segunda-feira, 22 de agosto de 2011

FREGUESIA DE MAFAMUDE


REGIÃO                   norte
SUB REGIÃO            GRANDE PORTO
DISTRITO                 PORTO
CIDADE                    VILA NOVA DE GAIA
FREGUESIA                     MAFAMUDE


Brasão da Freguesia

É verde, com uma recriação de um Paço Árabe com Torre de Menagem, rematado por um homem saindo vestido de vermelho e tocando buzina de ouro.
- Em chefe as quinas antigas de Portugal, com o fundo azul e quinas brancas, que representam o valor de Mafamude na Fundação da Nacionalidade, estando do lado contrário colocado o quarto crescente, símbolo árabe que simboliza o passado histórico da sua fundação. Mafamude é o único topónimo árabe indiscutível em Gaia.


- A coroa mural é de Três Torres de prata, como compete à Freguesia, sendo o listel em branco com os dizeres de “MAFAMUDE”.
- O Paço Árabe simboliza o que existiu nesta Terra e que foi fundada por um Balir árabe que lhe deu o nome. É de ouro que em heráldica simboliza Nobreza, Fidelidade e Poder.
- O homem saindo da Torre de Menagem, simboliza a sentinela vigilante e está vestido de vermelho que em heráldica significa Guerra e Vitórias, rematando assim a Torre, dando-lhe um significado heróico.
- A buzina é de ouro, figura que é extraída do Brasão do Município pelas afinidades históricas.
- Foi indicado o verde para o campo de armas, por simbolizar os campos verdejantes e ser uma das corres preferidas pelos Árabes.

O estandarte tem uma única cor branca com o Brasão ao centro e debruado a verde e branco.
Mafamude é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Gaia, Distrito do Porto, com 5,39 km² de área e 38.940 habitantes (2001). Densidade: 7.224,5 hab/km².
Mafamude, juntamente com Santa Marinha e São Pedro da Afurada, integram a cidade de Vila Nova de Gaia.










 Soares dos Reis, escultor português, nasceu em Mafamude em 1847.








História


Mafamude deve o seu nome a um indeterminado Vali Árabe que ficou glorioso pelas façanhas contra os cristãos. Este é o único nome de localidade Árabe indiscutível em Vila Nova de Gaia.Mahamuti, como então se chamava, tem desde tempos remotos enorme supremacia sobre as povoações vizinhas mesmo as do outro lado do rio, como é o caso de Aldoar.





Teve o seu Paço Árabe, relacionado com a lenda Aloazar Abderraman, cuja formosa irmã, Gaya, o Rei Ramiro das Astúrias teria roubado. Crê-se, de acordo com estudos feitos, que este Paço esteve erigido no local onde se situou a Quinta das Pedras, hoje Bairro das Pedras. 
Em tempos, este local serviu igualmente de instalação de bateria dos Miguelistas, para bombardear o Mosteiro da Serra do Pilar, os quais se serviram das pedras lavradas existentes, muito provavelmente, pertencentes ao Paço. Ainda hoje existem na actual Quinta, pedras lavradas, motivo de outros estudos.
A questão de Mafamude, porém, prende-se com a localização precisa do Porto, tendo João Pedro Ribeiro afirmado que a povoação de Portugal ou Porto, no século I, não se situava a norte, como actualmente, mas a sul do rio Douro confinando pelo nascente com Mafamude, pelo poente com Coimbrões, reduzindo a actual Gaia à antiga Cale. 
Para completar o que fica dito, Armando de Matos diz igualmente que “é hoje axioma histórico que o primitivo lugar da cidade do Porto foi em Gaia e que dali passou para a margem oposta.”




Fica portanto fora de duvida que a moderna cidade de Vila Nova de Gaia, foi uma cidade antiquíssima, situada nos terrenos actuais de Mafamude. D. Afonso II chamava-lhe continuamente “Mea Villa Nova da Gaia e sedis Portucalensis”, na carta régia que regulava a administração de uma localidade que lhe deu em 1255.



Agricultura



Cerca de 500 habitantes locais trabalham na agricultura, em pequenas terras para autoconsumo (90%) ou médias propriedades com rentabilidade (10%), produzindo batata, milho e hortaliças.
 



Tradições

Festas e Romarias:


São Gonçalo (primeiro domingo a seguir ao dia 10 de Janeiro),
São Cristóvão de Mafamude (primeiro fim de semana após o dia 26 de Julho),
Festas em honra de Santo Ovídio (primeiro fim de semana de Setembro).
Feiras:
Para além da feira que se realiza durante as festas em honra de Santo Ovídio, existe igualmente outra que se realiza semanalmente.
Danças e Cantares:
Malhão, Vira, Verde Gaio, Rusgas, Terreiro, entre outras Modas típicas das Terras de Santa Maria da Feira.

Trajes Característicos:
 Trajes da Lavradeira, Fidalga da Quinta, da Feira, Domingueiro e de Campo.
Jogos e Brinquedos Tradicionais:
Jogo do Pau.
   
























Gastronomia

Pratos Típicos: Gastronomia da Região do Douro Litoral.
Doces Regionais: Cavacas, Bonecos de Massa cobertos com açúcar e Doce Teixeira.




DOCE TEIXEIRA


Ingredientes:
2 ovos
0,5 kg de açucar amarelo
0,5 kg de farinha
2 copos (ou chávenas) de água morna
1 colher de chá de canela (ou mais, dependendo do gosto)
raspa de um limão

Preparação:

1.  Batem-se os ovos; junta-se o açucar;
2.   Junta-se a água morna e vai-se acrescentando a farinha aos poucos.
3.  Por fim,junta-se a canela e a raspa do limão.
4.  Vai a forno médio (+ ou - 170), numa forma rectangular untada com manteiga e farinha.
Coze, mais ou menos, durante 45 min.


 
 Artesanato
Artefactos em barro para Cascatas e Presépios que podem ser adquiridos nas feiras e romarias.


 







































2 comentários: