terça-feira, 28 de agosto de 2012

FREGUESIA DE BARREIRA

REGIÃO                   CENTRO
SUB REGIÃO            PINHAL INTERIOR
DISTRITO                 LEIRIA
CIDADE                    LEIRIA
FREGUESIA            BARREIRA


Heráldica

Brasão
Escudo de azul, um ramo de oliveira de prata, folhado do mesmo e frutado de ouro, posto em anda e uma espada alçada de prata, guarnecida de ouro, posta em barra, passados em aspa na parte inferior, entre capitel romano de ouro em chefe e cinco burelas ondadas de prata e azul em ponta. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro em maiúsculas : “ BARREIRA - LEIRIA “.




Bandeira – 
De branco, cordões e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.

JUSTIFICAÇÃO DE 
SIMBOLOGIA
Escudo:
Escudo de azul.
Coroa de Mural:
Coroa mural de prata de três torres.
Listel:
Listel branco, com a legenda a negro: "BARREIRA -LEIR
IA".
Capitel:
Em chefe, capitel romano de ouro. Representa a cidade de Colipo que ao contrário do que muitos conhecem, se estendia até ao centro da actual cidade de Leiria, ligando as duas partes do monte onde se situa a freguesia de Barreira.
Ramo de Oliveira e Espada:
Ramo de oliveira de prata, folheada do mesmo e frutado de ouro, posto em banda e uma espada alçada de prata, guarnecida de ouro, posta em barra, passados em aspa na parte inferior. 
Representam a agricultura, base da economia local, a paz, a riqueza da terra e a luz que ilumina o Mundo (azeite); e a importância de Barreira na área defensiva do castelo de Leiria (espada).
 
Burelas Ondadas:
Em ponta, cinco burelas ondadas de prata e azul. 
Representa o rio Lena e os ribeiros que nele desaguam.
Historia
“Dentre as freguesias do Concelho de Leiria, a Barreira encontra-se entre as que mais atenções têm merecido a eruditos e investigadores, poucas havendo que a ultrapassem em número de livros editados que compendiam as memórias pretéritas dessas terras cimeiras orgulhosas das suas heranças romanizantes dispersas pelas velhas colinas coliponenses que, em São Sebastião de Freixo, encontram a sua polaridade”. 
É o reconhecido Investigador e Professor Catedrático Saul António Gomes quem afirma que a história desta freguesia é ancestral, provavelmente devido ao facto de neste território ter existido a Cidade romana de Collipo, referida desde o Século I pelos autores latinos como sendo um povoado Túrdulo, situado na faixa atlântica entre Conimbriga e Eburobrittium.
 Ocupando parte do território do lugar de Andreus, a Cidade de Collipo estender-se-ia pelas encostas viradas a Sul e a Oeste (Concelho da Batalha). De acordo com alguns historiadores, os Túrdulos teriam escolhido o Outeiro de São Sebastião do Freixo para fixar um grande povoado, devido às condições geo-estratégicas que o local apresentava. Este Outeiro, todavia, deveria ser já habitado, pois nas diversas escavações arqueológicas efetuadas foram encontrados alguns fragmentos de cerâmica pré-histórica.
Também a obra de referência para o Distrito de Leiria “O Couseiro ou Memórias do Bispado” faz referência à Barreira. Então designada de Freguesia de São Pedro, o autor desta obra histórica refere que no Século XVI (1534) foi construída pelos moradores uma ermida de invocação do Salvador, no seguimento de uma petição da autoria de João Vicente. Em 1602, o Bispo D. Pedro de Castilho ordenou a construção de um novo templo tendo em conta, entre outros factos, o das reduzidas dimensões do primeiro, insuficientes para acolher o elevado número de fiéis. Aponte-se que no Século XVIII (1713), a Freguesia da Barreira foi anexada à de Nossa Senhora da Gaiola nas Cortes. Apenas em 1738, através da intervenção do Bispo D. Álvaro de Abranches, a Barreira foi elevada a freguesia

Actualmente, constituem a freguesia os seguintes lugares:
Andreus; Barreira; Cantomilo; Carvalhinha; Casal Galego; Casal Mil Homens; Casal Pinheiro; Chão Direito; Cruz da Areia; Colipo; Cumeira; Hortas; Lourais; Marvila; Mourã; Palheirinhos; Pinhal Verde; Quinta do Retiro; Sobral e Telheiro.
Um apontamento histórico que marcou e ainda marca a Barreira reside no facto da Estrada Real da Mala-Posta, a principal via de comunicação do nosso país durante largos anos e que ligava as cidades de Lisboa e do Porto, intersectar a freguesia, designadamente nos lugares de Mourã e Casal da Cortiça.
Outro aspecto que merece nota de realce reside na existência de diversos apontamentos de arquitectura fontenária nos lugares de Casal da Mourã, Telheiro, Pinhal Verde, Marvila, Barreira e Sobral, com destaque para esta última localidade possuir algumas fontes desenhadas por Emílio Korrodi, filho do conceituado arquitecto Suíço radicado em Leiria, Ernesto Korrodi.





