sexta-feira, 15 de abril de 2011

FREGUESIA DE EDROSO


REGIÃO               norte
SUB  REGIÃO   trás-os-montes
DISTRITO         bragança

CIDADE           macedo de cavaleiros
Freguesia  Edroso
A freguesia de Edroso situa-se na parte nordeste do concelho de Macedo de Cavaleiros, nas faldas da serra de Espadanedo. Limita este município do vizinho município de Bragança. A cerca de um quilómetro da sede da freguesia, encontra-se o povoado fortificado do Bovinho, um dos sítios arqueológicos que comprova o remoto povoamento da área da actual freguesia.


O seu povoamento iniciou-se na Idade do Ferro e prolongou-se até à época romana. Este castro tinha uma linha de muralha a defender todo o recinto interior, muralha essa que era auxiliada por um fosso. No interior do castro, existem vestígios de romanização, um talude e um poço. Em termos administrativos, Edroso pertenceu ao concelho de Izeda, transitando a 31 de Dezembro de 1853, por extinção daquele, para o de Macedo de Cavaleiros.


Em termos de património edificado, a primeira referência vai para a Igreja Paroquial de Santa Marinha. Localizada no centro da aldeia, revela uma grande antiguidade, que nem as profundas remodelações posteriores conseguem esconder. Na sua fachada principal, merece destaque o portal em arco de volta perfeita, ladeado por dois capitéis decorados ao estilo românico.
 O actual templo apresenta características barrocas. A fachada principal termina em empena truncada por campanário de dois sinos. No interior, as coberturas são feitas em masseira (nave) e em abóbada (capela-mor). Destaque-se o retábulo-mor barroco.

Uma palavra final para a Ermida de Santo António, seiscentista e onde merece destaque, no interior, um retábulo em talha dourada e policromada revivalista neobarroca.



Património cultural edificado:



Igreja Matriz,
Capela Stª Ana,
Santuário Stº António,
Dois Fontanários Públicos,
Fonte de Mergulho,
Sede de Freguesia,
Centro Cívico,
Forno do Povo






Património Paisagístico:
Serra da Nogueira


Festas e Romarias:


Festas de Stº António a 13 de Junho,
de Stª Marinha a 8 de Agosto

Locais de lazer:


Parque de Merendas do Largo de Stª Marinha,
Parque de Merendas do Santuário de Stº António

Espaços lúdicos:
Campo de Futebol de Edroso

Artesanato:
Toalhas em Linho,
Rendas e Bordados Regionais,
Meia de Lã de Ovelha

Orago:
Stª Marinha



Principais atividades económicas:
Agricultura, Pecuária, Castanha, Azeite, Serração, Carpintaria, Construção Civil, Pequeno Comércio, Armeiro

Coletividades:
Associação Desportiva e Recreativa de Edroso
Gastronomia:
Folar de Carne,
Económicos,
Bolo Calço,
Fumeiro com Derivados do Porco

 


Folar de Carne


Ingredientes

10 mls de Azeite
200 gramas de Chouriço
800 gramas de Farinha
25 gramas de Fermento de Padeiro
1 Gema
Manteiga a gosto
Sal a gosto
6 Ovos
100 gramas de Presunto

Modo de Preparo
1. Dilua o fermento num pouco de água morna e misture-o com a farinha.
 
2. Junte 4 ovos, sal e azeite e amasse tudo até obter uma massa tipo pão (acrescente, se necessário, um pouco mais de farinha) e deixe levedar (coza os dois ovos que restaram).
 
3. Corte o presunto em cubinhos e o chouriço em rodelas e recheie a massa, entretanto colocada numa forma untada com manteiga.

4. Deixe levedar mais 1 hora num local quente e depois de pincelar com a gema batida leve ao forno pré-aquecido, com nozinhas de manteiga sobre a massa.

5. Deixe cozer durante 1h 30m, tendo o cuidado de 15 minutos antes de terminar o tempo de cozedura colocar os ovos cozidos sobre a massa.

6. Desenforme e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário