REGIÃO NORTE
SUB REGIÃO AVE
DISTRITO BRAGA
CONCELHO VILA NOVA DE FAMALICÃO
FREGUESIA Abade de Vermoim
Abade de Vermoim é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 0,33 km² de área e 351 habitantes (2001). Densidade: 1 063,6 hab/km².
Em finais do sec. XIX, a freguesia era composta pelos lugares de Aldeia do Monte, Almorode, Azenha, , Carvalhal, Cavaco, Cavadas, Currais, , Igreja, Outeiro, Picoto., Pinta, Pousão, Quinta da Moita, Quinta Nova, Real, Requeixo, Soutim, Souto, Talho, Varge, , Voltinha, Xisto, Lages, Cegonheira, Mogos, Cabreira, Gestalinho e Vila Verde, estes 3 últimos ainda reminiscências da Vila de S. Martinho de Vermoim, hoje integrados na freguesia vizinha de Barca.
Américo Costa refere ainda, na obra citada, o costume do Abade de Vermoim ir, em cada 17 de Agosto, à Igreja de S. Mamede de Coronado, em cuja cadeira paroquial se sentava de sobrepeliz e estola, para receber do pároco local 7 varas de linho, ao ofertório da missa.
Durante o Séc. XIX e durante a primeira metade do séc. XX, desenvolveu-se enormemente em Vermoim uma indústria artesanal de feitura de tamancos, em oficinas familiares que, a par da agricultura, ocupava a maioria da mão-de-obra masculina da freguesia – os tamanqueiros de Vermoim.
Actualmente, o único vestígio dessa indústria é a escultura que homenageia aquela profissão, no Largo do Outeiro.
Em meados do séc. XX foi instalada na freguesia uma subestação transformadora de energia eléctrica, para onde são encaminhadas e se concentram as linhas de alta tensão originárias das barragens hidroeléctricas do Norte do país. Nessa subestação está hoje instalada toda a logística que controla a totalidade da rede eléctrica nacional.
Em 3 de Julho de 1986, a Assembleia da República elevou a Maia a cidade, com o seu perímetro urbano composto pelas freguesias de Vermoim, Gueifães e Maia.
Actualmente, a actividade económica de Vermoim é predominantemente terciária e industrial, concentrando-se na freguesia as mais importantes infra-estruturas desportivas do município da Maia
Gastronomia
ROJÕES
Ingredientes:
500 gr de toucinho da barriga
500 gr de pá de porco (limpa de osso)
250 gr de figado de porco
300 gr de tripa farinheira
150 gr de sarrabulho (sangue de porco cozido)
1,5 dl de azeite
0,500 dl de vinho branco maduro
sal,alho em pó,pimenta, cominhos e ervas Margão para carne de porco
1kg de batatas, cortadas em quadrados
MODO DE PREPARO
- Cortar as carnes e o figado em pedaços médios, temperar a gosto com os ingredientes indicados e o vinho branco.
- Deixar a marinar durante uma hora. Cortar a tripa farinheira em tiras e o sarrabulho em fatias, reservar.
- Colocar o azeite numa panela de ferro ou anti-aderente, deixar aquecer e deitar a carne, deixar alourar um pouco e deitar o vinho da marinada aos poucos, mexendo para não colar.
- Entretanto, descascar as batatas e corta-las aos quadrados, frita-las e reservar.
- Numa frigideira, fritar a tripa farinheira e o sarrabulho, reservar.
- Quando a carne estiver tenra, retirar do lume.
- Juntar então as batatas, dando uma volta à panela, para que envolva bem.
- Colocar por cina a tripa e o sarrabulho.
- Manter no lume brando durante mais cinco minutos.
- Servir com esparregado e papas de sarrabulho.
- Se não é apreciador de papas de sarrabulho, acompanhe com arroz branco.
Este post está um pouco confuso. Não sei se era essa a intenção, mas mistura-se Abade de Vermoim (Vila Nova de Famalicão) com Vermoim (Maia). Além disso, a primeira imagem de uma igreja, é a Igreja de Avidos (Vila Nova de Famalicão), e a segunda imagem é da zona comercial "Atlantic Park", em Lagoa (Vila Nova de Famalicão). Nenhum destes dois locais pertence a Abade de Vermoim (Vila Nova de Famalicão), e muito menos a Vermoim (Maia)
ResponderExcluir