quinta-feira, 1 de março de 2012

FREGUESIA DE EIRA VEDRA







REGIÃO                    NORTE
SUB-REGIÃO            AVE
DISTRITO                 BRAGA
CIDADE                   VIEIRA DO MINHO
FREGUESIA             EIRA VEDRA




Situada na parte noroeste do concelho, muito perto da freguesia-sede (não mais de um quilómetro), a freguesia de Eira Vedra confina com as suas congéneres de Louredo e Cova (a norte); Vieira do Minho (a sul), Ventosa, Caniçada e Tabuadas (a ocidente); e Cantelães a leste. Eira Vedra é topónimo que revela antiguidade, pois o arcaico Vedra já era aplicado no século XIII. Não se pode dizer, no entanto, que Vetera, ou Vedra, seja uma corrupção de Velha. 
Significa tão somente a alta antiguidade manifesta.» Quanto a Eira, vem do latim área. Uma eira é uma extensão de terreiro liso, por vezes de forma circular, onde se põe a secar os cereais e onde se debulham e limpam, portanto um apêndice caseiro. Assim sendo, o topónimo poderá referir-se, embora o digamos com reservas, a uma eira velha, a contrapor a outra mais nova que existiria na mesma freguesia. 
 O Cruzeiro de Eira Vedra é o monumento mais significativo da freguesia. Está situado no lugar de S. Paio, num pequeno largo rodeado de casas, quintais e campos de cultivo. Foi edificado no ano de 1716. Típico de encruzilhado, é um monumento barroco. Assenta num soco quadrangular constituído por quatro degraus, um dos quais parcialmente enterrado. No centro, um plinto galbado com faces decoradas com cartelas. Sustenta o fuste, monolítico, estriado e demarcado em metade, rematado por duplo anel e encimado por uma esfera sobre arcotério. A haste de ferro, para segurar a lamparina, é encimada por uma cruz latina de secção quadrangular, com terminais em esbarro e o Crucificado com os pés sobrepostos. 


A Quinta das Glicínias encontra-se no lugar de Terra Feita. É uma casa rural, toda em pedra, com capacidade para um máximo de oito pessoas, que dispõe de jardim e piscina e de um conjunto de serviços, que inclui o empréstimo de bicicletas, a organização de passeios com guia e a confecção e todas as refeições – pequeno-almoço, almoço e jantar. 


A Casa de S. Paio fica no lugar do mesmo nome, no sopé da serra da Cabreira, e é utilizada como unidade de turismo de habitação. Construída no século XVIII, foi restaurada e adaptada às novas funções. É composta por nove apartamentos (total de nove quartos), que dispõem de todas as comodidades necessárias a um turismo que se pretende de qualidade. 




Uma das tradições que teima em não esmorecer em Eira Vedra é a da Páscoa. 




Um grupo de jovens da freguesia vai de casa em casa, anunciar a ressurreição de Jesus Cristo. Dois compassos, ao final da tarde, juntam-se no Cruzeiro e daí partem para a Igreja Paroquial




Actividades económicas

Agricultura e pequeno comércio

Festas e Romarias
S. Francisco (domingo próximo a 20 de Maio),
Santa Ana (domingo próximo a 26 de Junho)  
Nossa Senhora

Património


                                                Igreja paroquial,
                          Capela de Nossa Senhora dos Remédios  
                                           Capela S. Francisco,
                                           Capela de Santa Ana  


                                           Cruzeiro de Eira Vedra


Gastronomia
Cabrito, vitela e cozido

Vitela Assada
Ingredientes
- 1,5o0kg carne vitela de assar
- 1 colher (chá) de colorau
- 4 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 2 dl de vinho branco
- 1 ramo de salsa
- 1 cebola grande
- 1 cenoura
- 0,5 dl de óleo(usei azeite)
- 1 colher (sopa)de manteiga
- 1 kg de batatas
- 3 cravinhos
- sal e pimenta q.b.


Modo de Preparo
1º- Ligue o forno a 180ºC.Tempere a carne com sal, pimenta, cravinho, colorau, os alhos esmagados, o louro, vinho branco e a salsa. Descasque a cebola e a cenoura e corte-as em pedaços.

2º- Coloque-as num tabuleiro de barro e sobreponha-lhes a carne. Junte-lhes o óleo(azeite) e a manteiga. 

3º- Leve ao forno médio, para que a carne coza lentamente,durante 40 minutos. Vá virando e regando, ocasionalmente com o próprio molho. Entretanto, descasque as batatas corte-as em meias luas e junte á carne.


Artesanato











Cestaria em vime, rendas e bordados





Colectividades


                          Grupo de Instrumentos de Corda de Eira Vedra,
Rancho Folclórico S. Paio de Eira Vedra,
Orago
S. Paio
Grupo Desportivo “Os Principiantes de Eira Vedra” e Grupo Coral

Nenhum comentário:

Postar um comentário