sábado, 23 de abril de 2011

FREGUESIA DE QUEIMADA

rEGIÃO               NORTE
SUB  REGIÃO   DOURO
DISTRITO         VISEU
CIDADE           ARMAMAR
Freguesia  Queimada



Brasão: escudo de vermelho, monte de três cômoros de prata tendo, brocante, chama de vermelho realçada de ouro; em chefe, duas chaves, uma de ouro e outra de prata, com os palhetões para cima, passadas em aspa e atadas de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "QUEIMADA".

Bandeira: amarela. Cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.


                                                          Selo: nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Queimada - Armamar".







Situada na zona ocidental do Monte Raso, entre as ribeiras de Barosa e de Temilobos, a freguesia de Queimada dista cerca de 6 quilómetros da sede do concelho de Armamar.





A história de Queimada cruza-se com a da vizinha cidade de Lamego ao longo de vários séculos. A localidade fez parte desde a alta Idade Média, juntamente com Queimadela, da terra ou termo de Lamego.
 

 
Do património de relevo na freguesia destacam-se a igreja matriz de invocação a São Pedro e as capelas do mártir São Sebastião e de Santo António.






Situada num planalto junto do monte de São Domingos e em pleno vale de Naçarães, local onde têm sido encontrados diversos achados arqueológicos a provar a antiguidade da ocupação destas terras, Queimada tem (segundo o Censos 2001) 304 habitantes que compõem 225 famílias clássicas.

Tal como na quase totalidade das freguesias do Município, a população tem vindo a envelhecer, sendo que as pessoas com idades superiores aos 65 anos representam já cerca de 45.4% da população total.


Queimada tem grande potencial de produção agrícola com especial destaque para a produção de vinho, batata, fruta e produtos hortícolas. Pratica-se uma agricultura de subsistência em explorações de cariz familiar.


É em Queimada que podemos visitar a primeira unidade de alojamento turístico a surgir no Município. Trata-se de um empreendimento de turismo rural, a Quinta da Barroca, que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços, isto para não falar no enquadramento paisagístico de que se desfruta no local.
 


Em Queimada existem em funcionamento um Jardim-de-infância e uma Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
LENDA ANTIGA DE S. DOMINGOS DE QUEIMADA
ESCOLA


Quando por aqui passaram as hostes romanas de Trajano que acamparam no Castro de S. Domingos, um chefe militar ou lugar-tenente raptou, à passagem por Queimada, uma linda rapariga por quem se apaixonou. Procurou convencê-la a segui-lo para o acampamento. Renitente, acabou por ir à força.
A moça tinha sete irmãos que tentaram, em vão, defender a honra da rapariga. Presos, foram degolados. Um deles, segundo a lenda, terá sido o primitivo S. Domingos em honra do qual foi erguida a ermida, no alto do monte do mesmo nome que na altura pertencia ao termo de Queimada, e de onde se avistam os restantes seis irmãos, todos santos e cada um com a sua ermida, aquém e além Douro, como é o caso de S. Leonardo de Galafura.
MONTE DE S.DOMINGOS


VALE VISTO DA BARROCA



Gastronomia
Abóbora Guisada
Ingredientes

Abobora
Sal
Azeite
Cebola picada
Alho
Salsa
Louro
Pimenta
Tomates
Presunto

Modo de Preparo
1.  Limpe um bocado da abóbora, corte-a aos
bocados e coza-a levemente em água
temperada com sal.

2.  Retire a abóbora e limpe - a.
3.  Num tacho faça um refogado em duas
colheres de azeite com uma cebola picada
fina, um dente de alho, um ramo de salsa,
meia folha de louro, sal e pimenta.
4.  Quando a cebola estiver quebrada junte dois tomates, sem pele nem pevides, cortados aos bocados e junte também os bocados de abóbora e
uma boa fatia de presunto cortado aos cubos
pequenos.
5. Deixe ao lume durante dez minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário