sexta-feira, 18 de maio de 2012

PRIMEIRO DIA DE VIAGEM - LISBOA - A SEVERA

           PRIMEIRO DIA – LISBOA

Chegamos a Lisboa para ficar somente um dia pois já conhecemos de outras viagens embora nunca nos cansemos de curti – la  Entretanto a ideia era conhecer o Algarve que ainda não conhecíamos
Fomos eu, a esposa e um casal de amigos
Ao chegar descansamos algumas horas e a noite fomos jantar no   
Restaurante Típico A Severa
Noite e Restaurantes | Casa de Fado
Casa inaugurada em 1955, recebeu o nome de "Maria Severa", uma cantadeira cigana que foi a mais célebre intérprete do Fado.
A Severa nasceu em Lisboa, no Bairro da Mouraria, em 1820. Era filha de Severo Manuel e Ana Gertrudes. A sua mãe era proprietária de uma taberna e tinha por alcunha "A Barbuda", devido à barba que tinha na cara.
A Severa era uma prostituta alta e graciosa, que cantava o fado (especialmente numa taberna da Rua do Capelão). 
Teve vários amantes conhecidos, entre eles o Conde de Vimioso (Dom Francisco de Paula Portugal e Castro) que, segundo a lenda, era enfeitiçado pela forma como cantava e tocava guitarra, levando-a frequentemente à tourada.
Morreu de tuberculose a 30 de Novembro de 1846 na rua do Capelão, na Mouraria, em Lisboa, tendo sido sepultada no cemitério do Alto de S. João numa vala comum.
A sua fama ficou a dever-se em grande parte a Júlio Dantas cuja novela "A Severa" viria a originar uma peça levada à cena em 1901, bem como ao primeiro filme sonoro português realizado por Leitão de Barros em 1931. No filme Fados do realizador espanhol Carlos Saura ela é representada pela fadista Cuca Roseta.


Em 2010, a cantora 
CATARINA PEREIRA 

Catarina Pereira inspirou-se na lenda da Severa, e escreveu uma letra de música intitulada "Canta por Mim", participando no Festival da Canção 2010. A sua participação obteve o 2.º lugar, ficando muito popularizada, desde aí.
 MARIA SEVERA













O jantar com pratos muito bem confeccionados regados a bom vinho foi sempre acompanhado pelo fado com interpretes como Filipa Tavares , 
Lina Santos e outros sempre com as guitarras de um excepcional  conjunto.



FILIPA CAMARGO

O JANTAR












Um comentário:

  1. Boa Noite Maninho!!
    Que vida boa heim!!
    Só viajando e curtindo a vida!!
    É quem pode, pode, quem não pode se sacode kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Maninha Augusta

    ResponderExcluir