terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

FREGUESIA DE SANTIAGO

REGIÃO               alentejo
SUB  REGIÃO   Alentejo central              
DISTRITO         evora
CIDADE            alcacer do Sal
Freguesia Santiago
A freguesia de Santiago tem 4850 habitantes, 2332 do sexo masculino e 2518 do sexo feminino (fonte: INE). A área ocupada é de 287,5 km2. Partilha com a freguesia de Santa Maria a zona urbana de Alcácer do Sal.
Enquanto freguesias interurbanas, Santa Maria do Castelo e Santiago partilham da mesma história que a cidade de Alcácer do Sal; a gastronomia assemelha-se e celebram as mesmas datas. 


As actividades económicas desenvolvidas nesta freguesia vão desde a agricultura, pecuária, carpintaria, serralharia mecânica, panificação e serração de madeira à marcenaria, hotelaria, correaria, comércio e materiais para construção.






No que respeita ao artesanato, destacam-se as miniaturas em madeira e cortiça, ferro forjado, cestos e sapatos.

Anualmente as ruas da cidade são enfeitadas durante os Santos Populares.Realiza-se aqui um mercado mensal (1º sábado de cada mês) e duas feiras anuais: a PIMEL – Feira do Turismo e das Actividades Económicas (no final de Junho) e a Feira Nova (1º sábado de Outubro).
O orago desta freguesia é Santiago.
Ao nível do património, destacam-se as igrejas de Santiago, de Santo António, de Nossa Senhora do Monte e de Santa Catarina, a fonte do passeio e o chafariz. Outros pontos de interesse a visitar são Vale de Guizo, a ponte metálica de acesso à cidade e a paisagem do rio Sado.
Pode-se saborear nesta freguesia pratos e doces como o feijão adubado, coelho ou lebre com nabos e feijão branco, batatas de rebolão, bolo real e pingos tocha.


 Integram esta freguesia colectividades como: Sociedade Filarmónica Amizade do Visconde de Alcácer, Atlético Clube Alcacerense, Santa Catarina Futebol Clube e o Grupo Desportivo e Recreativo do Bairro de Laranjal e locais como Albergaria do Sado; Arez; Vale de Guizo; Foz;  Barrosinha e Santa Catarina; bairros do Forno da Cal, Laranjal, Rio dos Clérigos e Majapoas (cuja área está dividida entre as freguesias de Santiago e Santa Maria do Castelo).
 Património:
- Igreja de Santiago
- Convento de S. António e Capela das Onze Mil Virgens
- "Villa" Romana de Santa Catarina de Sítimos
- Igreja de Vale de Guizo


Bacalhau com poejos
Ingredientes
bacalhau demolhado
4 postas
batatas grandes
4 und.
azeite
1 dl
cebolas
2 und.
poejos
1 ramo
água
2 col. sopa
sal
q.b.


Modo de Preparo
1
Descasque as batatas e as cebolas e corte-as às rodelas. Descasque os alhos e parta-os às falhinhas. Tire as folhas aos poejos e lave-as.
2
Num tacho que possa ir à mesa, ponha azeite no fundo e coloque alho, cebolas intercaladas com batatas, bacalhau e as folhas de poejos. Regue com azeite e com a água.
3
Ponha o tacho em lume brando, tapado, durante cerca de 30 minutos. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário