sábado, 3 de março de 2012

FREGUESIA DE GEMUNDE

REGIÃO                    NORTE
SUB-REGIÃO            GRANDE PORTO
DISTRITO                 PORTO
CIDADE                   MAIA
FREGUESIA             GEMUNDE

Bandeira: 
De amarelo.
Cordões e borlas de ouro e verde.
Haste e lança de ouro.
O amarelo (de ouro por se tratar de tecido) representa os seus extensos milheirais, verdadeira riqueza desta terra e significa a nobreza das intenções e o sofrimento traduzido no espírito do sacrifício que exorta a merecer o trabalho realizado e torná-lo exemplo para as gerações futuras.

Brasão:
Escudo de verde, livro aberto de prata, guarnecido de vermelho e brocantes, duas palmas de ouro, postas em pala e alinhadas em faixa, tudo entre duas espigas de milho de ouro, folhadas do mesmo, acantonadas em chefe e um pé ondado de prata e azul de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “GEMUNDE-MAIA”.
O campo do escudo sugere os verdejantes campos de Gemunde


As espigas de milho representam a tradição e a riqueza agrícola desta terra. As burelas ondadas simbolizam o rio Setões e recordam a sua acção fertilizante nos campos adjacentes.
O verde representa a sua luxuriante e variada vegetação e os seus verdejantes campos, sendo o esmalte da abundância, da esperança e da fé num desenvolvimento constante.
O ouro significa a sabedoria e a constância que põe no seu agir presente na fidelidade ao passado cheio de tradições e de glória.
O vermelho invoca todos os homens que ao longo dos séculos dedicaram a vida ao serviço de outrem, num esforço constante e abnegado de servir.
A prata significa a pureza na fidelidade ao conceito de verdade procurada na riqueza dos testemunhos encontrados.
O azul alude à lealdade e nobreza das gentes de Gemunde e significa zelo e galhardia.

Selo branco:

Circular com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda “JUNTA DE FREGUESIA DE GEMUNDE-MAIA”.

HISTORIA DA FREGUESIA
Existe alguma documentação que remonta esta Freguesia ao ano de 946, século X, sendo referida como “Villa Gemundi”. Já no século XI, em 1031, esta é mencionada como “Eglesia uogabulo sanctorum cosme et damiani (…) baseliga (…) gemundi”. Em 1258 é tratada pelo nome pessoal Gemundus, sendo presumível a presença de um elemento Gem.

No ano de 1758 contavam as Memórias de Gemunde (relativamente à freguesia): “esta situada em hum valle baixo donde senão descobrem povoaçoins algumas”. Ainda no ano de 1758, Gemunde era composto pelos lugares de Gemunde, Outeiro, Bajouca, Anta, Casais e Bairro. Mais tarde veio a Campa do Preto irromper a toponímia desta localidade, sendo actualmente constituída pelas localidades atrás referidas e mais a Campa do Preto. 

Gemunde é uma das maiores freguesias que se situa a Nordeste do Concelho da Maia, e é limitada a Norte com as Freguesias de Guilhabreu e Mosteiró, localidades do Concelho de Vila do Conde; a Sul de Gemunde ficam a Freguesias de Barca; a Nascente ficam as Freguesias de São Pedro de Avioso e Santa Maria de Avioso; e, por fim, a Poente as Freguesias de Moreira e Vila Nova da Telha. 
Esta localidade alia as mais antigas tradições às mais modernas tecnologias. A terra de Gemunde, apesar de eminentemente rural, dá passos rumo à industrialização e planificação urbana. O que contribui muito para isto é o facto de uma grande parte da maior Zona Industrial do país se situar nesta localidade, sendo então uma mais valia para esta Freguesia. Assim, apesar de ter sido sempre referida como uma zona agrícola, notaram-se algumas modificações da Freguesia, tornando-se esta num local com uma forte componente urbana, industrial, comércio e serviços.
Tudo que é construído nesta freguesia tem em vista não ferir a paisagem e preservar o património histórico-cultural.
Os habitantes de cá, Gemundenses, são um povo simpático e muito acolhedor, gostando de encarar o futuro com uma visão ampla, abordando tudo o que é importante para uma Freguesia em franco progresso e crescimento.
Gemunde é dotada de boas infra-estruturas a nível de ensino, lazer e outras, para além de algumas associações, o que vem provar o grande associativismo do povo de cá.
É uma terra de harmonia, onde se pode desfrutar de uma vida saudável e de uma paisagem calma, onde predominam os campos verdejantes e ainda cultivados. Assim, para quem gosta de boas paisagens, deve com
certeza, passar por cá, de forma a poder visitar alguns lugares característicos de Gemunde.


