Joaninho. A Escola de Vacalar encerrou por falta de alunos.
Considerada Área Predominantemente Rural, com 268 ha a sua paisagem é dominada pelas vinhas, contando com várias quintas produtoras de Vinho do Porto, sendo esta a principal actividade da população, embora coexista também, em menor quantidade a cultura do azeite.
Os restantes sectores de actividade não têm representatividade, existindo apenas 1 café, 1 mercearia e 1 empresa de construção civil.
Em tempos, tanto Vacalar como São Joaninho foram lugares anexos da freguesia de Armamar. Em 1958, Vacalar adquiria a sua autonomia administrativa.
A padroeira do Vacalar é Nossa Sra. da Graça com igreja construída num lugar onde havia existido uma capela medieval da mesma invocação.
Do património religioso da povoação faz ainda parte a capela de Santa Ana. Existem também duas capelas de invocação a S. José, ambas particulares; uma na Quinta de S. José do Barrilário (1747) e outra na Quinta do Vilarinho. A Quinta do Temilobos possui também uma capela da segunda metade do século XIX dedicada à Sra. da Conceição. Em São Joaninho refira-se a capela da Sra. do Carmo (reconstruída em 1898).
A freguesia é produtora de vinhos de mesa e generosos (Porto) de excelente qualidade. Aqui abundam as quintas onde se trabalha debaixo de temperaturas que no verão facilmente ultrapassam os 35 graus centígrados. Para além do vinho, também se produz bastante azeite e de muito boa qualidade.
Uma cultura que foi muito popular no século passado foi a do sumagre (arbusto que dá um fruto redondo avermelhado e que tem aplicação em tinturaria e farmácia). Este produto era vendido para Vila Real (a 3$50 a arroba) para a indústria de curtumes.
Gastronomia
INGREDIENTES
20g de fermento de padeiro
1 colher de (sopa) de água morna
8 ovos
550g de farinha
60g de manteiga amolecida
Farinha, óleo, açucar e canela em pó q.b.
20g de fermento de padeiro
1 colher de (sopa) de água morna
8 ovos
550g de farinha
60g de manteiga amolecida
Farinha, óleo, açucar e canela em pó q.b.
MODO DE PREPARO
- Diluir o fermento na água morna.
- Adicionar os ovos, um a um, à farinha, assim como a manteiga e o fermento diluido.
- Deixar a massa levedar em local quente, durante cerca de duas horas.
- Polvilhar uma bancada com farinha e estender a massa sobre ela, até atingir uma espessura fina.
- Cortar pequenos discos e dar o formato adequado.
- Fritar em óleo bem quente e escorrer sobre papel absorvente.
- Passa - los por açucar e canela em pó e servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário