quarta-feira, 7 de março de 2012

FREGUESIA DE MAÇÃS DE DONA MARIA






REGIÃO             CENTRO
SUB REGIÃO      PINHAL INTERIOR
DISTRITO          LEIRIA
CIDADE             ALVAIAZERE
FREGUESIA       MAÇÃS DE DONA MARIA

Brasão: 
Escudo de ouro, semeado de maçãs de vermelho folhadas de verde, com uma espada erguida, de azul, realçada de prata, brocante. Coroa mural de prata de quatro torres.Listel branco, com a legenda a negro: "MAÇÃS de  D.MARIA".

Bandeira: 
Esquartelada de azul e amarelo. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.
 Selo: 
Nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Maçãs de D. Maria - Alvaiázere".

Descrição

Entre serras e vales, encontra-se no cume da Serra de Santa Helena, um território extenso, outrora doado por D. Sancho I à sua amante D. Mª Pais Ribeiro. 

Falamos de Maçãs de Dona Maria, sede de freguesia, que se encontra ma margem direita da Ribeira d’ Alge, a cerca de 2 km da Estrada Nacional (Tomar/Coimbra).

ORIGEM

A primeira referência que existe ao nome de Maçãs de Dª Maria, é no documento da criação do concelho de Arega, por Pêro Afonso, filho bastardo de D. Afonso Henriques, referindo que este confinava com o rio "Mazanas" (Maçãs), hoje ribeira da Várzea. 

E é entre estes territórios que aparece uma extensa área, que D. Sancho I doa a D. Maria Paes Ribeiro, em 1209 ou 1210, e seus descendentes.

Do memso ano é a carta de Avelaal e Almafalla, que inclui toda a região de Mazanas. Daqui, se pode retirar que havia uma sobreposição das expressões Almafalla e Mazanas, se não de todo, pelo menos em parte.

Maçãs de Dª Maria estava dependente de Chão de Couce, possivelmente, antes de 1434, aonde aliás, morava o donatário. Esta concessão é confirmada por D. Afonso V, em 1451 ao Terceiro Conde de Vila Real.

A 12 de Novembro de 1514, D. Manuel cria o concelho de Maçãs de Dª Maria juntamente com o de Avelar, Aguda, Pousaflores e Chão de Couce - que compõem a Comarca das Cinco Vilas - continuando no entanto a pertencer aos Marqueses de Vila Real, ratificados por D. João III, D. Sebastião e Filipe I.

Em 1641, devido á Restauração da Coroa Portuguesa, procedeu-se á confiscação dos bens e sentença de morte, por conspiração a favor de Castela, dos Marqueses de Vila Real, sendo estes incorporados na Casa do Infantado, na pessoa do Infante D. Pedro, onde estiveram até 1834, dando-se provimento ao decreto de 1832. Este decreto permitiu que as terras aforadas ficassem nas mãos dos seus usuários.

Em 31 de Dezembro de 1836 e no seguimento da reorganização do territótio nacional, foram integrados no concelho de Maçãs de Dª Maria os extensos concelhos de Aguda e Arega. Em 1855 este concelho é absorvido pelo de Figueiró dos Vinhos e em 1895 é anexado ao concelho de Ansião. E só a partir do ano de 1898 passa definitivamente para o concelho de Alvaiázere.


Patrimônio
Pelourinho


Situado em frente da antiga Câmara, ao lado do edifício da antiga Casa do Povo

Data provável de construção – sec. XVI
Transformado em cruzeiro no Séc. XIX/XX. É do tipo coluço. Tem um soco de quatro degraus, de planta quadrada, sobre o qual assenta uma coluna de base prismática quadrangular, bastante elevada, com fuste cilíndrico e capitel toscano, rematado por cruz.

Cruzeiro Filipino



Situado junto ao adro da Igreja Matriz. Com a data de construção gravada do lado sul ( 1626)

É um Cruzeiro abrigado sob edícula copulada.

Todo ele feito em pedra calcária e alvenaria rebocada.

(Classificado como Imóvel de Interesse Público (IIP), desde 1990).

 

Fonte do Pereiro

Encontra-se situada a nascente da Vila de Maçãs Dª Maria.fonte do Pereiro

Possível Origem - Medieval.

É uma fonte  tipo mãe d´água de planta quadrada rematada em pirâmide com duas bicas.

 

Cemitério Antigo

Encontra-se localizado á entrada da Vila, do lado poente da Igreja Matriz.

Data final de Construção - 1855.

Foi construído em socalcos, dando-lhe forma de anfiteatro.

Possui vários jazigos e campas de pedra Ançã, Portunho e Lioz e ferro forjado.




Solar dos Pimentel Teixeira







Praia Fluvial Ribeira do Alge






Núcleo Etnográfico do Rancho Folclórico 




Gastronomia

Chícharada de búzios  
Ingredientes
 kg de Chícharo
2,5 kg de búzios 
Cebola q.b. 
Alho q.b. 
Sal q.b.
Azeite q.b.
Louro q.b.
Colorau q.b.
Polpa de tomate q.b. 
Piripiri q.b.  
Modo de confecção
1.  Escolha, lave e deite o chícharo numa tigela funda, coberto com água fria, de um dia para
o outro.
2.  Depois de demolhado coza-o numa panela (não pode ser panela de pressão).
3.  Noutra panela coloque a cebola picada, os alhos, louro, azeite, colorau, a polpa de tomate e o piripiri, deixando refogar muito bem.
4.  Depois de refogado coloca-se um pouco de água e deixa se levantar fervura.
5.  De seguida adicionam-se os chícharos e depois  de  ferver  novamente coloque  os búzios e retifique os temperos.
 









Um comentário:

  1. o senhor arlindo sousa nao sei que anda a fazer nesta terra. porque eu sou vuivo com 3 crianças para criar e andaram a pedir dinhero para darem cabazes de natal, para os pobres . e ele mesmo so quere tudo para ele .. nas ajudas que custumao dar de 6 em 6 meses derao-me leite e papas e bolachas e isto nao se admite.. no principio é tudo muito bonito.custumavama dar um cabaz aos mais pobres. tudo estava bem quando ele apareceu e ficamus derrepente pobres sera que ele quer tudo so para ele ?? nao pensa quem tem filhos para criar ?? nao e papas nem leite que alimentam os jovens ... assinado ?????????

    ResponderExcluir