PATRIMONIO
CAMPA DO PRETO

Relativamente à origem da Associação da Campa do Preto, esta foi aprovada em 18 de Janeiro de 1932. 
Tudo começou quando, em 1930, uma velhinha entravada sem qualquer família e muito pobre existiu naquele lugar. Chamava-se Tia Maria Pinha. Foi feita uma barraquinha em madeira pelos homens desta freguesia, de forma a albergar a pobre senhora. Também arranjaram uma pobre senhora benemérita a quem estava entregue todo o cuidado; chamava-se Tia Apolónia. 
Esta senhora modesta e séria socorria a doentinha com os donativos da Caixa da Campa do Preto, quando estas pessoas pouco avantajadas, os homens de coração aberto desta freguesia repunham das suas algibeiras. E assim nasceu esta Associação. O edifício da sede foi levantado a favor da pobreza. Esta Associação tem como fins:

·         Socorrer mensalmente todos os associados na invalidez enquanto viver;
·         Socorrer mensalmente todos os associados por desastre ou fora dele;
·         Socorrer mensalmente todos os associados na invalidez temporária por qualquer dos motivos citados;
·         Distribuir anualmente donativos a casas de caridade; e
·         Distribuir anualmente donativos aos pobres órfãos e viúvas da Freguesia de Gemunde, por ocasião da Festa Social que ocorre no primeiro Domingo de Junho de cada ano.
Esta associação desenvolve várias actividades, que decorrem durante a época festiva e o resto do ano. São elas:
·         Consulta de Psicologia individual;
·         Provas de atletismo para crianças;
·         Aulas de guitarra portuguesa para crianças;

Futebol de 5.




A Igreja Matriz desta Freguesia foi designada, num Breve dirigido a D. Manuel em 1516, como “São Cosmadi da maja”. 
Esta apresenta um estilo neoclássico. Depois de sofrer um terrível incêndio, foi totalmente reconstruída em 1859. Nesta foram integrados azulejos da fábrica Carvalhinho. 


A parte da frente da Igreja apresenta um portal sobrepujado por um frontão clássico triangular, sendo a abertura da porta em arco redondo. Imediatamente acima, abre-se uma janela rectangular gradeada. A empena, em forma de frontão triangular, apresenta no tímpano um pequeno nicho. Do lado esquerdo pode-se ver uma torre sineira quadrangular encostada, com três pisos e coberta por uma cúpula ogival. Esta é uma das poucas Igrejas em Portugal com uma torre construída num estilo arquitectónico árabe, que faz lembrar as Mesquitas Ortodoxas. A fachada principal encontra-se revestida a azulejo, com dois silhares figurativos e representativos dos padroeiros, ladeando o pórtico. 

Nas traseiras da Matriz pode-se desfrutar duma bela paisagem, das quais fazem parte do cenário casas rurais, alguns campos arroteados, sementeiras, vinhas, etc. Este não pode deixar de ser um local a visitar.

Tem como oráculos São Cosme e São Damião, que diz a história serem irmãos gémeos e médicos.

Actualmente, a Paróquia de Gemunde encontra-se na responsabilidade do Reverendo Padre Domingos Jorge Duarte do Aido, coadjuvado pelo Diácono Jorge Moreira.
CAPELA SÃO ROQUE


Diz a história que esta capela foi construída no século XVIII, e nas "Memórias Paroquiais" consta que na mesma se realizava uma festa em honra de São Roque, no 3º Domingo de Agosto.

A Capela de São Roque situa-se na Rua Engenheiro Frederico Ulrich.




CEMITERIO


 O Cemitério da Freguesia de Gemunde foi construído no ano de 1868. Este tem sofrido diversas ampliações, sendo a última em Julho de 1991.

A ampliação do Cemitério de Gemunde foi uma iniciativa da 
Junta de Freguesia, patrocinada pela Câmara Municipal da Maia. 




Em 18 de Julho de 1993 a parte ampliada do Cemitério Paroquial de Gemunde foi benzido pelo então Reverendo Pároco de Gemunde, Padre Remígio Alves Freitas, falecido em Fevereiro de 2002.



CAPELA MORTUARIA






A Capela Mortuária da Freguesia de Gemunde tem duas naves e foi benzida em 31 de Dezembro de 1995. A mesma está situada na Alameda Padre Remígio.





PADRÃO DO CULTO


O Padrão do Culto fica situado no Largo do Padrão perto da Igreja Paroquial






FESTAS LOCAIS
Em Gemunde, pela altura do Verão, duas festas têm acontecimento. São elas:

·         Festa da Campa do Preto: uma festa pagã, realizada no primeiro fim-de-semana do mês de Junho. Também é conhecida como Festa das Cerejas.
·         Festa da Nossa Senhora de Fátima: uma festa religiosa, cujo ponto alto culmina com uma procissão que se realizada no segundo Domingo do mês de Agosto.
·         Festa do Entrudo (Carnaval da Bajouca)


GASTRONOMIA
ROUPA VELHA
·         INGREDIENTES
·         2 colheres (sopa) de óleo
·         1 cebola média picadinha
·         ½ xícara de toucinho defumado picado
·         3 tomates picadinhos
·         4 dentes de alho picados
·         2 xícaras (chá) de carne cozida desfiada
·         1 pitada de pimenta do reino moida
·         1 xícara (chá) de Ffarinha de mandioca crua
·         sal
·         Modo de Preparoo
  1. Aqueça o óleo e frite a cebola e o toucinho defumado
  2. Junte o tomate, o alho e o sal, a carne e a pimenta do reino
  3. Frite um pouco mais e misture a farinha de mandioca frita crua
  4. Sirva






























Nenhum comentário:

Postar um comentário