segunda-feira, 6 de junho de 2011

PALMEIRA DE FARO








rEGIÃO               nORTE
SUB  REGIÃO     CAVADO
DISTRITO         BRAGA
CIDADE           ESPOSENDE
Freguesia Palmeira de Faro
Brasão
É constituido por um Escudo Ibérico de prata, tendo ao centro um Faro de prata, perfilando a negro, com chama a ouro, firmando num campo verde, tendo à direita e à esquerda duas folhas de palmeira verde, torneadas a castanho. Tem uma faxa em branco com letras maiúsculas de negro com os dizeres "Palmeira de Faro".
Possui coroa mural de prata de três torres.

Localização:
A freguesia de Palmeira de Faro situa-se a 4 km da sede de concelho que é Esposende.
      A Norte ficam as freguesias de Vila-Chã e Curvos. A Nascente situa-se Vila Cova que pertence ao concelho de Barcelos. A Sul ficam as freguesias de Gemeses e Gandra e, a Poente, fica a freguesia de Marinhas.
       Palmeira de Faro também se chamou "Santa Eulália". A sua padroeira é Sta. Baía.

       A freguesia de Palmeira de Faro mede cerca de 636 hectares de superfície e uma população de mais ou menos     3 000 pessoas.






História:
       A origem do nome desta localidade terá resultado dos peregrinos que em tempos eram designados por Palmeiros ou Palmatos. Estes peregrinos eram portadores de ramos de palmeira. Em 1290, Palmeira de Faro chamava-se "Sta. Ovaya de Palmeira de Faro".

Freguesia essencialmente agricula, em meados de 1970/80 começou a sair do marasmo e a entrar na senda do progresso, proliferando já o comércio e a indútria, trazendo um maior desenvolvimento económico aos seus habitantes, graças à mudança do sistema político.
Monumentos:
       Palmeira de Faro, como unidade administrativa, é uma povoação bastante remota e os vestígios arqueológicos aqui encontrados dizem-nos que há milénios o Homem por aqui deixou as suas marcas e por aqui fez a sua história.
      
 Podemos enumerar os vários monumentos no Lugar de Terroso, a presença de um Dólmen e um Marco da Casa de Bragança, uma sepultura Antropomórfica no Lugar de Eira d'Ana e, também, na Quinta de Mereces existe um outro Dólmen.

Habitações:
Relativamente às habitações de Palmeira de Faro, podemos concluir que a maioria é do tipo tradicional com casas de um ou dois pisos e com telha cor de tijolo.

 Existe também habitações em bloco como o Loteamento Sto. António de habitação social;




construções de vivendas em série como por exemplo o Loteamento da Caraminola; e, também existem construções de propriedade horizontal em que existe habitação na parte superior e comércio na parte inferior.



Estradas:
       As estradas em Palmeira de Faro são estradas em alcatrão, estradas em paralelo, estradas em calçada à portuguesa, em terra batida e caminhos estreitos.


















Profissões:
       Na sua maioria são operários têxteis e da construção civil, havendo também professores, dentistas, cabeleireiras, construtores civis, agricultores e comerciantes.


Serviços e ocupação de tempos livres:
Junta de freguesia;

ATL;
Infantário;







G.D.E. Faro






Rancho Folclórico.





Gastronomia:
  • Rojões à minhota;
  • Papas de Sarrabulho;
  • Vinho verde;
  • Filhós;
  • Leite-creme.
Leite-Creme
Ingredientes
·         1 litro de leite
·         Casca de 1 limão
·         1 ou 2 paus de canela
·         350 g de açúcar
·         60 g de farinha de trigo
·         6 gemas batidas

Modo de Preparo
1. Ferva o leite com a casca de limão e o pau de canela
2. Em uma panela, misture o açúcar e a farinha de trigo e adicione pouco a pouco o leite fervido, até envolver toda a mistura que, mexendo sempre, deverá voltar ao fogo para ferver até engrossar
3. Adicione, pouco a pouco as gemas batidas ao creme, leve de novo ao fogo, apenas 2 minutos para cozinhar as gemas, sem parar de mexer
4. Coloque o leite creme em uma travessa e, depois de frio, espalhe por cima um pouco de açúcar queime-o com a pá de torrar leite creme
Informações Adicionais
o    Obs.: O leite creme deve ser queimado.
Algumas receitas dizem que se pode colocar caramelo por cima.
O que deixa o leite creme saboroso é exatamente o açúcar queimado por cima.




Festas e romarias:
  • Santa Eulália - 10 de Dezembro;
  • Santo António - 13 de Junho;
  • Senhor dos Desamparados - último Domingo de Julho.






































































Nenhum comentário:

Postar um comentário