A Barreira oferece ainda aos seus visitantes diverso património edificado, religioso e civil, com destaque para a Igreja Matriz que ostenta um portal equilibrado e bem composto, tectos de abóbada estucada e cinco belos altares: o mor, dois laterais e dois colaterais. 


 Destacamos ainda a Igreja do Sobral, a Igreja da Mourã e o Solar do Visconde, um edifício classificado e construído por quatro pisos onde se destaca o Salão Nobre e a Capela. 
 Referência também para o Solar do General Oliveira Simões, uma habitação senhorial de dois pisos. 
No que respeita às belezas naturais, mencionam-se as zonas protegidas junto ao Rio Lena, um primoroso pinhal e fabulosas imagens panorâmicas que se obtêm do alto do lugar de Andreus.


Actividades Económicas

Apesar da crise do sector, a agricultura continua a ser o principal sector económico da freguesia da Barreira, tal como a fruticultura. Com predominância sobretudo para a vinicultura e para a fruticultura, as longas encostas da freguesia são terrenos privilegiados para a prática desta actividade que já conheceu melhores dias. A restauração é outra das actividades de maior relevo na Barreira. Com mais de uma dezena de restaurantes, são muitas as pessoas que se deslocam até à freguesia para apreciar os pratos mais típicos, de onde se destacam as migas e os grelhados.

 A outros níveis, começa a ter alguma indústria, nomeadamente de recuperação e injecção de plásticos e duas ou três empresas de faianças. A juntar a estas empresas a Barreira tem ainda atividades económicas na área da construção civil que começa a ter alguma predominância.

 O fato de a Barreira estar muito próxima de Leiria é um factor que, prejudica o desenvolvimento económico da freguesia, pois grande parte das pessoas trabalham na cidade e há muita gente que tem comércio em Leiria.

 Atualmente, a agricultura tem ainda uma função importante, destacando-se o cultivo para auto-consumo de produtos hortícolas, cereais, feijão, batata e a produção vinícola e a olivicultura. A freguesia comporta algumas indústrias de diferentes ramos (fabrico de plásticos, de louças e de construção civil) assim como dezenas de estabelecimentos comerciais.

Serviços Públicos

A freguesia encontra-se dotada dos seguintes serviços públicos: sede da junta da freguesia, biblioteca, escolas de ensino pré escolar (Barreira e Telheiro) e primário (Andreus, Telheiro e Marvila) e alguns serviços privados como serviço Multibanco (Barreira e Telheiro), dispondo também de bons serviços ao nível da mecânica, serralharia e construção civil. A oferta comercial existente é suficiente para as necessidades básicas da população, tanto ao nível do comércio alimentar, como do não alimentar a retalho, existindo alguns estabelecimentos de restauração, mobiliário, electrodomésticos.

 A rede escolar é constituída por estabelecimentos do ensino pré-primário, do ensino básico do 1.º ciclo e há prolongamento de horários até às 19h para alunos. Os alunos dos restantes escalões escolares que frequentar as escolas da sede do concelho.

 Quanto ao ensino, a freguesia conta com duas escolas do ensino pré-escolar e quatro do 1º ciclo (uma desativada Barreira). Conta, ainda, com várias actividades desportivas dinamizadas pelos Centros Recreativos e Culturais da freguesia.

 Ao nível da saúde, Barreira conta com uma razoável cobertura, dispondo de um Centro de Saúde, com médico todos os dias da semana, um enfermeiro diário e uma farmácia no Telheiro.

 No que respeita à acção social pública, existem jardins de infância e um Centro de convivio para pessoas Idosas. Na esfera do desporto e lazer, a freguesia tem como principais equipamentos: um campo de futebol (em mau estado de conservação), Rancho Folclórico, pavilhão desportivo no Telheiro, polidesportivos na Barreira e Andreus, pista de manutenção no Jardim do Visconde e ainda o CAB- Clube de Atletismo da Barreira.

 Na acção de solidariedade social, é relevante o serviço prestado pela ADESBA – Associação de Desenvolvimento e Bem-estar Social da Freguesia da Barreira, que actualmente funciona com um centro de convívio para idosos, em instalações cedidas pela Junta de Freguesia e presta apoio ao domicilio a todos os idosos que o solicitem.

Infra-estruturas

No âmbito das infra-estruturas básicas existentes, a rede pública de distribuição domiciliaria de água cobre a totalidade da freguesia. A rede de saneamento básico abrange cerca de 100% de Barreira e a recolha de lixo realiza-se uma vez por semana, existindo ainda a recolha selectiva de lixo nos eco pontos.




Gastronomia


Filhoses de Abóbora














espaço etnografico

fontes e lavatorios






 jardim











Nenhum comentário:

Postar um comentário